A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
antropologia avaliação III objetiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:433513) ( peso.:3,00)
	Prova:
	7985309
	
	
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Atualmente, temos uma perspectiva da educação que transcende a ideia tradicional do professor enquanto reprodutor de um modelo de ensino meramente transmissivo de saberes técnicos necessários à reprodução econômica da sociedade. Estão sendo adotados novos paradigmas, em que o agente da educação aparece como mediador de um processo de aprendizagem que é ele mesmo ativo, dialógico e interativo. O conhecimento antropológico nos ajuda no entendimento das diferentes contribuições aportadas no processo de ensino por aqueles que trazem bagagens culturais diversas. Sobre a diversidade cultural no processo de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola deve fundir as diferentes identidades em uma única.
II- A escola deve celebrar as diferenças e promover o respeito.
III- A escola deve atentar às singularidades e especificidades culturais.
IV- A escola não deve ter nenhum papel na promoção da inclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	2.
	Quando o indivíduo supervaloriza sua própria cultura em relação às outras, julgando-as a partir de suas próprias referências éticas, morais e de seus valores, ocasionando uma postura de superioridade, hostilidade, e às vezes até mesmo agressão, estamos falando de que tipo de comportamento?
	 a)
	Etnocentrismo.
	 b)
	Etnologia.
	 c)
	Etnografia.
	 d)
	Etnocultura.
	3.
	Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
	 a)
	Relativismo cultural.
	 b)
	Cultura.
	 c)
	Etnocentrismo.
	 d)
	Antropologia.
	4.
	A desigualdade educacional possui diversas "faces" ou dimensões. Este problema tornou-se objeto de pesquisa para sociólogos e antropólogos desde o aparecimento destas ciências. Com relação às motivações apontadas para explicar essas desigualdades, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Podemos apontar os déficits culturais de alguns grupos sociais, o desajustamento dos currículos escolares, assim como podem ser ligadas ao gênero, à classe ou à etnia.
	 b)
	Podemos indicar as altas políticas de juros promovidas pelo Banco Central, que dificultam a modernização das estruturas e dos ambientes escolares.
	 c)
	Podemos apontar a falta de interesse dos alunos, que estão interessados mais em conectar-se à Internet e às mídias sociais do que estudar os conteúdos escolares.
	 d)
	Podemos apontar a falta de estrutura e nivelamento tecnológico, fazendo com que a escola fique desinteressante e fora de moda.
	5.
	Os livros didáticos em grande parte reproduzem uma visão evolucionista e etnocêntrica. Nessa perspectiva, a história indígena é abordada como elemento do passado, os sujeitos são tratados como primitivos e seus saberes são tomados como inferiores. Na ambição de superar essas práticas pedagógicas excludentes foram estabelecidas as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que preveem:
Art. 1º A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B: 
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1º O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. 
§ 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Considerando a inclusão dessas temáticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Os materiais didáticos mostram a cultura europeia de forma a valorizá-la entre detrimento da cultura negra e indígena. 
(    ) A história apresentada em etapas enfatiza uma postura evolucionista em relação à ordem na qual as culturas são apresentadas. 
(    ) As práticas discriminatórias existentes nos espaços escolares levam a construção de uma autoimagem negativa por parte dos alunos negros e indígenas. 
(    ) A legislação prevê o ensino da história da cultura negra e indígena como parte da formação da sociedade brasileira. 
(    ) As temáticas que se referem à história negra e indígena devem ser abordadas em séries específicas da Educação Básica. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>; <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 1 set.2017.
	 a)
	F - V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F - F.
	6.
	A Antropologia possui diversos métodos e instrumentos de pesquisas, sendo que o trabalho de campo, também chamado de Etnografia, é um dos mais importantes. Clifford Geertz chama esse momento de "estar lá". Como recurso para aprofundar esta etapa, temos a Observação Participante. Sobre a Observação Participante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Leva o pesquisador a compartilhar os papéis e os hábitos dos grupos observados para estarem em condição de observar fatos.
(    ) Leva o pesquisador a investigar, a interagir e a relacionar-se com todos os indivíduos e as instituições presentes no campo.
(    ) É o registro realizado pelo pesquisador por meio de fotografias, filmagens, entrevistas gravadas no cotidiano da pesquisa.
(    ) É uma modalidade de experiência direta do observador que, ao se inserir no campo de pesquisa, procura diminuir os "estranhamentos".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	7.
	Desde seu surgimento, vem sendo construído um considerável acervo de conhecimentos antropológicos sobre a espécie humana. A Antropologia é uma disciplina dinâmica. Os temas e as formas que foram abordados em sua fase clássica, no século XIX diferem de muitas maneiras da antropologia praticada hoje. Sobre a Antropologia do século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atentou-se para o estudo de grupos e sociedades arcaicas em territórios coloniais, com destaque para os sistemas de parentesco, de religião e das instituições.
(    ) Procurou determinar padrões e comportamentos culturais, identificando regularidades e temperamentos que condicionavam os papéis sociais dos indivíduos pesquisados.
(    ) A Antropologia do século XIX era feita primeiramente a partir de espaços fechados, sem contato direto com os povos, costumes e instituições pesquisados.
(    ) A Antropologia do século XIX tinha como foco de ação a atitude estruturalista, resultando na investigação sobre a linguagem e na classificação das estruturas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	A primeira definição de cultura na Antropologia foi definida por Edward Taylor em 1871. Com este conceito, Tylor defendeu a possibilidade de se estudar sistematicamente as sociedades a partir da cultura. Com relação ao