Buscar

PEDAGOGIA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA 5:
Resumo: Web aula 1 – Alfabetização e Letramento
>> Alfabetização é a ação de ensinar/aprender a ler e escrever. 
>> Ler e escrever é aprender a codificar e decodificar o código alfabético. São processos autônomos (independentes), porém complementares. 
>> ALFABETIZADO é aquele indivíduo que sabe ler e escrever.
>> LETRADO é aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita. 
>> LETRAMENTO é o uso efetivo da leitura e da escrita no nosso cotidiano. 
>> Os processos de alfabetização e letramento são complementares e indissociáveis. Embora sejam complementares, cada um possui sua especificidade.
>> A palavra letramento foi introduzida muito recentemente na Língua Portuguesa, é uma tradução da palavra inglesa literacy;
• Literacy designa aquele que não só sabe ler e escrever, mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita, ou seja é um Literate
• Literate é o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e a escrita.
>> Ambiente Alfabetizador é aquele que favorece o contato com a língua escrita e os seus usos sociais. Não podemos confundir ambiente alfabetizador com salas e paredes repletas de informações, alfabetos e trabalhos realizados pelas crianças. Esse ambiente deve ser construído, planejado, organizado a partir das necessidades dos sujeitos que o ocupam a partir da participação conjunta dos alunos e do professor.
>> Todas as situações de comunicação nas quais há a necessidade do uso da escrita compõem a criação desse ambiente alfabetizador, podemos destacar: leitura e interpretação da regra de um jogo, escrita de uma carta ou bilhete, de um convite ou de uma receita. 
>> Métodos de ensino subdividem-se em:
MÉTODOS SINTÉTICOS
• ALFABÉTICO: o aluno aprende as letras isoladamente, liga as consoantes às vogais, formando sílabas; reúne as sílabas para formar as palavras e chega ao todo (texto);
• FONÉTICO ou FÔNICO: o aluno parte do som da letras, une o som da consoante ao som da vogal, pronunciando a sílaba formada;
• SILÁBICO: o aluno parte das sílabas para formar palavras.
MÉTODOS ANALÍTICOS 
• PALAVRAÇÃO: este método parte da palavra. Existe aqui a preocupação de que vocábulos apresentados tenham sequência tal, que englobam todos os sons da língua e as dificuldades sejam sistematizadas gradativamente. Depois da aquisição de determinado número de palavras, formam-se as frases;
• SENTENCIAÇÃO: esse método parte da frase para depois dividi-la em palavras, de onde são extraídas os elementos mais simples: as sílabas;
• CONTO, ESTÓRIA (GLOBAL): esse método é composto de várias unidades de leitura que apresentam começo, meio e fim. Em cada unidade, as frases estão ligadas pelo sentido para formar um enredo, havendo uma preocupação quanto ao conteúdo que deverá ser do interesse da criança.
MÉTODO ECLÉTICO 
• O método eclético seria o analítico-sintético, ou sintético-analítico. Tem como característica as atividades simultâneas de análise e síntese, compor e decompor (ou vice-versa) no âmbito de uma lição, a partir da qual os alunos são levados a analisar, comparar e sintetizar, simultaneamente, até se familiarizarem com os elementos da linguagem e dominar o mecanismo da leitura.
>> Os jogos fornecem um suporte metodológico importante, por meio deles, os alunos podem criar, pesquisar, brincar e aprender. Um dos usos básicos e muito importantes é a possibilidade de construir-se a autoconfiança, trabalham ainda o saber perder e o querer ganhar.
>> É fundamental planejar na Educação Infantil. Planejar é refletir sobre o que se pretende, reflexão como se faz e como se avalia. Trata-se de uma reflexão que permita fundamentar as decisões que são tomadas e observadas pela coerência e pela continuidade.
Resumo: Web aula 2 – 
>> A leitura e a escrita, assim como fala e escrita, não solicitam qualquer capacidade especial ou um desenvolvimento específico do cérebro humano.
>> A leitura é uma atividade construtiva e criativa, tendo quatro características distintivas e fundamentais: é objetiva, seletiva, antecipatória, e baseada na compreensão:
• OBJETIVA porque sempre representa uma intencionalidade do leitor/escritor, sem a qual poderiam se constituir em um ato inútil.
