Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA CAMPINAS 
FAC IV – OURO VERDE
Atividade Discursiva
Legislação e segurança do trabalho
Dara Aparecida Ferreira do Nascimento | Eng. Civil 
11/2018
Área Classificada é a classificação de uma planta, quando esta está identificada como zonas. Essas zonas indicam a quantidade de mistura explosiva presente no local. Já, Atmosfera Explosiva, é a mistura com o ar de substâncias inflamáveis sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, na qual, após ignição, a combustão se propague a toda a mistura não queimada. A relação existente entre Áreas Classificadas e Atmosferas Explosivas é a seguinte: em Áreas Classificadas, sempre temos Atmosferas Explosivas (por exemplo, um tanque de armazenamento de álcool), porém, nem todos os lugares onde existem Atmosferas Explosivas são considerados Áreas Classificadas (por exemplo, a cozinha de casa com vazamento de gás). Quando se desenvolve um projeto para Áreas Classificadas, tem-se a certeza de que se irá trabalhar em Atmosferas Explosivas.
a) Como é feito o gerenciamento dos riscos existentes em áreas classificadas?
A segurança e saúde deve ser estudada, planejada, implementada e sempre avaliada, desde medidas técnicas de prevenção a medidas pessoais, além da capacitação para o trabalho em espaço confinado e em altura.
b) Quais são os profissionais que podem executar atividades neste tipo de local?
Engenheiro ou técnico capacitado de acordo com o item 10.8.1 da NR-10, é considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar a conclusão do curso especifico na área elétrica reconhecido pelo sistema oficial de ensino. 
Trabalhador Habilitado de acordo com o item 10.8.2 da Nr-10 é considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe .
Trabalhador Capacitado de acordo com o item 10.8.3 da Nr-10 é considerado trabalhador capacitado aquele que atenda as seguintes condições, simultaneamente.
(FONTE: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr10.htm)
Página 1

Outros materiais