Buscar

Química dos Materiais Avaliando o Aprendizado AV AVS

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	"São compostos orgânicos baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos, geralmente derivados do petróleo, possuindo baixa densidade. A sua aplicação também é diversificada sendo verificada em vários segmentos industriais." De acordo com o texto, qual o material caracterizado está correto na alternativa:
		
	 
	Materiais Polímeros
	
	Compósitos de Cerâmica
	
	Materiais Metais
	
	Materiais Cerâmica
	
	Compósitos de Metais
	
Explicação:
São constituídos de macromoléculas orgânicas, sintéticas ou naturais. Os plásticos e as borrachas são exemplos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais. Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos. Os materiais poliméricos são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sabendo que materiais compósitos são aqueles que consistem em mais de um tipo de material, podem ser classificados como compósito:
		
	
	aço carbono
	
	fibra de vidro
	 
	concreto
	
	tijolo
	
	liga de alumínio
	
Explicação:
 Quando um material é preparado usando materiais de natureza distinta é denominado compósito. O concreto é um compósito comum, pois sua formação é feita a partir do cimento Portland, sendo esse a matriz, e os reforços são o agregado fino (areia) e o agregado grosso (brita), podendo ainda ser reforçado com a adição de aço.
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	
	Metais;
	 
	Polímeros;
	
	Compósitos;
	 
	Cerâmicas;
	
	Materiais avançados.
	Explicação:
Os cerâmicos são normalmente combinações de metais com elementos não metálicos. Os principais tipos são: óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.  
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta.
		
	
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	 
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
	
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
	
Explicação:
São normalmente combinações de metais com elementos não metálicos. Os principais tipos são: óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.  
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os materiais formados normalmente por compostos orgânicos; formados por grandes moléculas através de ligações covalentes e forças secundárias; possuem baixa densidade, alta resistência específica e são extremamente flexíveis; são classificados como:
		
	
	Cerâmicas.
	 
	Polímeros.
	
	Compósitos.
	
	Materiais avançados.
	
	Mestais.
	
Explicação:
São constituídos de macromoléculas orgânicas, sintéticas ou naturais. Os plásticos e as borrachas são exemplos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais. Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
  
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Uma estrutura cristalina é geralmente definida como:
		
	
	a) Um gás, com seus átomos dispostos livres tridimensionalmente.
	
	e) Um sólido com seus átomos alinhados perpendicularmente a um eixo de simetria
	
	c) Independe do estado físico, e sim do arranjo molecular.
	 
	d) Uma estrutura que permite a passagem de luz por suas moléculas.
	 
	b) Um sólido com seus átomos dispostos em um reticulado tridimensional.
	
Explicação:
É geralmente definida como um sólido com seus átomos dispostos em um reticulado tridimensional. A disposição mais estável dos átomos, em um cristal, será aquela que:
Preserva a neutralidade elétrica;
Satisfaz o caráter direcional das ligações covalentes;
Minimiza as repulsões íon-íon ;
Satisfaz o caráter direcional das ligações covalentes;
Agrupa os átomos da maneira mais compacta possível.
 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
		
	
	semi-cristalinos
	
	amorfos
	 
	cristalinos
	
	cristalográficos
	
	polimorfos
	
Explicação:
É geralmente definida como um sólido com seus átomos dispostos em um reticulado tridimensional. A disposição mais estável dos átomos, em um cristal, será aquela que: Preserva a neutralidade elétrica; Satisfaz o caráter direcional das ligações covalentes; Minimiza as repulsões íon-íon ; Satisfaz o caráter direcional das ligações covalentes; Agrupa os átomos da maneira mais compacta possível.
  
	 8a Questão
	
	
	
	
	Todo material metálico se organiza espacialmente em:
		
	
	Polímeros.
	 
	Rede cristalina.
	
	Amorfos com rede cristalina.
	
	Monômeros.
	 
	Materiais amorfos.
	
Explicação:
Rede cristalina representa a organização atômica do material em padrões geométricos repetitivos.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para entender os materiais é necessário conhecer suas propriedades e como eles se dividem. Em relação as propriedades gerais é correto afirmar que:
		
	
	Compressibilidade refere-se a duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo;
	
	Impenetrabilidade refere-se ao  volume ocupado por certa porção de substância na fase gasosa pode diminuir se ela for submetida à ação de forças externas;
	 
	Divisibilidade: Propriedade que os materiais apresentam de suportar a maleabilidade a ponto de se deformar sem se romper.
	 
	Ductilidade refere-se a propriedade que os materiais apresentam de suportar a maleabilidade a ponto de se deformar sem se romper.
	
