Buscar

PG1 aula 2.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Entende-se como indivíduo "mentalmente saudável" aquele que: I ¿ Apresenta algum tipo de conflito social, mas sem comprometimento do seu funcionamento e enfrenta esses desafios, compreendendo que não pode ser tudo para todos. II ¿ Enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana, compreendendo que não é perfeito e vivencia uma vasta game de emoções ficando triste às vezes. III - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau, mas o indivíduo procura ajuda para lidar com seus problemas. Considerando as sentenças I, II e III, marque a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas as sentenças III e II são falsas
	
	
	Apenas a sentença III é verdadeira
	
	
	Apenas as sentenças II e III são verdadeiras
	
	
	Apenas as sentenças II e I são falsas
	
	
	Apenas a sentença III é falsa
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		"É quando a pessoa se isola, busca atividades solitárias e introspectivas; não retribui cumprimentos e mínimas manifestações de afeto. Seu comportamento apresentará tendência a um contato mais frio e distante com os demais". O tipo de comportamento descrito anteriormente refere-se ao seguinte transtorno de personalidade:
	
	
	
	paranóide
	
	
	esquizóide
	
	
	ansioso
	
	
	histriônico
	
	
	dependente
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluindo as habilidades, atitudes,desejos, emoções, crenças, comportamentos, tendo por influencia também os aspectos físicos de cada um, englobando interação, organização, e individualidade, fazendo com que nos conheçamos através do convívio com os outros, tudo isso, em equilíbrio permite que entendamos o conceito:
	
	
	
	da personalidade que nos diferencia de outro indivíduo uma vez que cada um possui o seu padrão de comportamento, maneira de pensar, de sentir e de agir.
	
	
	de personalidade como sistema de referência, nem sempre como totalidade e como conexão articulada de todos os processos e estruturas da constituição psíquica individual.
	
	
	de personalidade que designa, de maneira muito geral, a unidade coletiva do comportamento e do seu fundamento interno, sendo este do foro individual e psicológico do indivíduo.
	
	
	abstrato, utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades instáveis de um indivíduo que o caracterizam e sempre o diferenciam dos outros.
	
	
	do perfil apresentado por um determinado individuo, onde a sua conjuntura civil, ideológica, moral, pessoal, seu modo de agir, seu comportamento no entorno da sociedade são emitidos só intrinsecamente.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Birman & Costa (1994) apresentam uma hipótese que a psiquiatria clássica vem desenvolvendo uma crise teórica e prática devido a uma radical mudança quanto ao seu objeto que deixa de ser o tratamento da doença mental e passa a ser a promoção de saúde mental. Considerando-se o modelo da psiquiatria basagliana entendemos que:
	
	
	
	Crença de que o manicômio é uma instituição única e adequada para o acolhimento terapêutico.
	
	
	Crença de que o manicômio é uma ¿instituição de cura¿. Urge resgatar esse lado positivo da instituição através de uma reforma interna da organização psiquiátrica.
	
	
	Caracterizada como um processo de adaptação social. Ou seja, a terapêutica deixa de ser individual e passa a ser coletiva; deixa de ser assistencial e passa a ser preventiva.
	
	
	Houve uma ruptura baseada num olhar crítico para o saber e práticas psiquiátricas instituídas. Buscam realizar uma desconstrução na Psiquiatria e defendem o direito e a cidadania dos pacientes.
	
	
	Extensão da psiquiatria ao espaço público com o objetivo de prevenir e promover a saúde mental.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Paulo sempre interpreta de maneira errada ou distorce as ações das outras pessoas, no seu dia a dia,demonstrando desconfiança sistemática e excessiva. O comportamento é generalizado. Guarda rancor, não perdoa injúrias ou ofensas. Neste caso, podemos dizer que ele apresenta o transtorno de personalidade conhecido como:
	
	
	
	Paranóide
	
	
	Dependente
	
	
	Ansiosa
	
	
	Esquizóide
	
	
	Emocionalmente estável
	
	
	
	
		
	
		6.
		Muitas são as causas que podem ocasionar problemas mentais, dentre eles traumas psicológicos do passado, situações de forte desequilíbrio emocional e também outras causas de cunho genético. Todos nós estamos passivos a ter comprometimentos mentais, assim como podemos adotar comportamentos preventivos para nos manter saudáveis, tanto no aspecto mental como emocional. Neste caso, identificamos que:
	
	
	
	saúde mental seria a capacidade funcional adequada que permite à pessoa realizar suas obrigações e responsabilidades, ou em termos de certa qualidade de vida.
	
	
	saúde mental, têm como propósito a identificação e tratamento do problema, doenças físicas e psicológicas, desordem de conduta, problemas na escola, dentre outros fatores psicopatológicos e de vulnerabilidade
	
	
	saúde emocional é a mesma coisa que saúde mental, e ambas estão relacionadas, afinal, uma pessoa mentalmente doente pode estar emocionalmente saudável.
	
	
	a saúde mental consiste numa relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos).
	
	
	saúde mental refere-se às condições da vida de um indivíduo,que englobam a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A expressão transtorno mental, adotada em lugar de doença, acompanha o critério da CID-10 (1993, p. 5). Há comprometimento quando: I - Funções mentais superiores recebem interferência, dificultando ou afetando a atuação (por exemplo, o indivíduo não consegue lembrar-se de compromissos); II - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau; III - Existe o desvio ou conflito social sozinho, sem comprometimento do funcionamento do indivíduo. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas o critério III é falso
	
	
	Apenas o critério III é verdadeiro
	
	
	Apenas os critérios III e II são falsos
	
	
	Apenas os critérios II e III são verdadeiros
	
	
	Apenas os critérios II e I são falsos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo ¿ preguiçoso; magro - vigoroso etc). Qual a consequência desta compreensão de personalidade no dia a dia das pessoas?
	
	
	
	Compreender como o físico correlaciona-se ao psicológico permitindo ao senso-comum melhor interpretar a personalidade das pessoas.
	
	
	Compreender a persona, ou seja, aquilo que é apresentando pelo indivíduo.
	
	
	O resultado é a indução de pré-julgamentos; desprovidos de sentido e muitas das vezes preconceituosos.
	
	
	Compreender as interações dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo.
	
	
	A interação social fica facilitada quando reconheço a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.

Outros materiais