Buscar

AD2 Comunicação nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
Campus Universitário Unisul Virtual
	 
	
 Avaliação a Distância 2 (AD2)
 
Unidade de Aprendizagem: Comunicação nas Organizações
Curso: Administração
Professor: 
Nome do aluno/a: 
Data: 
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Esta atividade é individual. 
Não será permitida cópia parcial ou integral de conteúdo sem a devida referência das fontes utilizadas. Use o Manual de Normas Acadêmicas como apoio para isso, disponível pelo link http://goo.gl/f888kZ.
Case 1:
Nos Capítulo 3 e 4, passamos a mergulhar - de fato - na perspectiva integrada da comunicação organizacional. Perceberemos, por exemplo, que não se trata de um somatório de partes, mas de um trabalho sintonizado; uma sinergia de estratégias e ações que agregam ainda mais valor à marca e consolidam a reputação perante os públicos; uma espécie de convergência de diversas áreas de comunicação (formam um mix da comunicação organizacional - INTERNA E EXTERNA). Além disso, perceberemos o quão relevante tem sido o uso da comunicação integrada na forma como os públicos compreendem a imagem da organização (a percepção de uma imagem positiva, corporativa e competitiva). 
E vamos além: compartilhamos um breve script/roteiro, com perguntas cruciais para a montagem de qualquer plano de comunicação integrada: 
. quem são os públicos?
. por que é importante comunicar-se com eles?
. quando e onde a comunicação deve acontecer?
. quem é o responsável?
. o que deve ser dito?
. qual o vínculo com as metas organizacionais?
Em suma:
. fazer o quê? Qual o seu negócio?
. para quem? Quem é seu cliente?
. onde? Prioridade?
. como? Diferencial?
. com que finalidade? Grupos de interesse?
E, por último, no quarto capítulo (aliás, que adentraremos na semana que vem, a partir do dia 3 de outubro), perceberemos a pertinência da escolha atenta dos meios de comunicação (orais, escritos, audiovisuais, pictográficos e simbólicos), especialmente a mídia online e todo o seu aparato. 
Pois bem, minha questão (e que será única): com base no artigo do Prof. Mauro Segura, da IBM Brasil - intitulado ‘10 coisas para pensar em momentos de crise’, publicado em abril do ano passado pela revista Meio e Mensagem, - escolha e conte um case da sua empresa, como ela se portou num momento de crise mas, especialmente, como ela deveria se portar? Redija o passo a passo do que seria a sua estratégica de comunicação integrada, a partir dos questionamentos e apontamentos acima descritos. 
Obs.: se você ainda não experienciou esse momento (embora acredite que todos nós já tenhamos passado por um ou outro momento de crise/dificuldade nas nossas organizações) ou mesmo se você ainda não atua no mercado de trabalho, por gentileza, exercite a imaginação.
Lembre-se: é importante planejar a comunicação de forma integrada, definir bem os meios e os fluxos de comunicação, valorizar canais participativos de comunicação, criar uma linguagem sistêmica, uniforme, valorizar programas de comunicação informal, reciclar as competências dos colaboradores e valorizar o pensamento criativo!
Sigo às ordens!
Bons estudos.
Resposta
Após meus estudos pude perceber como é importante a comunicação numa organização, percebi que dos fatores preponderantes numa organização, a Comunicação é a que temos que ter mais atenção. Após a leitura do texto 10 coisas para pensar em momento de crise, do Prof. Mauro Segura, confesso que minha mente esteve viajando no campo das ideias, haja vista, o texto ser de fácil compreensão e nos orientar para as premissas de uma determinada crise.
Como faço parte das Forças Armadas, particularmente do Exército Brasileiro, vou relatar as atividades de comunicação da minha instituição, pois o assunto cabe perfeitamente nas atividades militares. As Forças Armadas tiveram várias crises no passado, todas ligadas diretamente à população, sejam conflitos armados ou não. Fato é que as Forças Armadas depois de algum tempo resolveram amenizar essa crise gerada pelos nossos antepassados.
Hoje, particularmente, o Exército Brasileiro é a instituição com maior credibilidade no Brasil, pois alcançou tal marca devido um excelente trabalho na área da comunicação. Esse sucesso foi devido ao advento da tecnologia, aperfeiçoamento/ investimento de pessoal e aplicação de ações na comunicação, o que proporcionou o EB alcançar um resultado positivo nos dias atuais. Para minimizar os impactos negativos junto à população, o EB operou com a sua equipe de “gestão de crise”, aderindo às mídias sociais, como facebook, instagram e twitter, além, de investir bastante em marketing. O ACISO (Ação Cívico Social) também foi uma forma encontrada de aproximar a população dos rincões do país com a instituição, por residirem em áreas de difícil acesso, o EB tem levado atividades lúdicas, tratamento médico e odontológico para a população gratuitamente.
Contudo, podemos observar que a comunicação pode e deve ser aplicada em qualquer local que apresente uma “crise”. A essência da comunicação é a mesma, independente do tipo de empresa/ instituição, o negócio é apagar o foco do incêndio para evitar o pior.

Outros materiais