	Inercia refere-se ao conceito de que se um material, na fase sólida, for tracionado ou comprimido pela ação de forças externas, sem que suas estruturas sejam rompidas, ele voltará a sua forma original assim que essa força deixar de agir;
	
Explicação:Impenetrabilidade
Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo;
Divisibilidade
Desde que a matéria não sofra um fenômeno químico, ela pode ser dividida inúmeras vezes sem alterar suas características;
Compressibilidade
O volume ocupado por certa porção de substância na fase gasosa pode diminuir se ela for submetida à ação de forças externas;
Elasticidade
Se um material, na fase sólida, for tracionado ou comprimido pela ação de forças externas, sem que suas estruturas sejam rompidas, ele voltará a sua forma original assim que essa força deixar de agir;
Ductilidade
Propriedade que os materiais apresentam de suportar a maleabilidade a ponto de se deformar sem se romper.
Inércia
Os materiais tendem a se manter como estão, isto é, em repouso ou em movimento, até que uma força atue sabre eles modificando a situação original.
	
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A classificação dos materiais segue 4 grupos, que são:
		
	
	e) Metais, Cerâmicos, Minerais e Orgânicos;
	
	c) Semi-Metais, Artificiais, Sintéticos e Compósitos;
	 
	a) Metais, Cerâmicos, Poliméricos e Compósitos;
	
	b) Metais, Semi-Metais, Poliméricos e Compósitos;
	
	d) Metais, Cerâmicos, Poliméricos e Combustíveis;
	
Explicação:
Essa classificação é baseada na estrutura atômica e ligações quimicas predominantes em cada grupo
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Se apresentam basicamente pela quebra da regularidade da rede cristalina que ocorre em um ponto especifico da mesma. Existem vários tipos de defeitos puntiformes, e os mais comuns são a vacância, também conhecida como vazio, e as impurezas. 
		
	 
	Polimerização
	
	Defeito Linear
	 
	Defeito Puntiforme
	
	Macla
	
	Contorno de grão
	
Explicação:
Os defeitos puntiformes se apresentam basicamente pela quebra da regularidade da rede cristalina que ocorre em um ponto especifico da mesma. Existem vários tipos de defeitos puntiformes, e os mais comuns são a vacância, também conhecida como vazio, e as impurezas.As vacâncias são posições da rede, que deveriam estar ocupadas por átomos, mas não estão. Além disso, ela é influenciada pelo aumento da temperatura da rede. 
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os materiais sofrem inúmeras variações e que, nem sempre temos as estruturas bem definidas. É interessante destacar que muitas das propriedades dos materiais são profundamente sensíveis a desvios, podemos identificar imperfeições ou defeitos nesses materiais. Em relação as imperfeições e defeitos marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	Os defeitos são responsáveis por inúmeros processos que são fundamentais para a utilização de certos materiais em Engenharia.
	
	Os defeitos podem ser classificados em: defeitos puntiformes, defeitos lineares e defeitos superficiais.
	
	Um defeito na estrutura cristalina pode ser compreendido como a ruptura de sua regularidade.
	 
	Os defeitos lineares se apresentam basicamente pela quebra da regularidade da rede cristalina que ocorre em um ponto especifico da mesma de forma superficial.
	
	Os defeitos superficiais são imperfeições que ocorrem ao longo de uma superfície. Esses defeitos possuem alta energia e são responsáveis por alguns fenômenos:
	
Explicação:
Defeitos lineares são imperfeições da rede que ocorrem ao longo de uma linha e são chamadas de discordância. Existem três tipos de discordâncias: em cunha, em hélice e mista
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É uma das  imperfeições da rede que ocorrem ao longo de uma linha:
		
	 
	Vaso
	
	Concha
	
	Prato
	 
	Cunha
	
	Bastão
	
Explicação:
Defeitos Lineares
São imperfeições da rede que ocorrem ao longo de uma linha e são chamadas de discordância. Existem três tipos de discordâncias:
 
 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Alguns materiais sofrem inúmeras variações e nem sempre temos as estruturas bem definidas. Destaca-se  que muitas das propriedades dos materiais são profundamente sensíveis a desvios, podendo ser identificados imperfeições ou defeitos nesses materiais. Um dos fenômenos muito importante que ocorre nos materiais é a difusão. Assinale a alternativa INCORRETA, referente ao fenômeno da difusão.
		
	 
	O processo de difusão ocorre apenas em materiais gasosos.
	 
	O processo ocorre em virtude da migração dos átomos de um ambiente da rede para outro. 
	
	Entende-se por difusão o fenômeno de transporte de material por movimento atômico.
	
	Uma das condições para que a difusão ocorra é existir um ambiente adjacente vazio.
	
	O processo de difusão consiste em um tratamento térmico para melhorar as propriedades, como dureza e resistência dos materiais. 
	
