resenha documentário o povo brasileiro de Darcy Ribeiro
1 pág.

resenha documentário o povo brasileiro de Darcy Ribeiro


DisciplinaAntropologia I10.280 materiais67.920 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Curso De Odontologia
Anna Karina E Ana Isabelly 4ºA
Resenha Crítica: Documentário \u201cO povo Brasileiro\u201d de Darcy Ribeiro
CAPITULO 1 -MATRIZ INDIO No Documentário relata-se que o Brasil já existia há muito tempo antes de sua colonização em 1500. Biologicamente, como uma grande ilha, e culturalmente, como um povo indígena, que segundo o autor eram nomeados de \u201cbrasis\u201d. Os tupis foram os pioneiros em terra Brasileira, tinham muito conhecimento sobre o funcionamento da natureza e viveram cerca de 10 mil anos. Viviam em malocas com cerca de 600 pessoas cada uma, eram auto suficientes, e havia divisão de trabalho, os índios eram preparados para serem guerreiros e as índias para tarefas domesticas e agrícolas
Os tupinambás, preconizavam a guerra, usam técnicas bélicas sofisticadas para a caça de seus inimigos. Os prisioneiros eram mortos e comidos em um grande ritual
Nós herdamos muitas características dos índios como, o contato com a natureza, e o banho diário.
Os índios, tem muitas culturas diferentes, entre tribos e principalmente diferença, com a nossa cultura. Mas isso não os torna inferiores a nossa cultura somente diferentes, eles tem o seu modo de viver e devemos saber respeitar e entender isso. O estudo do autor sobre as culturas, demostra que o povo brasileiro e de uma cultura sincrética, que mesmo sendo a fusão de vários povos, agimos como um só.
CAPITULO 2 - MATRIZ LUSO
Portugal começa os programas para explorar as fronteiras desconhecidas, Surge então as primeiras navegações, e investimentos em tecnologia náutica.
Essa \u201caventura\u201d de Portugal, mudou a imagem do mundo, o qual o Brasil surge dessa Era dos descobrimentos. 
Então inicia-se o projeto de implantação da cultura portuguesa para os países colonizados, como novas tecnologias, ideologias e miscigenação que viriam a mudar a realidade brasileira.
 CAPITULO 3 MATRIZ AFRO
A África é chamada de continente negro e foi o local que a espécie humana surgiu.
A cultura negro-africanas é umas das principais bases da formação da cultura brasileira, já que foram envolvidos em um grande movimento de migração para o Brasil. Porém essa formação foi fruto de um processo violento, em que os africanos foram arrancados de sua cultura e obrigados a trabalhar como escravos. Mas a contribuição deles para a formação da cultura brasileira foi enorme já que trouxeram para cá uma imensa quantidade de técnicas, comidas, musicas, criações simbólicas, as religiões além da genética.