Buscar

PG1 av1.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201707739970)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na teoria da Gestat, o campo psicológico é entendido como um campo de forças que nos leva a procurar a boa-forma. Funciona figurativamente como um campo eletromagnético criado por um ímã (a força de atração ou repulsão). Esse campo psicológico tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas. Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios: I - PROXIMIDADE ¿ os elementos mais próximos tendem a ser agrupados. II - SEMELHANÇA ¿ os elementos semelhantes são agrupados. III - FECHAMENTO ¿ ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707306199)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Skinner desenvolveu uma teoria da aprendizagem que ficou conhecida como modelagem. Para esse teórico os padrões de comportamento são aprendidos através de:
		
	
	Imitação e resposta.
	
	Reforçamento e controle.
	
	Estímulo e resposta.
	 
	Reforço e punição.
	
	Estímulo e punição.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707682195)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os profissionais de Saúde realizam diariamente, por meio de intervenções e ações próprias do processo de trabalho das equipes, atitudes que possibilitam suporte emocional aos pacientes em situação de sofrimento. Neste caso a saúde mental poderia ter o caráter de promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida, através das:
		
	
	ações de simples atendimento realizado nas unidades de saúde como sendo apenas um dispositivo para a formação de vínculo e a prática de cuidado.
	
	ações e dos exercícios de narrar seus sofrimentos, ter a possibilidade de escutar a si mesmo enquanto narra, além de ser ouvido por um profissional de saúde atento.
	 
	intervenções precoces, segundo a psiquiatria preventiva, que evitam o surgimento ou desenvolvimento de doenças mentais.
	
	atitudes de simplesmente desabafar e de escutar, sendo que o desabafo é comum no dia a dia de muitas pessoas, independentemente de elas exercerem um ofício profissional relacionado à saúde.
	
	intervenções de saúde para que não se transformem em regras rígidas, sob a consequência de que estas ações estejam apenas baseadas na remissão dos sintomas, descontextualizadas da vida do usuário e do território em que ele vive.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707680209)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a promoção da saúde mental, identifique, entre as características abaixo, aquela que se refere ao modelo preventivista de tratamento:
		
	
	Tem como agente de tratamento o doente mental
	 
	Uso de equipes comunitárias como agente profissional
	
	Tem como objeto a doença mental.
	
	Objetivo terapêutico da doença mental.
	
	Uso do hospício como espaço de tratamento
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707787210)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 6 de abril de 2001, o presidente da República sancionou a Lei de Saúde Mental (lei 10.216), aprovada pelo Congresso Nacional, que ficou conhecida como a Lei da Reforma Psiquiátrica, caracterizada pela mudança do modelo de atendimento das demandas da saúde mental, por exemplo, criando os Centros de Atenção Psicossociais . Considerando as sentenças apresentadas, marque a opção de resposta correta.
I O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e elimina a visão do modelo asilar focando na dimensão social do paciente.
II O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e elimina a visão do modelo asilar focando no atendimento clínico e na singularidade do paciente.
III O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e reforça a importância do modelo asilar, mas muda a lógica das intervenções clínicas focando na dimensão social e psicológica do paciente.
IV O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e reforça a importância do modelo asilar, com foco no atendimento clínico interdisciplinar (psiquiatras e psicólogos), mas parece deixar de lado a dimensão social, foco da atenção do Serviço Social.
		
	
	Apenas a alternativa II é falsa
	
	Apenas a alternativa IV é falsa
	
	Apenas a alternativa IV é verdadeira
	 
	Apenas a alternativa II é verdadeira
	
	As alternativas III e IV estão corretas
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707787854)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise o enunciado e marque dentre as opções de resposta a alternativa correta: Os Traumas sociopsicológicos na infância como abuso emocional, sexual, físico ou negligência, violência, conflitos e separação dos pais resultam em indivíduos com fragilidade do ego acarretando em algum tipo de transtorno de personalidade, está alternativa é:
		
	
	Verdadeira, pois abusos emocionais, sexuais, negligência, ausência de afeto, negligência na infância não são favoráveis para a constituição saudável do ego e tais indivíduos desenvolvem algum tipo de sociopatia, possuem tendência para timidez e dificuldades nas relações interpessoais.
	 
	Falsa, pois não necessariamente traumas da infância acarretam em algum tipo de transtorno de personalidade. A hipótese da etiologia do transtorno de personalidade envolve não apenas traumas da infância, mas também disfunções cerebrais ou traumas neurológicos e Predisposição Genética.
	
	Verdadeira, mas precisamos considerar que não necessariamente os abusos na infância acarretarão na fragilidade do ego. A história de desenvolvimento do indivíduo pode ser favorável, e assim, permitindo uma superação e fortalecimento do ego. Caso o ego constitua-se fragilizado, o indivíduo, necessariamente, desenvolverá algum tipo de sociopatia.
	
	Falsa, pois não existe nenhuma relação entre abusos da infância e os transtornos de personalidade
	
	Falsa, pois o transtorno de personalidade antissocial possui, exclusivamente, causas genéticas, ou seja, nasce com o indivíduo e é caracterizado por uma disfunção neurológica que resulta em comportamentos marginais desde tenra idade e perdura até a vida adulta.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707682338)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Não é possível dizer que vivemos numa sociedade meritocrática se as oportunidades não são iguais para todos e se os critérios de exclusão pautam-se em valores social e culturalmente construídos para a configuração das desigualdades atuais. Políticas de combate à desigualdade devem promover chances iguais, impedindo a cristalização da estrutura de classes e diminuindo as clivagens e as distâncias entre estas. Neste caso, pode-se identificar que:
		
	
	através da comunicação do estereótipo, ocultamos uma avaliação, um pré-juízo em relação aos outros indivíduos e aos grupos que os constituem.
	 
	preconceito e discriminação são mecanismos que contribuem para a produção e a manutenção das desigualdades raciais e da estratificação social
	
	crenças arraigadas não desempenham um papel fundamental na maneira de ver o mundo e responder aos estímulos.
	
	os mecanismos discriminatórios não podem ser entendidos a partir do momento em que são feitas tais diferenciações, pois elas não se configuram em distintas maneiras em cada sociedade.
	
	os estereótipos nem sempre formam a base do preconceito em relação a um indivíduo ou a um grupo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707340203)Acerto: 1,0  / 1,0
	Observa- se quem são os outros, pela perspectiva da análise individual. O outro poderia ser qualquer um, inclusive o próprio observador em outra situação, e geralmente a análise do outro é feita por concepções errôneas, conferindo uma avaliação negativa. Várias anedotas étnicas são analisadas em termos sociológicos, delineando-se limites geográficos, sociais e morais de nações ou grupos, que refletem valores e normas. Neste caso, à crença coletivamente compartilhada acerca de algum atributo chamamos de:
		
	
	identidade social
	 
	fenômeno estereótipo
	
	julgamentos e comportamentos
	
	visão pós-construída sobre um fato
	
	codificação das informações
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201707835411)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Percebe-se que o valor atribuído ao relacionamento mãe-filho não foi uma constante e que tiveram alterações no decorrer da história, sendo que as variações derivadas das concepções e práticas relacionadas à maternagem tiveram sua origem em uma série de agenciamentos sociais em que o discurso científico teve importância fundamental. O amor materno, por exemplo, foi um mito construído com o auxílio do discurso médico, político e filosófico a partir do século XVIII; Áries (1981), Badinter (1985) e Donzelot (1986). Desta forma, o papel da mulher deve ser compreendido dentro de duas concepções: Relativa e Tridimensional. É tridimensional, pois:
		
	
	É impossível compreender as modificações do papel materno sem compreender o instinto da maternidade.
	
	Porque ela só se concebe em relação ao pai e ao filho, não sendo instintiva ou natural, sendo impossível compreender as modificações do papel materno sem mencionar os demais membros da microssociedade familiar.
	
	É impossível compreender as modificações sociais do papel materno sem compreender o instinto da maternidade e paterno garantias da sobrevivência da espécie.
	
	Porque ela só se concebe no desejo de ser mãe, não sendo instintiva ou natural, sendo impossível compreender as modificações do papel materno sem compreender historicamente o desejo da mulher pela maternagem.
	 
	Porque, além dessa dupla relação, a mãe também é mulher, isto é, um ser específico dotado de aspirações próprias¿ (Badinter, 1985 ¿ pg. 25).
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201707315824)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A família, com o advento da Constituição de 1988, passou a ser reconhecida, não somente com base na identidade instituída pelo matrimônio. Assim, além da família oriunda do casamento, passou-se a admitir a: ( )União estável como entidade familiar. ( ) A família monoparental, aquela formada por qualquer um dos pais e seus descendentes. ( ) A família nuclear. ( ) A família patriarcal. Assinale a sequência CORRETA:
		
	
	F-V-F-V
	 
	V ¿V-F-F
	
	F-F-F-V
	
	V-V-V-F
	
	V-F-V-F

Outros materiais