Explicação:
Segundo Callister Júnior, entende-se por difusão o fenômeno de transporte de material por movimento atômico. O processo de difusão pode ocorrer em materiais, líquidos, gasosos e sólidos;
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um defeito pode ser caracterizado como uma quebra da regularidade na estrutura cristalina. O conceito a seguir refere-se a qual tipo de defeito?
"São posições da rede, que deveriam estar ocupadas por átomos, mas não estão. Além disso,é influenciada pelo aumento da temperatura da rede."
		
	 
	Discordância
	
	Impurezas
	 
	Vacâncias
	
	Macla
	
	Contorno de grão
	
Explicação:
As vacâncias são posições da rede, que deveriam estar ocupadas por átomos, mas não estão. Além disso, ela é influenciada pelo aumento da temperatura da rede.
As vacâncias podem mudar de posição, caso haja suficiente agitação térmica entre os átomos. Essa mudança de posição é equivalente à mudança de posição dos átomos. Essa é a base do processo de difusão atômica em redes cristalinas.
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A determinação e o conhecimento das propriedades mecânicas são muito importantes para a escolha do material para uma determinada aplicação, bem como para o projeto e a fabricação do componente. Os fenômenos que ocorrem no material também são importantes para entender o comportamento do mesmo. O conceito "é o fenômeno de transporte de material por movimento atômico", refere-se ao fenômeno de: 
		
	
	recozimento
	
	neutralização
	 
	difusão
	
	polimerização
	
	fadiga
	
Explicação:
Entende-se por difusão o fenômeno de transporte de material por movimento atômico. O processo de difusão pode ocorrer em materiais, líquidos, gasosos e sólidos; iremos ver quais são os processos de difusão mais importantes que ocorrem nos materiais sólidos e que podem influenciar na sua utilização.
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma forma de proteger um metal contra corrosão é conectá-lo eletricamente a um ânodo de sacrifício. Este deve ser:
		
	 
	um metal com potencial de redução maior do que o do metal que se quer proteger.
	 
	um metal mais facilmente oxidável do que o metal que se quer proteger.
	
	um metal menos facilmente oxidável do que o metal que se quer proteger.
	
	o mesmo metal que se quer proteger.
	
	qualquer pintura.
	
Explicação:
O elemento a se oxidar será o que possuir o maior potencial de oxidação de acordo com a tabela de potencial de redução/oxidação.
Se tivermos dois elementos o elemento que tiver maior potencial de oxidação sofrerá oxidação e o outro redução.
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. É conceito de:
		
	
	Fadiga
	
	Fratura
	 
	Corrosão
	
	Fluência
	
	Têmpera
	
Explicação:
Entende-se por corrosão a deterioração de um material, geralmente metálico, que pode ocorrer por uma ação química ou eletroquímica, do meio ambiente, associada ou não, a esforçosmecânicos. Os efeitos indesejáveis causados pelo processo de corrosão sofrido pelo material, como desgaste, variações químicas ou em sua estrutura, o tornam impróprio para o uso.
  
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Considerando que o único problemas a ser considerado em um dado projeto seja o aspecto corrosivo dos materiais envolvidos, marque a alternativa que apresenta o melhor material para este projeto.
		
	
	Borracha.
	
	Plástico de garrafa PET.
	
	Prata.
	 
	Aço inoxidável.
	 
	Vidro.
	
Explicação: letra a é a correta. cerâmicas, como o vidro, são mais resistentes contra corrosão do que metais e polímeros.
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com relação às ligas metálicas podemos dizer que¿
		
	
	Qualquer material que contenha algum elemento metálico na sua composição;
	 
	São materiais formados pela mistura de dois ou mais elementos metálicos em proporções aproximadas;
	
	São materiais formados por um elemento metálico e adições de quaisquer outros elementos em qualquer proporção;
	 
	São materiais formados pela mistura de dois ou mais elementos metálicos em qualquer proporção;
	
	Qualquer material que contenha mais de um elemento metálico na sua composição;
	
Explicação:
 Entende-se por liga mistura de aspecto metálico e homogêneo, de um ou mais metais entre si, ou com outros elementos.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As ligas de Alumínio são muito utilizadas no mundo moderno, principalmente na indústria aeronáutica. Entre as ligas de maior interesse industrial, podemos mencionar: o duralumínio (de Düren), formado por 93,2 a 95,5% de alumínio, 3,5 a 5,5% de cobre, 0,5% de manganês, 0,5 a 0,8% de magnésio e, em alguns tipos, silício; as ligas de alumínio e magnésio, graças à sua elevada resistência à corrosão e soldabilidade; e as ligas de alumínio e silício, devido à sua elevada resistência mecânica e peso reduzido, assim como na fabricação de componentes elétricos.
Entre os elementos utilizados para formação de liga, NÃO podemos citar:
		
	 
	Urânio
	
	Magnésio
	
	Silício
	
	Cobre
	 
	Manganês
	
Explicação:
O urânio é um elemento com potencial radioativo.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A têmpera é um tratamento térmico que consiste em aquecer o aço acima da zona crítica de temperatura e resfriá-lo rapidamente. A estrutura que se obtém é denominada de mantensítica e, entre outras aplicações, é utilizada para manter a imantação conferida ao aço através de um forte campo magnético. Com relação a esta variação de tratamento térmico, só não podemos afirmar que geralmente o mesmo atua:
		
	
	Diminuindo a elasticidade.
	
	Diminuindo o alongamento.
	 
	Aumentando a ductilidade
	 
	Diminuindo à resistência a tração.
	
	Aumentando a dureza do aço.
	
Explicação:
A têmpera refere-se a um resfriamento brusco. Na química de polímeros e na ciência dos materiais, o processo de têmpera é usado para evitar processos que se dão em temperaturas mais baixas, tais como transformações de fase, disponibilizando apenas uma pequena janela de tempo em que a reacção é termodinamicamente favorável e cineticamente acessível. Por exemplo, pode reduzir a cristalinidade e por consequência aumentar a rigidez de ligas e plásticos .
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com relação a corrosão, assinale a alternativa correta:
		
	
	a) A corrosão é um processo que só acontece nos aços.
	 
	d) A corrosão é a deterioração de um material, geralmente metálico, que pode ocorrer por uma ação química ou eletroquímica, do meio ambiente, associada ou não, a esforços mecânicos.
	
	c) A ação de microrganismos não interfere na corrosão.
	
	e) A atmosfera e os solventes orgânico não aceleram o processo de corrosão.
	
	b) A corrosão é a não capacidade de um material em se deformar plasticamente atingindo a ruptura rapidamente.
	
Explicação:
Entende-se por corrosão a deterioração de um material, geralmente metálico, que pode ocorrer por uma ação química ou eletroquímica, do meio ambiente, associada ou não, a esforços mecânicos. Alguns estudiosos também classificam como corrosão a deterioração sofrida por alguns materiais não metálicos como concreto, polímeros, borracha e madeira. Este processo é causado pela interação físico-química entre o material e o seu meio operacional. Os efeitos indesejáveis causados pelo processo de corrosão sofrido pelo material, como desgaste, variações químicas ou em sua estrutura, o tornam impróprio para o uso.
  
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os tratamentos térmicos são usados nas ligas metálicas para alterar as propriedades mecânicas do material. Um dos tratamentos térmicos é o recozimento. A respeito deste tratamento térmico é correto afirmar:
		
	
	Nenhuma das alternativas;
	
	A liga é aquecida e ocorre a uniformidade dos tamanhos dos grãos;
	 
	O aço é aquecido até a região austenitica e em seguida é arrefecida com ar, o que ocorre de forma lenta, favorecendo a tenacidade e aliviando as tensões;
	
	A peça no estado sólido é aquecida até mudar para a fase liquida da peça;
	 
	A peça é aquecida até a região austenitica e depois arrefecida com água, o que favorece a tenacidade e alivia as tensões internas;
	
Explicação:
   Recozimento é um processos de tratamento térmicos dos aços. O processo se da pelo aquecimento das peças, e o tempo em temperatura é calculado em função do tamanho da peça ou do lote, e o resfriamento em velocidades e condições adversas. Nos processos térmicos, o recozimento reduzir a dureza para ter uma maior usinabilidade das peças que irão ser construídas, existem alguns processos que necessitam de atmosfera controlada ou proteção, elas são mantidas em temperaturas relativamente baixas entre 550°C e 900°C. A temperatura é estipulada pelo tipo do aço que pode ser consultado em uma tabela do fabricante. O resfriamento é feito de maneira lenta, dentro do forno que foi aquecido ou na temperatura ambiente ou em caixas.  
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao vidro, assinale a alternativa correta:
		
	 
	a) Vidro temperado é o termo usada para um vidro que foi fundido duas vezes;
	
	b) A vantagem do vidro é que ele não sofre dilatação térmica;
	 
	d) O vidro é obtido a partir da fusão das matérias primas. Esse processo ocorre em fornos, que produzem calor, dentro da necessidade que se deseja fundir os materiais;
	
	c) O vidro possui uma boa viscosidade a baixas temperaturas;
	
	e) O vidro em baixas temperaturas se torna permeável.
	
Explicação:
O vidro é composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual é a propriedade do vidro que permite a moldagem a quente, o refino, a limpeza e o clareamento da fusão, além da homogeneização, recozimento e têmpera desse material?
		
	
	Condutividade térmica
	
	Dureza
	 
	Viscosidade
	
	Calor específico
	
	Tensão superficial.
	
