Administração Operação Suply Chain
21 pág.

Administração Operação Suply Chain

Disciplina:Administração e Operação da Cadeia de Suprimentos238 materiais171 seguidores
Pré-visualização11 páginas
ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 

O termo cadeia de suprimentos representa produtos e informações que se deslocam ao longo da cadeia. É importante visualizar os fluxos de informações integrados aos fluxos físicos, com ampla visibilidade, em tempo real. A descrição acima está relacionada com o seguinte estágio:
	 
	Integração Estratégica

A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O Supply Chain Management é composto por cinco subsistemas. Qual deles é a resposta as questões ecológicas e ambientais?
	 
	Logística reversa

Podemos dizer que são Blocos dos Fluxos Básicos:
	 
	Demanda, Suprimento e Caixa

	
___________________ é a integração dos processos do negócio, desde os fornecedores até o consumidor final, que assegure os suprimentos de produtos, serviços e informações, de tal forma que acrescente valor ao cliente.

	 
	Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

A Logística pode ser entendida como: Marque a opção INCORRETA
	 
	Disponibilidade de produtos no tempo e no espaço, com a integração de informações, controle de estoques, armazenagem, expedição, transporte, distribuição e TI.

Em vez de focar os relacionamentos individuais, o conceito de cadeia de suprimentos:
	 
	dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.

Em gestão da cadeia de suprimentos a cadeia de valor é
	 
	o conjunto de atividades de uma organização, desde as relações com fornecedores, ciclos de produção, venda até a distribuição final.

Menor custo de capital possível é a estratégia direcionada para a minimização do nível de investimento do sistema logístico. Essa estratégia visa: Marque a alternativa correta.
	 
	Utilizar parte desse capital para aquisição de matérias primas com a finalidade de baixar o preço mediante a aquisição de lotes maiores.

A Logística, na concepção desta fase, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, ou seja, não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
	 
	Logística Fragmentada

Entende-se atualmente como ¿pensamento logístico¿: Aponte a opção CORRETA
	 
	Conceitos e teorias que orientam o estudo e a pesquisa em Logística, influenciando o que se considera relevante e justificando as soluções propostas para ops problemas logísticos

	

	

	A logística tem como objetivo principal colocar as mercadorias ou serviços no lugar certo, na hora certa, nas condições acertadas com o cliente e sempre ao menor custo possível. Com o passar dos tempos, houve uma acentuada evolução em termos conceituais, em que a logística dividiu-se em quatro fases. Dentre as afirmativas abaixo, qual delas está relacionada ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (Supply Chain Management):

	

	 
	Fase que contempla uma visão sistêmica da empresa, incluindo desde fornecedores até os canais de distribuição.

São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Coordenação Inter Organizacional¿.
	 
	É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.

Antes dos anos 50, as empresas executavam as atividades logísticas de uma maneira dispersa. Nas décadas seguintes, um dos fatores que mais contribuiu para a rápida evolução da integração na gestão Logística foi:
	 
	O uso de Tecnologia de Informação

"Nesta fase, a ênfase deixa de ser a integração dos processos internos da empresa e passa a ser a integração dos processos inter organizacionais. As organizações perceberam que a integração de processos entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e até mesmo clientes pode oferecer uma grande oportunidade de diferenciação". Este texto caracteriza a fase da evolução histórica da logística denominada:
	 
	Gestão da cadeia de suprimentos.

Quando a elaboração do planejamento logístico passou a envolver, também, a participação de agentes externos como os fornecedores e os clientes, surgiu uma nova fase, considerada como a era da:
	 
	Logística integrada.

Dados informam que a empresa ProntoLog foi multada e seu Gestor demitido sem justa causa, haja visto que não assegurou o fornecimento de peça importante para o sistema WMS, do armazém logístico. A partir da informação acima, analise as alternativas abaixo e Marque a resposta correta em relação as atividades de um Gestor em SCM.
	 
	Esta situação poderia ser evitada se o Gestor realiza-se visitas técnicas para verificar realidades dos fornecedores e assistência técnica disponível.

A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA
	 
	Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.

Uma cadeia de suprimento engloba estágios que estão direto ou indiretamente envolvidos no atendimento de um pedido de um cliente. Qual a alternativa abaixo que melhor representa a sequencia lógica dos cinco estágios de uma Cadeia de Suprimento?
	 
	Cliente, Varejista, Distribuidor, Fabricante e Fornecedor;

Dentro dos estágios (organizações) a Cadeia de Suprimentos inclui:
	 
	Todas as funções envolvidas no pedido do cliente (desenvolvimento de novos produtos, marketing, operações, finanças, serviços de atendimento ao cliente, dentre outras... visão push/pull);

Entende-se atualmente como ¿pensamento logístico¿: Aponte a opção CORRETA
	 
	Conceitos e teorias que orientam o estudo e a pesquisa em Logística, influenciando o que se considera relevante e justificando as soluções propostas para os problemas logísticos

(Engenheiro de Produção Júnior ¿ PETROBRAS - 2011). Define-se Gestão da Cadeia de Suprimentos como:
	
	
	rede de empresas interligadas e interdependentes, com trabalho conjunto, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informação dos fornecedores para os clientes finais.

Não é considerada uma das principais atividades logísticas:
	
	
	Gestão de projetos.

É correto afirmar que é um exemplo de feedback negativo
	
	
	A redução da demanda em relação à previsão

Analise as afirmações abaixo a respeito da cadeia de suprimento e julgue os itens a seguir: I - A cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente e não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. II - A gestão da cadeia de suprimentos é o conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente