Buscar

resenha documentário o povo brasileiro de Darcy Ribeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Curso De Odontologia
Anna Karina E Ana Isabelly 4ºA
Resenha Crítica: Documentário “O povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro
CAPITULO 1 -MATRIZ INDIO No Documentário relata-se que o Brasil já existia há muito tempo antes de sua colonização em 1500. Biologicamente, como uma grande ilha, e culturalmente, como um povo indígena, que segundo o autor eram nomeados de “brasis”. Os tupis foram os pioneiros em terra Brasileira, tinham muito conhecimento sobre o funcionamento da natureza e viveram cerca de 10 mil anos. Viviam em malocas com cerca de 600 pessoas cada uma, eram auto suficientes, e havia divisão de trabalho, os índios eram preparados para serem guerreiros e as índias para tarefas domesticas e agrícolas
Os tupinambás, preconizavam a guerra, usam técnicas bélicas sofisticadas para a caça de seus inimigos. Os prisioneiros eram mortos e comidos em um grande ritual
Nós herdamos muitas características dos índios como, o contato com a natureza, e o banho diário.
Os índios, tem muitas culturas diferentes, entre tribos e principalmente diferença, com a nossa cultura. Mas isso não os torna inferiores a nossa cultura somente diferentes, eles tem o seu modo de viver e devemos saber respeitar e entender isso. O estudo do autor sobre as culturas, demostra que o povo brasileiro e de uma cultura sincrética, que mesmo sendo a fusão de vários povos, agimos como um só.
CAPITULO 2 - MATRIZ LUSO
Portugal começa os programas para explorar as fronteiras desconhecidas, Surge então as primeiras navegações, e investimentos em tecnologia náutica.
Essa “aventura” de Portugal, mudou a imagem do mundo, o qual o Brasil surge dessa Era dos descobrimentos. 
Então inicia-se o projeto de implantação da cultura portuguesa para os países colonizados, como novas tecnologias, ideologias e miscigenação que viriam a mudar a realidade brasileira.
 CAPITULO 3 MATRIZ AFRO
A África é chamada de continente negro e foi o local que a espécie humana surgiu.
A cultura negro-africanas é umas das principais bases da formação da cultura brasileira, já que foram envolvidos em um grande movimento de migração para o Brasil. Porém essa formação foi fruto de um processo violento, em que os africanos foram arrancados de sua cultura e obrigados a trabalhar como escravos. Mas a contribuição deles para a formação da cultura brasileira foi enorme já que trouxeram para cá uma imensa quantidade de técnicas, comidas, musicas, criações simbólicas, as religiões além da genética.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes