Testes de conhecimento 1 ao 5  ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
9 pág.

Testes de conhecimento 1 ao 5 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA


DisciplinaEstética e História da Arte Contemporânea985 materiais20.757 seguidores
Pré-visualização4 páginas
1a Questão
	
	Neste século XXI pode ser constatado que, em nenhum período histórico anterior, o homem produziu tantas imagens como produz hoje. Os estudiosos afirmam que vivemos na atualidade a civilização:
		
	
	Humanista
	
	Romântica
	 
	da Imagem
	
	da Retórica
	
	Neoclássica
	
	 2a Questão
	
	Na evolução das ideias estéticas passou-se a acreditar que o belo da arte era superior ao da natureza, nascido duas vezes do espírito. A arte passou a ser percebida como uma forma de manifestação do pensamento visual. Isto pode ser verificado com posicionamentos de:
		
	
	Kant
	
	Aristóteles
	
	Sócrates
	
	Platão
	 
	Hegel
	 3a Questão
	
	A Grécia é considerada o berço da reflexão filosófica, isto desde o século VI a.C. Assinalar abaixo a única opção correta:
		
	
	Sócrates sempre se posicionou como sofista, sempre usou sua habilidade de raciocínio para confundir os adversários.
	
	Platão rotulou os primeiros filósofos de físicos, isto porque fundaram uma tradição de investigação da sociedade.
	
	Aristóteles, discípulo de Sócrates, foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	Platão, discípulo de Aristóteles, foi o primeiro filósofo a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	 
	Os sofistas introduziram no século V a.C. o ponto de vista reflexivo crítico , característico da filosofia.
	
	 4a Questão
	
	Aristóteles chamou os primeiros filósofos de físicos, pensadores que fundaram uma tradição de investigação da natureza. Os sofistas, no século V a.C. introduziram o ponto de vista reflexivo-crítico, característico da filosofia, mas foram muito criticados por  __________________, pensador abordado nos conteúdos de nossas aulas, e que, primeiramente, pensou sobre as questões da arte.Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado da questão.
		
	 
	Sócrates
	
	Platão
	
	Hípias
	
	Protágoras
	
	Isócrates
	
	 5a Questão
	
	A reflexão filosófica sobre a arte nasceu na Grécia, no século VI a.C. Os primeiros filósofos, chamados de físicos, por Aristóteles, fundaram uma tradição de investigação da natureza. No século V a.C. os sofistas introduziram o ponto de vista reflexivo-crítico, característico da filosofia. Os filósofos os criticaram por sua falta de rigor e principalmente por usar a habilidade de raciocínio para confundir os adversários - e se beneficiar disso. A propósito dos gregos é correto afirmar que:
		
	
	Pitágoras foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	Heráclito foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	 
	Sócrates foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	Homero foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	Tales foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	 6a Questão
	
	Para Platão, a filosofia estabeleceu uma hierarquia, considerando que o belo da natureza tinha primazia sobre o da arte. Mas, tempos depois, em relação ao pensamento platônico, o conceito de estética passou a considerar o belo da arte como sendo superior ao belo da natureza, pois a beleza artística revelava uma maior dignidade do que a beleza natural, pois enquanto a natureza era nascida uma vez do espírito, a arte nascia duas vezes do espírito. Que vertente filosófica idealizou essa nova concepção estética?
		
	
	O pensamento Kantiano
	
	O humanismo renascentista
	 
	O idealismo hegeliano
	
	A doutrina pós-kantiana
	
	A crítica de Platão
	
	 7a Questão
	
	A imagem representando um mictório, obra denominada "Fonte", embora cronologicamente pertencesse ao Moderno, foi um trabalho que abriu possibilidades que continuam a ser tratadas na Pós-modernidade como seu questionamento da Estética e da Arte. O autor dessa obra foi:
	
	Max Ernst;
	
	George Braque;
	 
	Marcel Duchamp;
	
	Tristan Tzara
	
	 Man Ray;
	 8a Questão
	
	Que filósofo grego desenvolveu ideias relativas à origem da poesia e à conceituação dos gêneros poéticos, em obra que representou uma primeira teoria da arte?
		
