A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Serviço social em equipe Multidisciplinar 1

Pré-visualização | Página 1 de 7

Serviço Social em Equipe Multidisciplinar 1- (IOB-s.d) Sobre o conceito de ética marque a alternativa que NÃO representa uma alternativa correta. a)Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos, sendo definida através de leis especificas.
2)(CESGRANRIO-2010) Cada vez mais, o assistente social se insere em atividades de intervenção e de pesquisa com outros profissionais. Torna-se cada vez mais raro o trabalho isolado e mais frequente a situação em equipes que reúnem profissionais de áreas e especialidades diferentes. Tais equipes de trabalho podem ser multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, conforme a distinção abaixo. -A multidisciplinaridade supõe profissionais diferentes atuando sobre a mesma questão, trocando informações e coordenados por via essencialmente administrativa, que propicia o acompanhamento das ações e a sua avaliação. -A interdisciplinaridade implica a interação entre profissionais diversos que, a partir de uma questão identificam uma problemática comum sobre a qual intervirão, havendo entre eles reciprocidade e relações horizontalizadas. -A transdisciplinaridade é uma radicalização da interdisciplinaridade, conduzindo à criação de um campo teórico, operacional ou disciplinar de tipo novo e mais amplo. Com base nessas definições, o assistente social deve: d)Exercer um papel executivo e operatório em qualquer desses três tipos de equipe.
3-O Código de Ética de 1986 perdurou por quanto tempo¿ d)07 (sete) anos
4-A área da assistência social compõe a formação da(o): c)Politica de Seguridade Social
5-No Brasil, o serviço social como profissão se institucionalizou na década de: d)1930
6-(ENADE, SERVIÇO SOCIAL, 2013) O assistente social tem sido demandado para atuar na gestão de politicas publicas, abrindo possibilidades para seu ingresso no campo da formulação, gestão e avaliação. Tal atuação requer competência teórico-metodológica, ético-politica e técnico-operativa. Como seu objeto de trabalho é questão social, a pesquisa da realidade social é reconhecida como parte constitutiva desse trabalho, por que: d) o campo da gestão de políticas requer acúmulo de informações sobre a totalidade social, que envolve dados referentes às várias formas de manifestação das contradições e sua vivência pelos sujeitos sociais.
7-(TJ-PR-2009) Considere com atenção as afirmativas abaixo, relativas à ação profissional do Serviço Social como integrante de equipes interdisciplinares e multidisciplinares. I-A natureza do objeto de intervenção do assistente social é compatível com sua atuação em equipes interdisciplinares II-O assistente social ao compor equipes de trabalho no serviço publico e como servidor publico deve voltar sua ação para atividades que consolidem a noção de publico e garanta a qualificação profissional dos servidores públicos como estratégia de prestação de um serviço de qualidade à população. III-A interdisciplinaridade não pode prescindir de uma boa dose de disciplinaridade, em que o profissional envolvido com equipe multi e interdisciplinares funcione como um pendulo capaz de ir e vir e encontrar no seu âmbito interventivo, os conteúdos possíveis de uma atuação interdisciplinar e multidisciplinar. Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s) e)I
8-(UFSM-2013) Com vistas a definir estratégias e procedimentos no exercício do trabalho do assistente social, foram definidos, pelo CFESS, Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Acerca dos referidos Parâmetros, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas a seguir. ( )A intervenção profissional na política de Assistência Social não pode ter como horizonte somente a execução das atividades arroladas nos documentos institucionais, sob o risco de limitar suas atividades à “gestão da pobreza” na ótica da individualização das situações sociais e de abordar a questão social a partir de um viés moralizante. ( )As demandas por política de Assistência Social têm a raiz na capacidade individual, expressas pela ausência e precariedade de emprego, saúde, educação, moradia, transporte, entre outros. ( )A Assistência Social possui interface com todas as políticas públicas e envolve, em seus processos operativos, diversificadas entidades públicas e privadas, todas têm em seus quadros, obrigatoriamente, assistentes sociais. ( ) A concepção presente no projeto ético-político profissional do Serviço Social brasileiro articula direitos amplos, universais e equânimes, orientados pela perspectiva de superação das desigualdades sociais e pela igualdade de condições e não apenas pela instituição da parca, insuficiente e abstrata igualdade de oportunidades, que constitui a fonte do pensamento liberal. A sequência correta é b)V – F – F – V.
1-A área da assistência social compõe a formação da(o): política de seguridade social.
1 A nossa categoria profissional teve, antes do último código de ética de 1993 4 códigos.
 R=1947, 1965, 1975 e 1986
2 O conselho de saúde será composto de.
 R=50% de usuários e 50% de gestores e Trabalhadores
3 Para quê os assistentes sociais possam se apropriar da interdisciplinaridade, faz-se necessário quê:
R= A perspectiva interdisciplinar seja estimulada desde a formação dos assistentes sociais.
4 Os conselhos de saúde são regidos pelo a:
R= Resolução 33 do Conselho Nacional de saúde
5 O serviço social,, nos setores privados é requisitado pela exigência de uma nova cultura de trabalho e alguns hábitos necessários são:
R= Integração, implantação do trabalho em equipe intensificação do Ritmo na execução das tarefas.
6 Complete a frase:
 O serviço social é uma profissão interdisciplinar por excelência------------
R= Pois articula diferentes conhecimentos de modo próprio, no movimento crítico entre a prática-teoria e teoria e prática
7 Os conselhos de saúde são regidos pelo a:
r= Resolução 33 do Conselho Nacional de saúde.
8 A ideia do projeto de Gold forte, o qual prevê a diminuição da distância teórica entre a ciência humanas, foi retomada por um grupo em 1968 patrocinado pela:
R= UNESCO
9 O assistente social pode contribuir, através de ampla socialização de informações sobre os direitos------------ e serviços, para o alargamento dos canais de participação dos usuários nas decisões institucionais.
 A alternativa que completa a lacuna é:
R=SOCIAIS
10 Para que os assistentes sociais passam se apropriar da interdisciplinaridade faz-se necessário quê:
R= A perspectiva interdisciplinar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.