Buscar

diario de campo ad 2 (7)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE 7: Elaboração do diário de campo – impressões sobre a inserção no campo de estágio
Estagiário(a): 
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Pólo CEDERJ: Resende
Escola: 
Tutor presencial: 
Semestre de realização do Estágio
Diário de campo 
No diário de campo de campo você deve registrar as informações pedidas em cada uma das atividades de observação de estágio.
 1- Impressões sobre a inserção no campo de estágio: (Comentário)
A escola escolhida foi acolhedora, disponibilizando ajuda e informações sempre que foi necessário, transmitindo segurança para que realizasse o estágio.
2 - Impressões sobre a estrutura física da escola, seu estado de conservação, a segurança, e o aproveitamento do espaço por funcionários, alunos e familiares: (Comentário)
A escola precisa de uma reforma, pois as paredes se encontram sujas, além de ser necessárias melhorias para acessibilidade. O prédio possui dois pavimentos, porém a maior parte das salas se encontra no segundo piso, o que dificulta o acesso de alunos e funcionários com algum tipo de deficiência que possa interferir na mobilidade.
3 - Impressões sobre como a escola está estruturada e organizada administrativamente em relação à direção, à secretaria, às coordenações, a serviços de orientação/supervisão: (Comentário)
A escola é administrada pela diretora geral em parceria com a diretora adjunta, em sua equipe ainda contam com orientadora pedagógica e educacional. A secretária tem uma funcionária responsável pelos assuntos administrativos e outras que lhe dão suporte necessário para que o trabalho aconteça de maneira efetiva. A coordenação Pedagógica trabalha em conjunto com os professores, buscando aprimorar e dar o suporte necessário para os professores e a Coordenação Educacional trabalha para o melhor atendimento dos alunos e familiares.
4- Impressões sobre o número de funcionários que trabalham em atividades de apoio à infra-estrutura, aqueles que garantem as condições básicas de funcionamento da escola (limpeza, copa, cozinha, manutenção e segurança): (Comentário)
Os números de funcionários atende as necessidades da escola, durante o recreio os inspetores auxiliam para que as crianças permaneçam em segurança e nos demais horários dão apoio no que seja necessário. Os funcionários responsáveis pela cozinha e limpeza trabalham de forma efetiva, mantendo a alimentação de boa qualidade e a escola organizada.
5-Impressões sobre a distribuição dos tempos escolares e dos objetivos e conteúdos aplicados a cada faixa etária: (Comentário)
O tempo escolar está dividido de forma adequada atendo a demanda da escola, há a preocupação de trabalhar com os objetivos respeitando a cada faixa etária e desenvolvimento dos alunos. 
6-Impressões sobre as metodologias utilizadas na sala de aula e nas atividades lúdicas: (Comentário)
 As metodologias usadas são apresentadas de maneira que possibilita o desenvolvimento dos alunos, pois respeita as especificidades de cada sendo adaptada sempre que necessário. O lúdico está presente nas atividades, além de momentos para contação de história, teatro, dança e musica.
7-Impressões sobre as relações professor-aluno, professor-pais, professor-gestores, professor-estagiário: (Comentário)
A escola atende uma demanda muito diversificada de alunos, neste contexto, existem pais que são participativos enquanto outros não comparecem na escola, sendo, ás vezes, necessário o auxilio do conselho tutelar para que estes responsáveis compareçam na instituição. O relacionamento dos professores e alunos acontece de forma muito compreensiva, pois existem alunos com muitas dificuldades, principalmente relacionadas a comportamento e relacionamento com os demais amigos, mas foi possível observa o trabalho que é feito por toda equipe para resolver esses problemas. A equipe escolar trabalha de maneira colaborativa, desenvolvendo reuniões, cursos para o melhor aperfeiçoamento dos professores, havendo assim, um espaço de harmonia e união. Em relação ao estágio, alguns professores não se sentiram confortáveis em ter um estagiário em sala de aula, enquanto outros foram muito receptivos, o que foi essencial para a realização do mesmo.
8 - Impressões sobre os planos de aula, de unidade e de curso: (Comentário)
Os planos de aula são desenvolvidos de acordo com os objetivos que se deseja atingir e desenvolver, observando cada aluno, suas dificuldades e as avaliações acontecem de maneira continua.
9- Registro de elementos para composição de dois planos de aula, em duas turmas de séries diferentes, voltados para as temáticas planejadas na instituição campo de estágio: (Comentário)
Os planos de aula foram desenvolvidos de acordo com as faixas etárias e desenvolvimento dos alunos, foi planejado em conjunto com os professores respeitando o calendário e planejamento de escola. Houve a preocupação de apresentar atividades lúdicas, assim, os alunos poderiam aprender de forma significativa e principalmente vivenciar dentro da escola ações que estão presentes no seu dia-a-dia, como a atividade de brincar de supermercado que foi apresentada ao 3º ano.
10- Anotação de peculiaridades presentes no ambiente escolar (Comentário).
A escola desenvolve um projeto chamado xxxx. Neste projeto os alunos apresentam pinturas, músicas, teatros e danças. São escolhidos 3 artistas para serem trabalhados. As apresentações são abertas para toda comunidade.
�
�

Outros materiais