	
	Epicuro
	
	Sócrates
	 
	Aristóteles
	
	Pitágoras
	
	Platão
	
	 1a Questão
	
	O Império Romano conquistou a Grécia Antiga e a Roma Imperial "importou" os artistas gregos estabelecendo a arte e a cultura greco-romanas. Mas, se na Grécia os deuses recebiam a forma de homens ideais, em Roma os homens eram idealizados para se tornarem deuses na figura dos governantes. Qual a denominação dessa representação artística desenvolvida pelos artistas romanos, e que não era encontrada na arte grega?
		
	
	Arte dos corus
	 
	Arte dos retratos
	
	Arte dos suportes
	
	Arte dos indícios
	
	Arte dos menires
	 2a Questão
	
	
	Há 10 mil anos, a humanidade realizou a Revolução Neolítica, um fantástico conjunto de mudanças que moldaria a história daqu por diante e, segundo alguns estudiosos, só encontraria paralelo na revolução industrial. Considerando as afirmações abaixo sobre a Revolução Neolítica e seus desdobramentos, assinale a única alternativa correta:
I - As bases da Revolução Neolítica - a agricultura, a domesticação de animais e a sedentarização - transformam a arte,
porque
II - aos poucos fazem com que o homem organize-se socialmente, e passe a necessitar de moradia e utensílios diversos, e não apenas de armas, como anteriormente. Tais necessidades foram responsáveis pelo surgimento da cerâmica e da arquitetura, que alterariam as características das representações artísticas, e moldariam a cultura e a técnica das civilizações ocidentais, até a revolução industrial.
	 
	As alternativas I e II estão corretas e se complementam.
	
	 As alternativas I e II se complementam, mas estão incorretas.
	
	As alternativas I e II se complementam, mas a alternativa I está incorreta.
	
	As alternativas I e II se complementam, mas a alternativa II está incorreta.
	
	As alternativas I e II estão corretas, mas não se complementam.
	
	 3a Questão
	
	A Arte Cristã Primitiva foi a arte dos povos romanos convertidos ao Cristianismo. Assinalar abaixo a única opção correta:
		
	
	A arte cristã primitiva, inicialmente rica nas catacumbas e depois tosca e simples nas primeiras basílicas, não teve grande importância na produção artística medieval.
	 
	O desenvolvimento da arte cristã foi observado a partir do Imperador Constantino, o responsável pela oficialização do cristianismo no Império Romano;
	
	A arte cristã primitiva teve grande expansão com o surgimento de seminários para a formação de missionários cristãos;
	
	Na parte ocidental do Império Romano foram proibidas as representações para não serem confundidas com deuses pagãos;
	
	A arte cristã primitiva não apresentou símbolos do cristianismo primitivo;
	
	
	 4a Questão
	
	Quando o Imperador Constantino converteu-se à religião cristã, por volta do ano 317, permitindo assim que o Cristianismo fosse livremente professado por todo o Império Romano, a arte cristã se libertou tomando novos impulsos. Quanto ao panorama da arte cristã após ser oficializada em Roma, pode ser afirmado que :
		
	
	a arte cristã, mesmo depois de ser oficializada, não foi reconhecida pelos sacerdotes romanos, e continuou a ser considerada profana por eles.
	
	a arte cristã, mesmo depois de oficializada, limitou-se a trabalhos produzidos nas catacumbas romanas, manifestações artísticas toscas e simples.
	 
	muitos símbolos do Cristianismo primitivo, que podiam ser encontrados, principalmente, nas catacumbas da Roma antiga, aparecem na referida arte cristã, em geral com grande força expressiva.
	
	mesmo depois do reconhecimento do Cristianismo como religião oficial do Império Romano, as crenças pagãs ainda