Explicação:
Os materiais que podem vir a constituir vidros são aqueles que possuem a caracterÌstica de ter uma grande alteração de viscosidade com a mudança de temperatura. Portanto, resumindo, para termos um vidro, precisamos antes ter um lÌquido fundido que tenha a caracterÌstica de ser viscoso e ter aumentada muito a sua viscosidade durante o esfriamento, e que, finalmente apresente a transição vÌtrea.
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A cerâmica é a arte ou a técnica de produção de artefatos de objetos tendo a argila como matéria-prima. São geralmente encontradas na forma de óxidos, tendo em sua composição um metal e um não metal. Na tecnologia atual, o uso das cerâmicas não se restringe apenas aos tijolos refratários, mas também emaplicações aeroespaciais e de tecnologia de ponta, como na blindagem térmica de ônibus espaciais, na produção de nanofilmes, sensores para detectar gases tóxicos, entre outros. De acordo com seus conhecimentos a respeito das cerâmicas assinale a alternativa correta:
		
	
	As cerâmicas são consideradas isolantes elétricos pois são formadas por ligações metálicas.
	
	São dúcteis e maleáveis.
	 
	São frágeis, rompem sem deformar e apresentam elevada dureza.
	
	As cerâmicas apresentam baixa densidade.
	
	São excelentes condutores de calor, por isso são muito utilizadas em fornos com elevada temperatura.
	
Explicação:
Recebem o nome de cerâmicas os objetos, obtidos pela moldagem, secagem e cozimento de argila ou mistura de solos argilosos. Na fabricação deles, podem ser suprimidas algumas dessas etapas, contudo, a matéria-prima base para a fabricação de peças cerâmicas é a argila. Nos processos de fabricação dos materiais cerâmicos, a argila fica aglutinada por uma pequena quantidade de vidro, que surge pela ação do calor ou cocção sobre os componentes da argila.
  
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual é a propriedade mais importante para a fabricação do vidro que  permite a moldagem a quente, o refino, a limpeza e o clareamento da fusão, além da homogeneização, recozimento e têmpera do vidro?
		
	
	Dureza
	 
	Viscosidade.
 
	
	Condutividade térmica
 
	
	Calor específico.
 
	 
	Tensão superficial
 
	
Explicação:
Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na interface entre duas fases químicas. Ela faz com que a camada superficial de um líquido venha a se comportar como uma membrana elástica. Esta propriedade é causada pelas forçasde coesão entre moléculas semelhantes, cuja resultante vetorial é diferente na interface. Enquanto as moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas, as moléculas da superfície do líquido sofrem apenas atrações laterais e internas. Este desbalanço de forças de atração faz a interface se comportar como uma película elástica, como um látex.Interfere no desprendimento de gases durante a fusão, no encolhimento e formação de rugas durante a moldagem.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	 A palavra cerâmica se origina da palavra grega keramikos que significa ¿material queimado¿. Já o vidro surgiu pelo menos há 4.000 anos a. C. O fato de que os materiais cerâmicos e o vidro vêm sendo utilizados cada vez mais em tecnologias de ponta, sejam como supercondutores, sejam como matérias isolantes, motivam suas pesquisas. Em relação aos materiais cerâmicos e as argilas assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	Uma argila pode ter apenas um argilomineral.
	 
	Recebem o nome de cerâmicas os objetos, obtidos pela moldagem, secagem e cozimento de argila ou mistura de solos argilosos. 
	
	A matéria-prima base para a fabricação de peças cerâmicas é a argila.
	
	A argila é um material terroso natural, que quando se mistura com água adquire comportamento altamente plástico.
	
	Nos processos de fabricação dos materiais cerâmicos, a argila fica aglutinada por uma pequena quantidade de vidro, que surge pela ação do calor ou cocção sobre os componentes da argila.
	
Explicação:
As argilas são constituídas essencialmente de partículas cristalinas extremamente pequenas, formadas por um número restrito de substâncias, que recebem o nome de argilominerais. Uma argila pode ter um ou mais argilomineral.
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao vidro, podemos afirmar que:
		
	
	c) sua estrutura de carbono é semelhante à do diamante, porém é mais mole.
	
	d) não possuem resistência mecânica.
	
	e) sua descoberta e fabricação se iniciou depois da Revolução Industrial.
	 
	a) sua ruptura a temperatura ambiente é dúctil.
	 
	b) são 100% recicláveis.
	
Explicação:
Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto. 
 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Como é chamada a substância fundamental passível de polimerização?
		
	
	suporte
	 
	
monômero
 
	
	
dímero
 
	 
	polímero
 
	
	 epímero
 
	
Explicação:
Monômeros são moléculas simples, normalmente orgânicas, que quando agrupadas repetidas vezes, podendo ser as mesmas moléculas ou dispostas com moléculas de outros compostos, formam cadeias longas chamados de polímeros.
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os polímeros são macromoléculas que se caracterizam por seu tamanho, estrutura química interações intra e intermoleculares. As ligações covalentes se repetem regularmente ao longo da cadeia, que conforme mencionado recebem o nome de meros. Assinale a aternativa INCORRETA:
 
		
	 
	Dependendo do tipo de monômero (estrutura química), do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente, pode-se dividir os polímeros em três grandes classes: plástico, borrachas e fibras.
	
