Buscar

Avaliando DIREITO PENAL IV

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602379819)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O que caracteriza a diferença entra e a calúnia e denunciação caluniosa:
		
	
	Nenhuma das opções acima
	
	Na calúnia, o sujeito passivo pode ser qualquer pessoa e na denunciação caluniosa o sujeito passivo é apenas o Estado.
	 
	Na calunia há a imputação falsa de fato descrito como crime, já na denunciação caluniosa dá-se causa a instauração de investigação policial ou outros procedimentos, imputando crime a quem sabe ser inocente.
	
	A calúnia fere a honra subjetiva e a denunciação caluniosa a honra objetiva.
	
	A calúnia prevê a modalidade culposa, e a denunciação, não.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601787678)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Não constitui espécie de Peculato prevista no Código Penal:
		
	
	O Peculato Culposo
	 
	O Peculato de uso
	
	O Peculato Desvio
	
	O Peculato Apropriação
	
	O Peculato Furto
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602224213)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Luiz foi visitado por um fiscal, que encontrou irregularidades na escrituração de sua empresa. Pedro, pessoa de grande prestígio na cidade, companheiro de clube e amigo do fiscal, solicitou de Luiz a quantia de R$ 5.000,00 a pretexto de influir o fiscal a deixar de rnultá-lo pelas irregularidades constatadas. O fiscal, no entanto, autuou a empresa e aplicou as multas cabíveis. Nesse caso, Pedro:
		
	
	responderá por crime de corrupção ativa.
	 
	responderá por crime de tráfico de influência.
	
	responderá por crime de exploração de prestígio.
	
	não cometeu nenhum delito, pois não evitou a autuação.
	
	responderá por crime de corrupção passiva.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601788528)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A conduta de Carlos, condutor de veículo automotor, que após ser parado em blitz de trânsito faz gesto obsceno em direção aos policias militares que realizaram a abordagem constitui:
		
	 
	Desacato
	
	Resistência
	
	Difamação
	
	Calúnia
	
	Desobediência
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601788506)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca do delito de Advocacia Administrativa assinale a alternativa correta:
		
	
	Constitui crime praticado por particular contra à Administração Pública.
	
	Constitui crime praticado por funcionário público contra à Administração Pública, devendo o mesmo exercer a função de Advogado Público.
	 
	Constitui crime praticado por funcionário público contra à Administração Pública, devendo o mesmo exercer sua influência em qualquer esfera pública valendo-se da consideração que possui em razão do exercício de seu cargo, emprego ou função.
	
	Constitui crime praticado por funcionário público contra à Administração Pública, devendo o mesmo exercer sua influência somente na repartição pública em que exerce sua função pública.
	
	Constitui crime praticado por particular contra à Administração Pública, devendo o mesmo exercer excepcionalmente a função de Advogado Público.
	
	1a Questão (Ref.:201602225092)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	O ordenamento jurídico brasileiro adota o sistema misto de definição do que é crime hediondo, isto é, há um rol taxativo, porém abstrato, e o juiz que decidirá, no caso concreto, dentre os tipos previstos, se a conduta é hedionda ou não.
	
	A Lei dos Crimes Hediondos foi redigida sob influência de movimentos criminológicos conservadores, tais como a teoria das janelas quebradas e a política de tolerância zero.
	
	Uma das críticas que se pode fazer à Lei dos Crimes Hediondos é a de que ela vem em descompasso com uma orientação político-criminal democrática, isto é, mais voltado ao encarceramento, do que em medidas que reforçam os aspectos preventivos e ressocializadores da pena.
	
	A primeira aparição no ordenamento jurídico brasileiro dos ¿crimes hediondos¿ veio com a Constituição Federal de 1988, isto é, antes mesmo da edição da Lei dos Crimes Hediondos (8.072/90).
	
