Buscar

UNID 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Analise a seguinte citação de Macedo (2002), autor de referência de nosso curso: 
“Inteligência é um todo, composto por um conjunto de estruturas ou esquemas que possibilitam nossos modos de compreensão ou realização conforme as características determinadas por seu nível ou estádio. Quanto ao todo, o trabalho da inteligência é manter sua organização, em constante mudança, no contexto de suas transformações. Quanto às partes, considerando a natureza complementar das relações, o trabalho da inteligência é assimilar, ou seja, compreender ou interpretar o que passa a fazer parte do sujeito e ao mesmo tempo acomodar suas estruturas ou esquemas às características das coisas assimiladas.” (MACEDO, 2002, p. 7).
Esta definição corresponde à qual das seguintes abordagens?
		
	b. 
Interacionismo.
	
	
	2-
	Analise a seguinte situação em uma sala de alfabetização: “Jobson adora escrever e mostra, orgulhoso, para a professora o nome de seu pai, que ele acabou de escrever: EIE (Henrique). Ela reage prontamente: ‘Não é assim que se escreve o nome do seu pai, Jobson! Está errado. Veja como é!’ Ela escreve o nome corretamente do lado do nome que ele havia escrito e pede ao aluno: ‘Agora, copie 10 vezes que assim você vai aprender a escrever o nome dele do jeito certo.’ Jobson fica bravo, joga a folha de papel longe e exclama: ‘Eu sou burro mesmo, nem sei escrever o nome do meu pai!’”. 
Analisando a ação da professora, percebemos que ela se baseou numa pedagogia:
	
	
	
	
		
	d. 
Diretiva, pois ela se ateve a corrigir o aluno prontamente.
	
	
	
	
	
	3-
	As alternativas a seguir relacionam alguns autores estudados e as epistemologias correspondentes. Analise-as e assinale a incorreta:
	
	
	
	
		
	d. 
Kant – Inatismo.
	
	
	
	
	
	4-
	Com relação aos princípios norteadores da abordagem tradicional e da comportamental, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		
	b. 
Ambas se apoiam em conhecimentos validados cientificamente e resultantes de pesquisas feitas por especialistas.
	
	
	
	
	
	5-
	De acordo com qual tipo de epistemologia nossa inteligência é compreendida como o somatório das aprendizagens que tivemos oportunidade de adquirir, daquilo que internalizamos a partir da ação do meio sobre nós? Res: EMPIRISMO.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	6-
	Imagine a seguinte cena: “Ana chama a mãe de um de seus alunos, o Felipe, para conversar sobre as grandes dificuldades de aprendizagem que observa no menino. Inicia a conversa assim: ‘ Sabe, D. Joana, eu tenho 30 anos de experiência dando aulas e já percebi que o Felipe tem um atraso em relação aos coleguinhas. A senhora já o levou ao médico para verificar? Ele deve ter algum déficit, algum problema que precisa ser tratado logo, senão ele não vai conseguir aprender!’. A mãe responde: ‘Sabe, professora Ana, acho que ele puxou ao pai dele. Ele sempre foi lento e difícil de aprender as coisas, igualzinho ao pai dele!’”.
Podemos dizer que as opiniões da professora e da mãe de Felipe correspondem a uma visão:
	
	
	
	
		
	c. 
Inatista (ambas).
	
	
	
	
	
	7-
	Imagine um professor que gosta de elaborar provas difíceis e bem longas; que exige a memorização exata dos conceitos aprendidos e cria um grande suspense para o dia em que lê as notas para os alunos. Estes têm muito medo do professor e nem ousam questionar a nota quando acham que ela foi indevida.
Assinale a alternativa que indica esse tipo de avaliação e em que epistemologia ela se baseia:
	
	
	
	
		
	e. 
Avaliação cumulativa – Empirismo.
	
	
	
	
	
	8-
	Imagine um professor que valoriza muito o momento de correção comentada das avaliações junto com seus alunos, buscando problematizar com eles os erros que cometeram: o que haviam entendido, qual foi o raciocínio que os levou àquele erro. 
Assinale a alternativa que indica esse tipo de avaliação e em que epistemologia ela se baseia:
	
	
	
	
		
	b. 
Avaliação formativa – Interacionismo.
	
	
	
	
	
	9-
	Leia com atenção as três afirmações a seguir:
I. A abordagem tradicional tinha um grande mérito: produziu indivíduos capazes de pensar, de refletir e fazer críticas ao conhecimento e ao mundo.
II. A abordagem comportamental representou um avanço em relação à tradicional, pois passou a levar em conta o ritmo de aprendizagem diferenciado entre os alunos.
III. A abordagem tradicional e a comportamental têm um importante ponto em comum: acreditam na punição como meio eficaz para promover a aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		
	c. 
II, apenas.
	
	
	
	
	
	10-
	Os testes de inteligência (ou de QI) tornaram-se muito populares ao longo do século XX, inclusive nos ambientes escolares. Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
	
	
	
	
		
	c.
Sustentam-se numa visão dependente da inteligência, pois o sujeito “depende”, numa posição passiva, dos seus talentos, determinados geneticamente.
	
	
	
	1-Considerando os princípios de uma educação baseada na abordagem comportamental, é incorreta a alternativa:
		Resposta Selecionada:
	a. 
Aluno como fonte do conhecimento.
	2-Em uma abordagem tradicional de ensino, como podemos qualificar a relação entre o professor e o aluno?
		Resposta Selecionada:
	c. 
Relação vertical e assimétrica
	3- Fábio tem 6 anos, está no 1º ano do Ensino Fundamental e tem apresentado dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita. A mãe diz que o filho não aprende por causa da professora, que grita em sala de aula, é muito brava, e com isso ele não consegue aprender. O pai diz que o filho é como ele, que sempre foi mal na escola. Ele acha que o filho vai ser do mesmo jeito. Em que modelo epistemológico se baseiam as opiniões da mãe e do pai de Fábio?
		Resposta Selecionada:
	b. 
Mãe: empirismo; pai: inatismo.
	4-Imagine esta fala: “Este aluno é muito fraquinho... sua média fica sempre abaixo de cinco. Ele não aprende mesmo! É muito lento e distraído e, desse jeito, não vai passar de ano...”. De acordo com a abordagem comportamental, como deve agir o professor?
		Resposta Selecionada:
	e. 
Reforçar o aluno com prêmios.

Outros materiais