	O número de meros da cadeia polimérica é denominado de grau de polimerização.
	 
	Os polímeros de alto peso molecular recebem denominação diferente, e são chamados de oligômeros, geralmente, apresentam-se como produtos viscosos, de peso molecular na ordem de 90 (MANO; MENDES, 2004).
	
	 
Com a elevação da temperatura ocorre o aumento de movimentos, que conferem ao material um comportamento de se tornar mais macio.
	
	As características mecânicas dos polímeros podem se apresentar muito sensíveis às interações químicas como o ambiente, ou seja, na presença de água, oxigênio, solventes orgânicos etc. (CALLISTER, 2002).
	
Explicação:
Os polímeros de baixo peso molecular recebem denominação diferente, e são chamados de oligômeros, geralmente, apresentam-se como produtos viscosos, de peso molecular na ordem de 103 (MANO; MENDES, 2004).
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Apesar do comportamento mecânico parecido, os polímeros podem ser, em alguns aspectos, mecanicamente diferentes dos metais, como por exemplo, em relação ao módulo de elasticidade, limite de resistência à tração e alongamento (CALLISTER, 2002). Assinale a alternativa que INCORRETA referente as características dos polímeros.
		
	 
	Apresentam resistência ao calor
	
	Apresentam resistência à oxidação
	
	A principal propriedade ótica a ser considerada pelos polímeros é a transparência
	
	 Podem se apresentar muito sensíveis às interações químicas como o ambiente
	 
	Materiais poliméricos amorfos ou pouco cristalinos tornam-se translúcidos ou semitransparentes, ou mesmo opacos.
	
Explicação:
Materiais poliméricos muito cristalinos tornam-se translúcidos ou semitransparentes, ou mesmo opacos.
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Como são chamados os polímeros de baixo peso molecular?
		
	
	Dímeros
	 
	Monômeros
	
	Trímeros
	 
	Oligômeros
	
	Condensação
	
Explicação:
Os polímeros de baixo peso molecular recebem denominação diferente, e são chamados de oligômeros, geralmente, apresentam-se como produtos viscosos, de peso molecular na ordem de 103.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O uso de materiais poliméricos cresceu muito nos últimos anos devido as suas propriedades e baixo custo. Atualmente muitas pesquisas envolvem a busca de materiais com propriedades otimizadas com polímeros já existentes. Baseado nos conceitos e definições sobre os materiais poliméricos é INCORRETO afirmar que:
		
	
	O número de meros da cadeia polimérica é denominado de grau de polimerização
	
	Os polímeros são formados a partir dos monômeros, que são uma molécula com uma (mono) unidade de repetição.
	 
	Os polímerosde alto peso molecular recebem denominação diferente, e são chamados de oligômeros, geralmente, apresentam-se como produtos de baixa viscosidade, de peso molecular na ordem de 300.
	
	Os polímeros são macromoléculas que se caracterizam por seu tamanho, estrutura química interações intra e intermoleculares cujas ligações covalentes se repetem regularmente ao longo da cadeia
	 
	Com a elevação da temperatura ocorre o aumento de movimentos, que conferem ao material um comportamento de se tornar mais macio.
	
Explicação:
Os polímeros de baixo peso molecular recebem denominação diferente, e são chamados de oligômeros, geralmente, apresentam-se como produtos viscosos, de peso molecular na ordem de 103 
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um número limitado de monômeros tem sido preferido pela indústria para a produção de polímeros de uso geral e quase todos são de origem petroquímica. Qual monômero corresponde ao polímero PE?
		
	
	Poliéster.
	 
	Etileno.
	 
	Propileno.
	
	Butadieno.
	
	Estireno.
	
Explicação:
O polietileno é quimicamente o polímero mais simples. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comuns.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As características mecânicas dos polímeros podem se apresentar muito sensível as interações químicas como o ambiente, ou seja, na presença de água, oxigênio, solventes orgânicos, etc. (CALLISTER, 2002).
Dentre as propriedades químicas mais importantes, podemos destacar a resistência à oxidação, ao calor, às radiações ultravioleta, à água, a ácidos e bases, a solventes e reagentes (MANO, 1991), a seguir descreve-se essas propriedades.
Identifique o item INCORRETO:
		
	
	Resistência aos Raios Ultravioleta: essa resistência é menor em macromoléculas com dupla ligação entre átomos de carbono. Ex: Fissuras e rachaduras com a fragmentação do Polipropileno ou Polietileno, quando expostos à luz do sol.
	
