Buscar

AV2 - Fundamentos da Psico da Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0274_AV2_200601069903 » FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	 1a Questão (Ref.: 200601250029)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria é psicóloga em um hospital e faz um trabalho de excelência preparando pacientes obesos para cirurgia bariátrica. Maria atua:
		
	
	Na área da Enfermagem Social
	
	Na área do Serviço Social
	
	Na área da Medicina da Saúde
	
	Na área da tecnologia da Informação
	 
	Na área da Psicologia da Saúde
	
	 2a Questão (Ref.: 200601250039)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A estratégia que considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável e tem a Saúde da Família como tática prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, denomina-se:
		
	
	Atenção de Foco
	
	Atenção de Grupo
	
	Atenção Familiar
	
	Atenção Secundária
	 
	Atenção Básica
	
	 3a Questão (Ref.: 200601220845)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação ao SUS, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
	
	O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
	 
	Trata-se de uma lei de caráter "opcional", uma vez que cada Estado da federação e seus respectivos municípiospodem fazer a opçãode aderir aos seus princípios gerais, ampliando assim a democratização do acesso.
	
	Esta lei passa a regular, em todo o território nacional, as ações e os serviços de saúde, a partir de 1990.
	
	Promove a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação de saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
	
	 4a Questão (Ref.: 200601250045)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos eixos da Política Nacional do programa de HIV/Aids, visa a garantir o acesso a procedimentos de diagnóstico e tratamento à população em geral e a pessoas vivendo com DST/HIV/aids. Este eixo denomina-se:
		
	 
	Diagnóstico e assistência
	
	Trabalho e Doença
	
	Função e Ocupação
	
	Sexo e Moradia
	
	Moradia e Doença
	
	 5a Questão (Ref.: 200601345464)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O paciente psiquiátrico antes da reforma psiquiátrica passava por períodos de longa internação. Atualmente muitos hospitais psiquiátricos já foram fechados e os que existem preconizam a reinserção do paciente na sociedade através da relação com outros dispositivos da saúde mental. Isso ficou conhecido como processo de:
		
	
	Militarização
	 
	Sanitarismo
	 
	Desospitalização
	
	Fundamentação
	
	Insalubridade
	
	 6a Questão (Ref.: 200601345468)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma psicóloga atua em uma comunidade com ações de promoção de saúde e prevenção de doenças. Ela atua na área de:
		
	
	Psicologia esportiva
	
	Psicologia jurídica
	
	Biomedicina
	 
	Psicologia da Saúde
	
	Medicina tradicional
	
	 7a Questão (Ref.: 200601260422)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A atuação do psicólogo hospitalar não deixa de ser uma atuação da saúde, mas tem obrigações diferentes de outros espaços também voltados para o bem-estar do paciente. Ofereça argumentos que esclareçam o campo da psicologia hospitalar.
		
	
Resposta: O campo da psicologia hospitalar abrange cuidados para com o paciente internado em diversas situações como o trabalho feito para adaptação do paciente acidentado que precisará ficar internado por um tempo, o paciente que precisará passar por uma cirurgia, o paciente que se recusa a usar algum tipo de medicamento, além de o psicólogo poder esclarecer as dúvidas pertinentes ao período em que estará internado. O psicólogo hospitalar também poderá acompanhar os familiares, inclusive fornecendo informações e auxiliando na forma como lidar com o paciente. Poderá identificar algum familiar ou amigo que possa ajudar com questões fora do hospital, que determinados familiares, por estarem muito envolvidos emocionalmente, não conseguirão ajudar muito. O psicólogo hospitalar também tem um papel importante no meio da equipe de médicos e demais especialistas que atendem o paciente.
	
Gabarito: A Psicologia Hospitalar é defina também por Castro (2004, p.51) como: conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes no hospital. O psicólogo hospitalar seria aquele que reúne esses conhecimentos e técnicas para aplicá-los de maneira coordenada e sistemática, visando à melhora da assistência integral do paciente hospitalizado, sem se limitar, por isso, ao tempo específico da hospitalização.
	
	 8a Questão (Ref.: 200601234089)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Ministério da Saúde criou em 2002 a Rede Nacional de Atenção Integrada à Saúde do Trabalhador , que integra a rede de serviços SUS. Depois disso, foi possível criar, com a ajuda dos municípios, os CERESTs. Essa sigla refere-se a:
		
	
	Curso de Resultados em Saúde do Trabalhador
	
	Curso de Rotatividade em Saúde do Trabalhador
	
	Cooperativa de Referência em Sócio Tecnologia
	 
	Centros de Referência em Saúde do Trabalhador
	
	Centros Resultantes em Sócio Tecnologia
	
	 9a Questão (Ref.: 200601234032)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	OS CAPS - Centros de Atenção psicossocial são dispositivos criados como referência para portadores de transtornos mentais. De acordo com o Ministério da Saúde, existem alguns objetivos principais do CAPS. Ofereça três exemplos destes objetivos.
		
	Resposta: Promover a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção; promover a assistência às pessoas por intermédio de ações de proteção e promover a assistência às pessoas por intermédio de ações de recuperação da saúde. Todas com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
	
Gabarito: oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
	
	 10a Questão (Ref.: 200601260429)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lucas tem um tipo de câncer que envia células malignas a outras partes do corpo, propagando ainda mais a doença. A isto denomina-se:
		
	
	Carcinoma
	
	Anemia
	
	Sarcoma
	
	Leucemia
	 
	Metástase

Outros materiais