Buscar

Avaliação AV

Prévia do material em texto

Avaliação: PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL 
Tipo de Avaliação: AV 
 
 
 
 
 
 1a Questão (Ref.: 201401588823) 
 Pontos: 0,5 / 0,5 
Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis de: ____________ e ____________. O primeiro dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno 
desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O segundo tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese. 
 
 
doutorado e pós doutorado 
 
especialização e extensão 
 
mestrado e doutorado 
 
graduação e pós graduação 
 
aperfeiçoamento e especialização 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201401573872) 
 Pontos: 0,5 / 0,5 
De que forma os cursos de Graduação podem ser divididos? 
 
 
Bacharelados, Licenciaturas e Tecnólogos 
 
Fundamental e Médio 
 
Nível médio e avançado 
 
Médio e Superior 
 
Tecnologia e Informatização 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201401585871) 
 Pontos: 0,5 / 0,5 
Sabemos que em cada indivíduo estão ativos os estilos de aprendizagem, mas sempre um deles sobressai mais na pessoa. Assinale a opção que se refere aos estilos de aprendizagem. 
 
 
Auditivo, palatável e visual. 
 
Subjetivo, auditivo e visual. 
 
Palatável, auditivo e cinestésico. 
 
Cinestésico, subjetivo e palatável. 
 
Visual, auditivo e cinestésico. 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201401531024) 
 Pontos: 0,5 / 0,5 
A qualidade da comunicação afeta diretamente os resultados de uma organização, pois é através dela que a estratégia corporativa é disseminada; o clima se estabelece; a motivação se mantém, entre outros tantos. Sua abrangência 
permeia ainda o quê? 
 
 
As relações que sustentam uma empresa. 
 
As oportunidades. 
 
As promoções. 
 
As análises de processos. 
 
Os investimentos. 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201401536129) 
 Pontos: 1,0 / 1,0 
O resiliente busca aprender com as adversidades para poder adaptar-se à nova realidade. Não é tarefa fácil, pois precisa administrar suas emoções, controlar impulsos, manter o otimismo, etc. A situação de excessão é: 
 
 
Conseguem driblar problemas tantos na vida diárias, quanto para as grandes catástrofes. 
 
Pessoas mais resilientes conseguem alterar suas atitudes frente à mudança. 
 
Habilidade que temos de nos adaptarmos a situação estressante ou crises. 
 
Conseguem se adaptar a adversidade sem dificuldades. 
 
Pessoas resilientes tem bastante dificuldade com mudanças de vida. 
 
 
 
 6a Questão (Ref.: 201401590641) 
 Pontos: 1,0 / 1,0 
Criatividade é a capacidade de criar, de pensar diferente diante de uma realidade qualquer. A inovação é consequência da criatividade, aliada a outros fatores. As empresas, para ganharem espaço ou sobreviverem no mercado, estão 
constantemente se reinventando. A inovação é essencial: com ela uma empresa se torna capaz de gerar riqueza contínua, aumentar a produtividade e ser competitiva. Sendo assim, é correto afirmar que: 
 
 
A criatividade é para poucos, portanto, você poderá ocupar um cargo sem saber criar. 
 
As empresas hoje avaliam, mas não valorizam a criatividade. 
 
Profissionais criativos ganham destaque na empresa por serem capazes de inovar. 
 
A criatividade nasce conosco, não temos como aprender. 
 
A criatividade é algo que não é necessário em nosso currículo. 
 
 
 
 7a Questão (Ref.: 201401577906) 
 Pontos: 0,0 / 0,5 
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a: 
 
 
Concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. 
 
Concessão de financiamento a qualquer estudante de nível superior, regularmente matriculado em universidades públicas ou privadas. 
 
Concessão de financiamento a estudantes pobres que tenham estudado em escolas públicas e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. 
 
Concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais das universidades públicas e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. 
 
Concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e independente do grau de avaliação nos processos conduzidos pelo MEC. 
 
 
 
 8a Questão (Ref.: 201401533454) 
 Pontos: 1,5 / 1,5 
Planejar é tudo e, como todas as ações possuem início, meio e fim, com seu curso superior não é diferente. Dessa forma, ele pode ser visto como um projeto, com metas a serem alcançadas. Em termos conceituais, podemos dizer que 
META é um ponto aonde se quer chegar e destacar três possíveis metas relacionadas à sua formação superior: meta acadêmica/ pessoal, meta financeira e meta profissional. Analise a importância do estabelecimento destas metas, para o 
alcance do objetivo. 
 
 
Resposta: A importância de estabelece metas é o começo de uma caminhada para alcançar um objetivo, é superar obstáculos, e não desistir. A meta acadêmica/pessoal é imprescindível para mim, é uma luta diária para minha evolução 
como pessoa, no meu crescimento intelectual. A meta financeira e de grande importância pois com minha vida financeira estabilizada, vou ter condições de concluir o curso superior que é um dos grandes investimentos na minha vida. A 
meta profissional é estar sempre se qualificando, estar sempre estudando para melhor desempenho profissional. 
 
 
Gabarito: A resposta é pessoal, mas o aluno deve ter como base a premissa de que as 3 metas são complementares e necessárias para que possam alcançar o objetivo. 
 
 
 9a Questão (Ref.: 201401579675) 
 Pontos: 0,5 / 0,5 
São recurso obtidos em instituições financeiras (bancos, por exemplo) com destino definido, como compra de imóvel ou veículo. Este conceito refere-se a: 
 
 
Financiamento 
 
Consórcio 
 
Endividamento 
 
Empréstimo 
 
Gastos 
 
 
 
 10a Questão (Ref.: 201401577731) 
 Pontos: 1,5 / 1,5 
Algumas qualidades e princípios são fundamentais no exercício de uma profissão. Cite e explique três características fundamentais dos profissionais na atualidade que potencializam a empregabilidade. 
 
 
Resposta: 1. Princípios éticos - o profissional tem que ser ético, ser honesto na sua profissão e na vida. 2. Princípio de comprometimento e responsabilidade - o profissional tem que ter comprometido e responsável com a sua profissão. 3. 
Qualidade de empreendedor - o profissional tem que ser capaz de inovar, 4. Qualidade de criatividade - o profissional tem que ser criativo. 5. Qualidade de resiliência - nesse mundo globalizado o profissional precisa ser capaz de adaptar-se 
a nova realidade, aprender com as adversidades pois nada e estável e imutável. 
 
 
Gabarito: O aluno deverá abordas as seguintes características: flexibilidade, comprometimento, coerência, foco nos resultados, resiliência, ética, boa comunicação e trabalho em equipe.

Continue navegando