	Resistência ao Calor: essa resistência é maior abaixo da temperatura de transição vítrea. Resistência é menor frequentemente com a presença de oxigênio pela ruptura das ligações covalentes dos átomos nas cadeias macromoleculares. Ex: PVC.
	 
	Resistência a Umidade: Polímeros que absorvem água sofrem alteração de volume, que em muitos casos podem atrapalhar a aplicação nos casos que se exige a precisão, outro aspecto acerca da resistência a água, é que esses polímeros podem sofrer o aumento do seu peso, influencia no dimensionamento e aquisição desses materiais, nestes casos os polímeros devem passar por um sistema de pré secagem antes de sua modelagem. Resinas fenólicas, por exemplo, no caso de cura incompleta dos laminados, incham, mudam de tamanho e sofrem delaminação.
	 
	Resistência a Ácidos: o contato com ácidos em geral, em meio aquoso, pode causar o parcial endurecimento das moléculas poliméricas, levando-as a fragilização semelhante a que ocorre com o vidro. Ex: Resinas melamínicas e produtos celulósicos sofrem alteração em meio ácido mesmo diluído.
	
	Resistência a Oxidação: essa resistência é muito encontrada em macromoléculas contendo apenas ligações simples entre átomos de carbono. Ex: PE, PP. Resistência é menor particularmente em borrachas rompendo as cadeias e na presença de ozônio. Ex: devido a centelhas elétricas nas imediações de tomadas se forma ozônio.
	
Explicação:
Resistência a Ácidos: o contato com ácidos em geral, em meio aquoso, pode causar a parcial destruição das moléculas poliméricas. Ex: Resinas melamínicas e produtos celulósicos sofrem alteração em meio ácido mesmo diluído.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os polímeros são formados a partir dos monômeros, que são uma molécula com uma (mono) unidade de repetição.Dependendo do tipo de monômero (estrutura química),do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente, pode-se dividir os polímeros em três grandes classes: 
		
	 
	plastico, borracha e fibra.
	
	argila, argilomineral e borracha.
	
	fibra, compósito e argilomineral.
	
	elastômero, vidro, argiloso.
	
	vidro, cerâmico e compósito
	
Explicação:
Dependendo do tipo de monômero ¿ estrutura química, do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente ¿, pode-se dividir os polímeros em três grandes classes: plástico, borrachas e fibras.
(CANEVAROLO, 2006).Os polímeros são macromoléculas que se caracterizam por seu tamanho, estrutura química interações intra e intermoleculares. As ligações covalentes se repetem regularmente ao longo da cadeia, que conforme mencionado recebem o nome de meros.
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Após a Segunda Guerra Mundial, os polímeros ganharam notoriedade, sendo amplamente utilizados na indústria civil. Entre as principais aplicações nesse nicho da indústria, só NÂO podemos citar:
 
		
	
	Utilização em fechamento de coberturas - telhas.
	 
	Utilização em vasos de pressão de reatores nucleares.
	
	Utilização em instalações elétricas.
	
	Utilização em instalações hidráulicas prediais.
	
	Utilização em fechamento de fachadas - esquadrias e portas.
	
Explicação:
Em vasos de reatores nucleares, utilizam-se materiais de alta resistência mecânica e alta resistência ao calor e a radiação, tornando os polímeros inadequados para este fim.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Aprendemos em nosso curso que todos os plásticos são polímeros, mas nem todos os polímeros são plásticos. Alguns polímeros conhecidos que não são plásticos são os amidos (polímeros dos açúcares), proteínas (polímeros dos aminoácidos) e DNA (polímeros dos nucleotídeos).
A seguir, encontram-se alguns polímeros e suas aplicações. Identifique a opção que NÃO revela uma associação correta.
		
	
	PMMA - Faróis, lanternas, triângulos de segurança (automobilística), pias, cubas e tampas de vasos sanitários.
	
	POM - Peças para cinto de segurança; engrenagens, válvulas e peças do sistema de combustível
	 
	PC - Sacolas, bobinas picotadas, sacarias em geral, back sheet de absorventes higiênicos e fraldas, tampas para bebidas e caixas de uso geral.
	
	PVC - Filmes para embalar alimentos ,¿couro¿ sintético para confecção de bolsas e revestimentos de estofados.
	
	PET - Garrafas para bebidas em geral, frascos para alimentos, cosméticos e produtos de limpeza.
	
Explicação:
Os polímeros conhecidos por "PC" (policarbonatos) são geralmente utilizados para a confecção de saltos de sapatos, faróis,  lanternas, lentes para semáforos, embalagens, DVDs, chapas, telhas, escudos para policiais e capacetes.
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Existem diversos tipos de polímeros, com suas propriedades físico-químeicas diferentes. Para cada um, existe um processo de fabricação mais adequado que outro. A seguir, são listados alguns desses processos.
Identifique aquele que APRESENTA ERRO na definição.
		
