Avaliação Educacional  Exercício de Fixação 1
9 pág.

Avaliação Educacional Exercício de Fixação 1

Disciplina:Psicopedagogia :avalição e Diagnostico6 materiais115 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Avaliação Educacional prova e exercicos 10 I10 I2018
Questão 1
A avaliação é a apreciação qualitativa sobre os dados relevantes do processo de ensino e de aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre seu trabalho, como mostra Libâneo (1994, p.196). A partir deste conceito, é possível afirmar, que ela serve para julgar o educando a partir de testes elaborados com esse fim, mas deve ir muito além, tornando-se um compromisso com o processo de aprendizagem. Conforme contexto acima, como pode ser considerada a avaliação? Escolha uma:
a. Como uma atividade subjetiva.
b. Como uma interferência.
c. Como um pressuposto teórico.
d. Como um subsídio constante.
e. Como uma concepção liberal.
Feedback A resposta correta é: Como uma atividade subjetiva..
Questão 2
Historicamente, a compreensão sobre o processo de avaliação no contexto escolar sofre a interferência dos movimentos e transformações da sociedade em que se insere a instituição. Cada um desses movimentos interferiu na educação formal, dando origem às tendências pedagógicas. A educação brasileira também sofre essa influência, determinando a ação docente e suas práticas, entre elas, a avaliação. Diante do contexto acima, como são classificadas a tendências pedagógicas? Escolha uma:
a. Pedagógicas liberais e pedagógicas progressistas.
b. Concepção tradicional e concepção democrática.
c. Registro de ação e registro de qualificação.
d. Modalidade somativa e modalidade medida.
e. Sistema social e sistema educacional.
Feedback A resposta correta é: Pedagógicas liberais e pedagógicas progressistas..
Questão 3
Sabe-se através de leituras e das apresentações de vários autores, que o processo avaliativo é algo dinâmico e, muitas vezes, complexo. Existem importantes ações que o professor deve realizar durante esse processo: verificação, qualificação e apreciação qualitativa, estas que caracterizam as três modalidades de avaliação. Diante do exposto, analise cada alternativa que segue destacando aquela que melhor apresenta as modalidades de avaliação: Escolha uma:
a. Diagnóstica, formativa e somativa.
b. Formativa, relativa e assistencial.
c. Relativa, punitiva, assistencial.
d. Punitiva, formativa e somativa.
e. Diagnóstica, formativa, relativa.
Feedback A resposta correta é: Diagnóstica, formativa e somativa..
Questão 4
No artigo 24 da LDB 9394/96 está inserido, que o aluno não pode ser avaliado por meio de uma ação isolada e caracterizada como o ponto alto do processo de ensino-aprendizagem. Sendo a avaliação um processo contínuo, destaca-se a observação diária realizada pelo professor, a atenção sobre as diferentes atividades realizadas pelo aluno, a reação às diversas situações na sala de aula, a forma como se depara com os conteúdos, em que áreas do conhecimento demonstram facilidade ou dificuldade, a interação com a turma e outros aspectos qualitativos. Faz referência a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Com base no trecho da LDB, indique a alternativa que vem demonstrando, o que se deve evidenciar quanto ao rendimento escolar do aluno. Escolha uma:
a. O aluno só terá qualidade se apresentar quantidade no seu aprendizado.
b. O rendimento escolar está atrelado ao que o aluno apresenta no transcorrer do ano letivo.
c. Deve-se verificar que o rendimento escolar do aluno é mais do que apenas aprová-lo ou reprová-lo ao final do ano letivo.
d. Há pouco o que se considerar neste caso, pois se o aluno não demonstra interesse, não há como passar de ano.
e. A reprovação é algo que deve ser considerado por todos dentro da educação.
Feedback A resposta correta é: Deve-se verificar que o rendimento escolar do aluno é mais do que apenas aprová-lo ou reprová-lo ao final do ano letivo..
Questão 5
Bloom (1993) em seus estudos apresenta que a avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Sendo que essas três funções da avaliação devem ser vinculadas ou conjugadas para se garantir a eficiência e eficácia do sistema de avaliação e assim tendo como resultado final a excelência do processo ensino-aprendizagem. Por outro lado, é importante lembrar, que é necessário em todos os casos levar em conta a realidade administrativa da instituição como, por exemplo, o número de alunos, objetivos, conhecimento técnico do professor, materiais, etc. ( Adaptado do site: http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/?pagina=2 ) Em relação a esses três tipos de avaliação, analise a proposições a seguir:
I. Avaliação diagnóstica tem por principal objetivo determinar o nível de aprendizagem de cada educando, antes de iniciar um novo conteúdo ou processo de ensino.
II. Avaliação Formativa se refere aos procedimentos utilizados pelos professores, para adaptar o trabalho docente aos progressos e necessidades dos educandos. Permitindo constatar se os educandos estão, efetivamente, atingindo os objetivos propostos.
III. A avaliação somativa consiste na classificação dos educandos de acordo com os níveis de aproveitamento ao final de um conteúdo, na busca de aferir resultados e obter indicadores que permitam aperfeiçoar o processo de ensino.
As afirmações corretas em relação aos três tipos de avaliação se encontram nas alternativas: Escolha uma:
a. I e II.
b. I, II e III.
c. Apenas em I.
d. II e III.
e. III e I.
Feedback A resposta correta é: I, II e III..
Questão 6
Na atualidade vem se buscando uma educação cuja preocupação seja de transformar e não de reproduzir as práticas ultrapassadas, o que não possibilita a criança um desenvolvimento efetivo. O mesmo acontece com a avaliação, é necessário que a prática avaliativa, que não se configura em tarefa simples, leve à reflexão com o objetivo de gerar mudanças. Com estas concepções acerca de uma educação transformadora e de processos avaliativos capazes de gerar mudanças, assinale a proposição que apresenta o que se pretende criar para os nossos educandos, através dessas mudanças: Escolha uma:
a. Novas escolas.
b. Novas maneiras de corrigir os alunos.

c. Novas possibilidades de aprendizagem.
d. Novas maneiras de planejar.
e. Novas formas de avaliar.
Feedback A resposta correta é: Novas possibilidades de aprendizagem..
Questão 7
O processo de escolarização, independente do sucesso ou fracasso do educando, é responsável pela transformação das experiências vivenciadas. Quando o professor propõe aos seus educandos um projeto ou um assunto, não está apenas cumprindo o currículo. Ele está intervindo nos processos de desenvolvimento que estão em progresso em cada um de seus educandos. Desta forma, sua ação tem inúmeras consequências que não são visíveis nem imediatamente tangíveis, extrapolando a mera transmissão e recepção de informações. No entanto, quando se trata de avaliar a aprendizagem, ainda são frequentes alguns equívocos, especialmente sobre os aspectos qualitativos e quantitativos da avaliação. Qual sentença abaixo não representa um equívoco? Escolha uma:
a. Considerar a aplicação de provas e testes e consequente atribuição de notas como sinônimo de avaliação.
b. O professor rejeita qualquer forma de quantificação dos resultados de aprendizagem, só valorizando avaliações qualitativas. Considera que as provas prejudicam o desenvolvimento e a criatividade do educando.
c. A utilização da avaliação como premiação aos “bons” educandos e castigos aqueles considerados desinteressados e indisciplinados. Costuma-se atribuir pontos a comportamentos e, não raro, reprova-se o educando por décimos.
d. Integrar, em diferentes momentos, os aspectos quantitativos e qualitativos.
e. O professor superestima sua capacidade de avaliar os educandos, dispensando a realização de avaliações e registros formais. Os destinos dos educandos acabam sendo definidos pelo professor no início do ano letivo, quando já determina aqueles que passarão de ano e os demais que serão reprovados.
Feedback A resposta correta é: Integrar, em diferentes momentos,