	Pode-se afirmar que alguns tipos penais foram introduzidos no rol dos crimes hediondos devido à comoção social de fatos divulgados pela mídia: como a extorsão mediante sequestro e o homicídio qualificado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601651715)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	  Assinale a alternativa correta acerca dos delitos Dde favorecimento pessoal e real (crimes contra a Administração da Justiça):
		
	
	no delito de favorecimento real o agente visa tornar seguro o proveito do crime, podendo ser coautor ou copartícipe do delito antecedente.
	
	no delito de favorecimento pessoal o agente visa assegurar a fuga/ ocultação do agente do delito antecedente , podendo ser coautor ou copartícipe deste.
	
	no delito de favorecimento pessoal o agente visa tornar seguro o proveito do crime, podendo ser coautor ou copartícipe do delito antecedente.
	 
	no delito de favorecimento real o agente visa tornar seguro o proveito do crime, desde que não tenha atuado como coautor ou copartícipe do delito antecedente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602379840)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O homicídio qualificado-privilegiado pode ser considerado um crime hediondo.
		
	
	Não, pois como a conduta privilegiada está configurada nesse homicídio, ele deixa de ser hediondo.
	
	Sim, pois o juiz, analisando o caso concreto, e suas circunstâncias é que deve dizer se o crime é ou não hediondo.
	 
	Não, pois o legislador escolheu o critério legal para tipificar os crimes hediondos e o homicídio em questão não consta do rol da lei 8072/90.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	Sim, todos os homicídios são hediondos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601659032)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Promotor de Justiça -MA) Dentre os delitos abaixo arrolados, aponte a alternativa que contém apenas crimes praticados contra a administração da justiça:
		
	
	resistência, arrebatamento de preso, exploração de prestígio.
	
	desacato, motim de presos, sonegação de papel ou objeto de valor probatório.
	
	resistência, patrocínio infiel, exercício arbitrário das próprias razões.
	 
	favorecimento pessoal, denunciação caluniosa, exercício arbitrário das próprias razões.
	
	desacato, denunciação caluniosa, falso testemunho.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602206087)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à Lei dos Crimes Hediondos, assinale a opção correta (adaptada CESPE DPE/PI/2009):
		
	
	O réu condenado pela prática de crime hediondo não poderá apelar em liberdade.
	
	A nova figura típica denominada estupro de vulnerável não foi incluída no rol de delitos hediondos, fato que tem gerado várias críticas por parte da doutrina.
	
	A falsificação, corrupção ou adulteração de produto alimentício, reduzindo-lhe o valor nutricional, é crime hediondo previsto no art. 1º, VII-A, da Lei 8.072/90.
	 
	Conforme a mais recente jurisprudência do STF, os condenados por crimes hediondos praticados antes da entrada em vigor da Lei n.º 11.464/2007 podem pleitear a progressão de regime após o cumprimento de apenas um sexto da pena aplicada.
	
	O ordenamento brasileiro adota o sistema judicial de definição de crime hediondo, isto é, o juiz que analisa no caso concreto se o crime cometido será considerado hediondo ou não.
	
	1a Questão (Ref.:201601653040)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção correta no que se refere à teoria da pena e aos crimes contra a administração pública: (Promotor de Justiça/ TO).
		
	
	no peculato doloso, é causa de redução da pena, nos limites de um terço até a metade, a reparação do dano até a sentença penal condenatória transitada em julgado.
	 
	no peculato culposo, a reparação do dano antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória é causa de extinção de punibilidade do agente.
	
	nopeculato culposo, a reparação do dano após do trânsito em julgado da sentença penal condenatória não interfere na pena imposta ao agente.
	
	o benefício do arrependimento posterior não se aplica aos crimes contra a administração pública, em face do caráter indisponível dos bens públicos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601616496)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FUNIVERSA - 2009 - PC-DF - Delegado de Polícia) - Se Marcos exigiu de Maria o pagamento de um tributo que ele sabia ser indevido, ele cometeu o crime de:
		
	
	peculato mediante erro de outrem
	
	prevaricação
	 
	excesso de exação
	
	concussão
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601653261)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao tomar conhecimento de um roubo ocorrido nas adjacências de sua residência, Caio compareceu à delegacia de polícia e noticiou o crime, alegando que vira Tício, seu inimigo capital, praticar o delito, mesmo sabendo que seu desafeto se encontrava na Europa na data do fato. Em decorrência do exposto, foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do ocorrido. A esse respeito, é correto afirmar que Caio cometeu: (OAB. V EXAME UNIFICADO. OUTUBRO DE 2011.)
		
	
	crime de falso testemunho.
	 
	delito de denunciação caluniosa.
	
	delito de calúnia.
	
	delito de comunicação falsa de crime.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602596653)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"A", funcionário público, patrocinou, indiretamente, o interesse de um particular perante a Administração Pública. "A" praticou:
		
	
	Crime de concussão.
	
	Crime de peculato.
	
	Crime de prevaricação.
	
	crime de lesa magestade
	 
	Crime de advocacia administrativa
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602388114)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta. São considerados crimes hediondos
		
	
	homicídio, aborto e infanticídio
	 
	latrocínio, extorsão mediante sequestro e estupro
	
	perigo de moléstia grave e extorsão
	
	sequestro e cárcere privado
	
	genocídio, homicídio e infanticídio
	
	1a Questão (Ref.:201601616494)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2009 - DPE - PI - Defensor Público) O art. 748 do CPP assegura ao reabilitado o sigilo das condenações criminais anteriores na folha de antecedentes, salvo consulta restrita pelos agentes públicos. Desse modo, ao se aplicar por analogia esse artigo, devem ser mantidos, nos registros criminais sigilosos, com o devido cuidado de preservar a intimidade do cidadão, os dados relativos a inquéritos arquivados e processos em que haja sentença de absolvição transitada em julgado. Caso o agente público permita que essas informações circulem, ele deve responder pelo crime de
		
	
	prevaricação
	
	fraude processual
	
	desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito
	 
	violação de sigilo funcional, se o fato não constituir crime mais grave
	
	desobediência simples
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601659396)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FUNRIO. Policial Rodoviário Federal) João e Maria são casados e residem em uma fazenda. Maria está no final de sua gestação e terá seu filho na maternidade de um muncípio próximo. Quando Maria entra em trabalho de parto, João a leva de carro para a maternidade. Contudo, como Maria sente muita dor, e João está nervoso, ele dirige seu veículo na rodovia imprimindo velocidade superior à permitida. Ao fazer uma ultrapassagem perigosa, João provoca um acidente e mata o motorista de outro veículo. Analise a situação penal de João:
		
	
	João cometeu o crime de homicídio privilegiado.
	
	João não cometeu nenhum crime, pois agiu em estado de necessidade.
	
	João cometeu o crime de lesão corporal seguida de morte.
	 
	João cometeu o crime de homicídio culposo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602609565)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O crime de exploração de prestígio está inserido no capítulo dos crimes praticados
		
	
	por funcionário público, contra a administração em geral.
	
	contra a moralidade pública.
	 
	contra a administração da justiça.
	
	por particular, contra a administração em geral
	
	por particular, contra a administração pública estrangeira.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601659032)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Promotor de Justiça -MA) Dentre os delitos abaixo arrolados, aponte a alternativa que contém apenas crimes praticados contra a administração da justiça:
		
	 
	favorecimento pessoal, denunciação caluniosa, exercício arbitrário das próprias razões.
	
	resistência, arrebatamento de preso, exploração de prestígio.
	
	desacato, motim de presos, sonegação de papel ou objeto de valor probatório.
	
	resistência, patrocínio infiel, exercício arbitrário das próprias razões.
	
	desacato, denunciação caluniosa, falso testemunho.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602266733)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando um funcionário público deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo à influência de outrem, ele pratica o crime de
		
	
	concussão
	 
	corrupção passiva
	
	prevaricação
	
	condescendência criminosa
	
	corrupção ativa

Outros materiais

Perguntas Recentes