	
	Fiação por fusão: A fiação por fusão é um processo contínuo, aplicável a polímeros termoplásticos de difícil solubilidade e alta resistência ao calor, permitindo a obtenção de fibras, através da passagem do polímero fundido por uma placa contendo orifícios (feira).
 
	 
	Vazamento: este é um é processo contínuo, que consiste em fazer passar a massa polimérica moldável através de matriz com o perfil desejado; por resfriamento em água, a peça extrusada vai solidificando progressivamente.
	
	Compressão: A compressão é um processo de moldagem descontínuo, que se aplica comumente a materiais termorrígidos. Consiste em comprimir o material, amolecido ou fundido por aquecimento, dentro da cavidade do molde.
	 
	Calandragem: O processo de calandragem permite a obtenção contínua de lâminas e lençóis plásticos, cuja espessura deve ser continuamente mantida regular; a composição polimérica moldável passa entre rolos superpostos, sucessivos, interligados.
	
	Injeção:A moldagem por injeção é o mais comum dos processos empregados na fabricação de termoplásticos. Consiste em introduzir em molde a composição moldável fundida em um cilindro aquecido, por intermédio da pressão de um êmbolo.
	
Explicação:
A definição associada ao processo denominado vazamento é na verdade a definição do processo denominado extrusão.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A indústria petroquímica fornece insumos para a fabricação de diversos tipos de polímeros, cada qual com características físico-químicos bem particulares. A seguir, são listados alguns dos processos de fabricação. Identifique aquele que APRESENTA ERRO na definição.
		
	
	Termoformação: Este processo de moldagem descontínuo, utiliza o aquecimento de folhas ou placas plásticas, geralmente de PS, PMMA ou PC, pela sua aproximação a um conjunto de resistências elétricas, até seu amolecimento. copos, pratos, bandejas para lanchonetes, letreiros em relevo, luminárias, revestimentos para interiores de geladeira  etc.
	
	Fiação a seca: A fiação seca é um processo aplicável para a obtenção de fibras de polímeros pouco resistentes ao calor, porém sensíveis a solventes aquecidos.
	 
	Sopro: A moldagem por sopro é processo contínuo, adequado para a obtenção de peças maciças, através da insuflação de ar no interior de uma pré-forma, inserida no interior do molde.
	
	Fiação úmida: A fiação úmida possibilita a obtenção de fibras a partir de polímeros termorrígidos físicos, isto é, infusíveis, porém solúveis, mesmo que de difícil dissolução.
 
	
	Imersão: Este processo de moldagem, permite a obtenção de peças ocas por imersão do molde em solução viscosa, seguida de remoção do solvente, ou em emulsão do polímero, seguida de coagulação.
	
Explicação:
Sopro: A moldagem por sopro é processo descontínuo, adequado para a obtenção de peças ocas, através da insuflação de ar no interior de uma pré-forma, inserida no interior do molde.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Atualmente, os polímeros são utilizados em quase todas as partes da construção civil, com raras exceções. Entre as principais aplicações indique aquela cuja utilização de polímeros NÃO constitui boa prática.
		
	
	Utilização em fechamento de coberturas - telhas.
	 
	Utilização em ambientes com abundância de radiação.
	
	Utilização em em tintas e vernizes.
	
	Utilização em pisos, revestimentos e forros.
	
	Utilização em instalações elétricas.
	
Explicação:
A radiação degrada os polímeros, fazendo com que os mesmos percam suas características físico-químicas, tornando-os inadequados para este fim.
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Uma das principais aplicações dos polímeros encontra-se nas instalações elétricas. Identifique o item CORRETO relacionado a esta aplicação dos polímeros.
		
	
	Os polímeros podem ser usados instalações elétricas que exijam alta resistência mecânica.
	
	O PVC, devido ao seu alto custo, não é utilizado na fabricação de componentes de instalações elétricas.
	 
	Os polímeros suportam altas temperaturas quando porventura surgem em instalações elétricas.
	
	Os polímeros substituem com eficiência o cobre, sendo cada vez mais utilizados no lugar destes metais.
	 
	Os polímeros não são bons condutores, sendo utilizados como materiais isolantes.
	
Explicação:
- Os polímeros substituem com eficiência o cobre, sendo cada vez mais utilizados no lugar destes metais. A opção está incorreta, uma vez que os polímeros são geralm,ente isolantes.
- Os polímeros suportam altas temperaturas quando porventura surgem em instalações elétricas. A opção está incorreta visto que os polímeros não são adequados a temperaturas altas.
 - O PVC, devido ao seu alto custo, não é utilizado na fabricação de componentes de instalações elétricas. A opção está incorreta pois podemos observar na indústria de construção civil a ampla utilização de canos de PVC.
- