Buscar

av. aprendizado civil

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703098311)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa CORRETA;
		
	
	o código civil não admite a resolução contratual por onerosidade excessiva.
	
	mesmo que o contrato preliminar não tenha as condições de validade do definitivo, o juiz condenará o devedor a emitir declaração de vontade que outorgue caráter definitivo ao contrato preliminar.
	
	o código de defesa do consumidor, reconhecendo o princípio da força vinculante do contrato, nega a possibilidade de o juiz, a pedido da parte, modificar cláusula contratuais através de ação revisional.
	 
	o código civil admite a resolução contratual por onerosidade excessiva.
	
	três princípios básicos continuam sendo o alicerce da teoria contratual: princípio da autonomia da vontade, princípio da relatividade das convenções e princípio da força vinculante do contrato;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703267373)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	José celebrou com Maria um contrato de compra e venda de imóvel, no valor de R$100.000,00, quantia paga à vista, ficando ajustada entre as partes a exclusão da responsabilidade do alienante pela evicção. A respeito desse caso, vindo a adquirente a perder o bem em decorrência de decisão judicial favorável a terceiro, assinale a afirmativa correta.
		
	
	C) Não obstante a cláusula de exclusão da responsabilidade pela evicção, Maria, desconhecendo o risco, terá direito à dobra do valor pago, a título de indenização pelos prejuízos dela resultantes.
	
	D) O valor a ser restituído para Maria será aquele ajustado quando da celebração do negócio jurídico, atualizado monetariamente, sendo irrelevante se tratar de evicção parcial ou total.
	 
	B) Não obstante a cláusula de exclusão da responsabilidade pela evicção, se Maria não sabia do risco, ou, dele informada, não o assumiu, deve José restituir o valor que recebeu pelo bem imóvel.
	
	Nenhuma das assertativas
	
	A) Tal cláusula, que exonera o alienante da responsabilidade pela evicção, é vedada pelo ordenamento jurídico brasileiro.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703098332)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a formação e interpretação dos contratos, podemos afirmar:
		
	
	no caso de contrato de adesão firmado tendo como partes duas pessoas capazes, agindo no exercício de sua atividade profissional, é validade a cláusula de renúncia antecipada do aderente, mesmo quando se trate de direito resultante da natureza do negócio.
	 
	pode-se revogar a oferta ao público, pela mesma via da sua divulgação, desde que ressalvada essa faculdade no instrumento que contemple a oferta realizada;
	
	a função social do contrato e o princípio da boa-fé objetiva não constituem limitadores da liberdade de contratar, quanto presentes na relação jurídica, como partes, pessoas capazes agindo no exercício de sua atividade profissional;
	
	somente quando evidenciada uma relação de consumo, é possível sustentar o princípio da interpretação mais favorável ao aderente, em sede de contato de adesão;
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703260154)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Exame de Ordem ¿ 122.º SP) Contrato com declarações intervaladas, sob o prisma de sua formação, é aquele em que:
		
	
	a oferta não obriga o proponente que, depois de tê-la feito, se arrepender, desde que a retratação chegue ao conhecimento do oblato antes da proposta ou ao mesmo tempo que ela.
	
	se estabelece prazo para a espera da resposta a uma oferta feita.
	
	não existem alternativas corretas
	
	a proposta é obrigatória ao solicitante.
	 
	estando o oblato ausente, o proponente deverá aguardar lapso de tempo suficiente para que a oferta chegue ao destinatário, calculando-se o tempo conforme o meio de comunicação utilizado, tendo-se em vista a demora normal de entrega e retorno.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702996692)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O princípio da intangibilidade dos contratos:
		
	
	permite a inclusão posterior de cláusula modificativa de forma prejudicial unilateralmente;
	
	permite a alteração unilateral do contrato;
	
	N. R. A.
	
	não caracteriza violação ao princípio da boa fé;
	 
	não permite alteração unilateral;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703198150)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os contratos podem ser conceituados como sendo "negócio jurídico bilateral ou plurilateral que visam à criação, modificação ou extinção de direitos e deveres com conteúdo patrimonial" (Tartuce, Direito Civil 3 - Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie). Levando em consideração o conceito sobre contratos acima proposto, é correto afirmarmos que:
		
	
	O contrato da atual realidade nacional surge da necessidade de dirigir os pactos para a realização de finalidades que atendam aos interesses da coletividade, ensejando uma visão clássica ou tradicional dos contratos.
	 
	É imperioso concluir ser o contrato um negócio jurídico considerado por sua importância uma das principais fontes das obrigações. Revestindo-se como instituto patrimonial ao direito privado.
	
	O conceito de contrato acima proposto revela uma visão pós-moderna ou contemporânea dos contratos.
	
	O direito privado civil brasileiro admite como categoria jurídica contratual a figura dos autocontratos (contrato consigo mesmo).
	
	Os efeitos dos contratos estabelecidos no conceito de Tartuce são sempre estendidos à terceiros.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703263152)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a formação e interpretação dos contratos, podemos afirmar:
		
	
	Os princípios contratuais são normas sem qualquer efeito sobre os contratos entre particulares.
	
	Deixa de ser obrigatória a proposta se feita sem prazo a pessoa presente e não foi imediatamente aceita. Não considera-se presente a pessoa que contrata por telefone ou outro meio de comunicação semelhante.
	
	Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao estipulante.
	
	O nosso ordenamento civil brasileiro admite três formas de sucessão: as por causa mortis (legítima e a Testamentária), e a inter vivos, chamada sucessão contratual.
	 
	Pode-se dizer que as regras de interpretação dos contratos previstas no CC/2002 dirigem-se primeiramente às partes, que são as principais interessadas em seu cumprimento. Não havendo entendimento entre as partes é que a interpretação deverá ser realizada pelo juiz.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703260176)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre o momento da conclusão do contrato na Internet, assinale a alternativa falsa:
		
	
	O instante da conclusão do contrato é, em regra, simplesmente o da expedição do e-mail contendo a aceitação.
	
	O momento da conclusão do contrato entre presentes (on-line) por mensagens (MSN), em se tratando de declaração corpórea, será identificado pela Teoria da Agnição, na modalidade da Subteoria da Recepção, uma vez que o registro da mensagem permite, uma vez salva na memória do computador, ou mesmo impressa, sua consulta pelo proponente.
	 
	Momento da conclusão do contrato entre presentes (Skype) com o uso de microfone e autofalante, será identificado pela Teoria da Agnição, na modalidade da Subteoria da Declaração.
	
	Quando a proposta for feita no endereço eletrônico, não é possível a retratação, uma vez que o usuário da Internet tomou conhecimento do conteúdo da oferta assim que acessou o sítio (homepage).
	
	Todas as alternativas apresentadas são falsas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703093997)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No que se refere à proposta de contratar, segundo o CC/2002, é correto afirmar que:
		
	
	A proposta oferecida por uma das partes sempre a vincula ao cumprimento de seus termos por uma questão de segurança jurídica e estabilidadenas relações contratuais.
	
	A regra é a da não vinculação da oferta, podendo, contudo, as partes se vincularem à determinadas ofertas em função de determinação legal
	
	Há apenas uma exceção à regra da vinculação da proposta no CC/2002.
	 
	A regra é a da vinculação da oferta, trazendo o próprio CC/2002 as exceções a esta regra.
	
	A regra é a da vinculação da oferta, não havendo exceções à essa regra.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703258351)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Nos chamados contratos de consumo regidos pelo Código de Defesa do Consumidor CDC, aprovado pela Lei 8.078, de 11.09.1990:
		
	
	o rigor do dogma da intangibilidade do conteúdo do contrato (pacta sunt servanda) pode ser mitigado pelo consumidor, em hipóteses previstas no CDC das quais decorra onerosidade excessiva.
	 
	o rigor do dogma da intangibilidade do conteúdo do contrato (pacta sunt servanda) pode ser mitigado tanto para o consumidor, como para o próprio fornecedor, em hipóteses previstas no CDC das quais decorra onerosidade excessiva.
	
	por ser aplicável a esses contratos o princípio pacta sunt servanda, nem consumidor, nem fornecedor poderão se furtar ao cumprimento de todas as cláusulas contratuais, mesmo que algumas dessas cláusulas estabeleçam prestações desproporcionais;
	
	só ao fornecedor é assegurado o direito de pleitear a revisão de cláusulas contratuais se delas decorrer onerosidade excessiva;
	
	somente por iniciativa das Curadorias de Proteção ao consumidor do Ministério Público as cláusulas abusivas poderão ser revistas, para o fim de adequá-las às disposições do CDC

Outros materiais

Perguntas Recentes