A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
ad2 educação especial respostas

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material ad2 educação especial respostas - página 1
Pre-visualização do material ad2 educação especial respostas - página 2

ad2 educação especial respostas

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
PEDAGOGIA EAD/UENF – DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Avaliação a Distância 2 (AD2) – 1º Semestre de 2017
 
Nome: Edna Santos Oliveira matrícula: 17111080056 Notas: _______________
 CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA / UENF Polo: Bom Jesus do Itabapoana.
– 
1ª Questão (2,0) 
R: O desafio do professor é propiciar aos alunos a construção de aprendizagens significativas. A maneira como é proposta as situações de ensino e aprendizagem são decisivas para que a aprendizagem significativa se concretize. Dando um resignificado, ou seja, um sentido pessoal às experiências de aprendizagem, relacionado com as novas aprendizagens o que já sabem. Assim poderão compreender o porque e para que.
2ª Questão (3,0) . 
R: O modelo de abordagem médica e centrando na doença como se a criança fosse culpada pelas suas dificuldades. A responsabilidade de se adaptar ao mundo era exclusiva da criança. Já o modelo de abordagem pedagógica e centrado na pessoa e suas possibilidades de crescimento educacional, nesse processo de integração pessoal e social.
Na minha perceptiva de futuro docente o modelo de abordagem pedagógica e o mais adequado, pois visa a integração do aluno com necessidades educacionais especiais, visando o seu crescimento pedagógico e social, não deixando assim sobre ele toda a responsabilidade de mudanças e adaptação .
3ª Questão (2,5) 
Leia o texto com atenção e depois responda. 
Pela forma de escrever, qual o tipo de deficiência que este aluno possui? 
R :O aluno tem deficiência auditiva ”surdes”.
Quais as características de escrita deste tipo de alunado? 
R: A escrita desse aluno se da através de associações entre figuras e seus signos linguísticos (em Língua de Sinais) e posteriormente é feita a associação dos mesmos com a representação escrita do signo linguístico.
A escrita de surdos tem um diferencial, pois a produção das pessoas privadas da audição e usuárias da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) pode-se ser comparada com a escrita de estrangeiros, ou seja, de falantes de outra língua.
Como o professor da classe regular destes alunos pode colaborar em sua alfabetização? 
R: Os professores de classe regular de ensino devem produzir cartazes com texto e letras com vocabulário e dicionário visual amplo e do diversos contextos de uso das palavras. E ter um auxilio de um instrutor ou monitor de libras ou intérpretes. 
4ª Questão (2,5) 
Uma das categorias especificadas dentro das necessidades educacionais especiais é a dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento. Marque Falso (F) ou Verdadeiro (V) para as principais categorias que envolvem este tipo de alunado. 
A) dificuldade na comunicação pessoal, interesse em atividades restritas, estereotipadas e repetitivas. ( V ) 
B) impedimentos severos de longo prazo que podem ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. ( V ) 
C) alterações nas interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito. ( F ) 
D) dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, dentre outros. ( V ) 
E) elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. ( V)