A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL OLHAR PEDAGOGICO

Pré-visualização | Página 1 de 2

uestão 1/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo de mudanças. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez, 2003, p. 89. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico, o relatório publicado por Jacques Delors (2006) recomenda que a educação seja sustentada por quatro pilares. Sendo assim, relacione, corretamente, os pilares às suas características: 
Aprender a conviver
Aprender a ser 
(  ) A vida dos cidadãos deve ser vista como bem maior e, portanto, deve ser respeitada.
(  ) Formação autônoma e coerente com o  seu próprio projeto de vida.
(  ) Desenvolver a criatividade e imaginação e, consequentemente, desenvolver-se como cidadão.
(  ) Conhecer o outro e a sua cultura e o respeito à diversidade.
	
	A
	1 – 2 – 1 - 2
	
	B
	2 – 1 – 2 - 1
	
	C
	2 – 2 – 1 - 1
	
	D
	1 – 1 – 2 - 2
	
	E
	1 – 2 – 2 – 1
Questão 2/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Os espaços de vivência [...] têm um sistema de valores implícitos que poderão contribuir, ou não, para que o espaço transforme-se em lugar, propiciando laços afetivos, sentimento de identidade e de pertencimento. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/31/espaco_escolar.pdf> Acesso em 11 abr. 2017.
De acordo com o texto, a identidade territorial, a globalização deve permitir que cada comunidade, grupo social, sociedade preserve as suas formas de representações, mas para isso é necessário manter duas características essenciais. Tomando como referência o conteúdo do livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico, quais são essas características? Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
	
	A
	Espacial e comunitária.
	
	B
	Ambiental e educacional.
	
	C
	Econômica e ambiental.
	
	D
	Histórica e política.
	
	E
	Relacional e comunitária
Questão 3/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento a seguir: 
“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existam antes dele. Ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for [...], e onde se localize, no passado, no presente ou futuro.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994, p. 19. 
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico sobre o processo de conhecimento, analise as assertivas a seguir:
I. O conhecimento socialmente produzido pela humanidade é repassado para todos por meio dos sistemas de ensino.
II. Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo.
III. A educação é o meio pelo qual ocorre a articulação entre os indivíduos em rede.
IV. A escola segue os princípios da modernidade que reconhece a necessidade da manutenção dos grupos sociais economicamente privilegiados.
São corretas as assertivas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, III e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, IV, apenas.
Questão 4/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-globalizacao.htm> Acesso em 12 abr. 2017. 
Para compreender a cidade como local de oportunidades educativas, é preciso entender o conceito de local. Tomando como referência o conteúdo do livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico sobre esse tema, analise as assertivas a seguir:
I. O local refere-se a uma dada localidade, região ou nação constituída em qualquer dos casos em subespaço, um subconjunto espacial.
II. Local é um termo utilizado para determinar uma região que apresenta relações culturais e que permitem relações e interações sociais.
III. Local e global são termos idênticos que remetem à ideia de recorte territorial expressa em termos políticos e econômicos.
IV. Do ponto de vista cartográfico, o local é uma fração de divisão de uma superfície.
São corretas as assertivas:
	
	A
	II, III e IV, apenas.
	
	B
	I, III e IV, apenas.
	
	C
	I, II, e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, IV, apenas.
Questão 5/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Considere a seguinte passagem: 
“Os membros da Comissão compreenderam que seria indispensável, para enfrentar os desafios do próximo século, assinalar novos objetivos à educação e, portanto, mudar a ideia que se tem da sua utilidade. Uma nova concepção ampliada de educação devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez, 2003, p. 90. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico, é que recomendável que a educação, segundo o relatório publicado por Jacques Delors (2006) seja sustentada por quatro pilares. O “aprender a conhecer” e “aprender a fazer” são   dois desses pilares. Sendo assim, relacione, corretamente, esses dois pilares às suas características: 
Aprender a conhecer
Aprender a fazer
 
(  ) Conhecimento produzido pela humanidade é patrimônio de todos.
(  ) Ensinar o educando a levar seus conhecimentos à prática.
(  ) Modelo produtivo e necessidade constante de competências para o mercado de trabalho.
(  ) Processo contínuo e permanente por toda a vida de cada cidadão.
	
	A
	1 – 2 – 1 - 2
	
	B
	2 – 1 – 2 - 1
	
	C
	2 – 2 – 1 - 1
	
	D
	1 – 1 – 2 - 2
	
	E
	1 – 2 – 2 - 1
SIMONI
Questão 1/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“Desenvolvimento sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/desenvolvimento-sustentavel.html > Acesso em 11 abr. 2017.   
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico, o desenvolvimento sustentável é participativo e envolve cinco dimensões que, mesmo se apresentando de forma independente, formam o sistema social. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta, de forma correta, essas cinco dimensões:
	
	A
	Social, política, ambiental, relacional e territorial.
	
	B
	Intelectual, política, relacional, cultural e ambiental.
	
	C
	Intelectual, espiritual, espacial, regional e política.
	
	D
	cultural e Social, econômica, ambiental, espacial.
	
	E
	Social, política, relacional, ambiental e intelectual.
Questão 2/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento a seguir: 
“Não há dúvida de que cada ser humano