A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
antropologia avaliação III objetiva

Pré-visualização | Página 2 de 2

conceito de cultura em Tylor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Tylor, a cultura deve ser entendida como representações materiais, como instrumentos de trabalho, panelas, louças, roupas e outros utensílios.
(    ) Para Tylor, as principais características da cultura são o relativismo cultural, o etnocentrismo, as relações políticas e econômicas.
(    ) Para Tylor, a cultura permitia realizar estudos e análises objetivas voltadas à formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.
(    ) Para Tylor, a diversidade cultural era explicada como resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) teve uma experiência etnográfica no Brasil entre 1935 e 1940. Após retornar à França, sistematizou suas ideias, dando contornos a Antropologia Estrutural. Sobre esta corrente antropológica, analise as afirmativas a seguir:
I- Considera importante o estudo da cultura, colocando-a como elemento central da pesquisa e da investigação antropológica. 
II- A estrutura social é composta por modelos de pensamento que permitem fazer classificações sociais através da linguagem, símbolos e signos.
III- Ela considera as representações sociais dos grupos e sociedades e suas relações sociais, comparando as diferenças e semelhanças.
IV- Sua pesquisa antropológica acontece em torno das estruturas mentais conscientes e inconscientes em detrimento das representações sociais ou das relações sociais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número foi Cancelada.
	10.
	Ruth Benedict (1887-1948) foi uma antropóloga integrante da Escola Americana. Para esta corrente, os indivíduos e suas ações são fundamentais. Para isso, pesquisou os padrões e comportamentos culturais. Deste seu empreendimento, Benedict concebeu a Teoria da Configuração Cultural. Sobre esta teoria, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Teoria da Configuração Cultural indica que a cultura deve ser percebida como uma "língua" a ser traduzida a partir da cultura e do trabalho do antropólogo para os membros de outras culturas.
	 b)
	O conceito evidencia que os fenômenos culturais estão repletos de símbolos e de crenças de forma não estrutural, cujos sentidos estão atrelados à relação com a estrutura da sociedade.
	 c)
	Cada grupo seleciona recursos humanos dentre possibilidades diversas, estabelecendo assim suas próprias feições culturais, convergindo com a ideia de que um todo cultural determina a natureza das partes e suas relações.
	 d)
	Diz respeito a uma metodologia que se baseava no trabalho de campo com observação participante, em que se realizavam entrevistas em profundidade, objetivando trazer uma perspectiva sincrônica e holista.
	11.
	(ENADE, 2013) O tema da violência atravessa o cotidiano do trabalho do assistente social em suas diversas manifestações, como violência contra crianças e mulheres, homofobia, violência urbana e outras, revelando a violação de direitos humanos fundamentais. Considerando o projeto ético-político do Serviço Social, ao se deparar com essa situação, como o profissional deve buscar apreendê-la?
	 a)
	Como um fenômeno pontual e localizado, produzido e reproduzido no âmbito das relações interpessoais.
	 b)
	A partir das relações singulares entre os sujeitos envolvidos, sem considerar a relação entre o singular e o universal.
	 c)
	Por meio do movimento que a produz e reproduz em uma dada sociedade a partir de condições sócio-históricas específicas, ultrapassando a imediaticidade e a sua naturalização.
	 d)
	No circuito restrito das relações domésticas, as quais estão dissociadas das relações sociais no âmbito macrossocial.
	12.
	(ENADE, 2013) A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo. As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, a constituição de rotas internacionais marcou o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. A "questão social" adquiriu os seus contornos como expressão das condições de vida da classe trabalhadora na esfera capitalista. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, a inovação dos meios de transportes, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de "encolhimento" do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e rapidez das comunicações. Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I- A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização. 
II- A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul. 
III- O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial. 
IV- A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.