• SELETIVA porque direcionamos nossos atos para aquilo que desperta o nosso interesse, ou seja, para aquilo que desperta a nossa atenção.
• ANTECIPATÓRIA porque ao ler/escrever sempre temos um objetivo a ser alcançado, ou seja, define nossos objetivos e expectativas.
• A COMPREENSÃO deve ser a BASE e não a CONSEQUÊNCIA da leitura.
>> A leitura não pode ser separada do pensamento, pois é por meio das palavras que se constitui o ato do pensamento.
>> A especialização do cérebro humano para produzir linguagem e pensamento é em parte herdada geneticamente pelo ser humano. Após os 6 anos de idade é que as relações entre pensamento e linguagem refinam-se e são expressados por meio de um discurso coerente.
>> A linguagem não serve como expressão de um pensamento pronto.
>> Condições do pensamento:
• Conhecimento prévio → a linguagem e o pensamento sempre têm um tema, ou seja, o sujeito traz informações prévias que possibilitam a linguagem e o pensamento. 
• Disposição → refere-se às propensões do sujeito. 
• Autoridade → é o engajamento do sujeito em ato de pensamentos de natureza significativa.
>> Na fisiologia visual há três grandes considerações importantes para serem consideradas no processamento da leitura: 
• O cérebro vê tudo que está na frente dos olhos → A LEITURA DEVE SER RÁPIDA.
• O cérebro não vê qualquer coisa que esteja na frente dos olhos → A LEITURA DEVE SER SELETIVA
• O cérebro não recebe continuamente informações dos olhos → A LEITURA DEPENDE DAQUILO QUE O LEITOR JÁ SABE.
>> As dificuldades em aprender a ler/escrever ocorrem quando a forma com que se ENSINA não corresponde a forma que o SUJEITO APRENDE.
>> O MOMENTO ADEQUADO DE ALFABETIZAR: segundo a Neurociência a idade psicológica não corresponde à idade cronológica. Não há nenhum estudo que aponte prejuízos ao desenvolvimento e aprendizagem da criança à aprendizagem da leitura e escrita ao final da idade pré-escolar. 
>> A leitura se dá a partir da coordenação de informações visual e não visual.
>> Identificar letras ou palavras individuais é um dos aspectos envolvidos na leitura e na escrita. Letra é sempre uma construção simbólica do cérebro. Elas são compostas de um número relativamente pequeno de características.
>> As palavras e sua compreensão sempre se modificam conforme ocorre o desenvolvimento do cérebro. Além disso, isso nos leva a considerar que se a palavra modifica-se, modifica-se também o pensamento.
>> O significado/sentido da palavra sempre é algo mutável, para lidar com essa inconstância foram estabelecidos acordos/convenções/normas como a sintaxe, a gramática e a ortografia que permitem que os falantes do mesmo idioma (língua) possam usá-la.
>> Aspectos presentes na linguagem: 
• Linguagem aparente → é aquela observável diretamente, por exemplo, por meio da oralidade.
• Linguagem profunda → é denominada como linguagem interior, se dá no interior da criança, isto é, ela pensa e imagina a palavra em vez de (ou antes) de pronunciá-la.
>> A especialização da linguagem escrita e falada possui acordo diferentes cada qual com suas regras específicas. Isso indica que não falamos da forma que escrevemos e nem escrevemos tal qual o modo pelo qual falamos.
>> Os olhos são os dispositivos pelos quais observamos, mas é o cérebro humano que realiza a leitura que constitui uma atividade de processamento das informações captadas do meio.
>> As estratégias METACOGNITIVAS (que vão além das estratégias cognitivas) são mais controladas e observáveis pelo leitor. Podem ser: Predição (o leitor prevê do que se tratará o texto), Correção (o leitor retrocede para verificar a compreensão do texto), Seleção (o leitor escolhe o que é relevante para sua compreensão), Inferência (o leitor usa seu conhecimentojá adquirido para compreender o que lê) e Confirmação (o leitor verifica sua compreensão acerca do texto lido).

Outros materiais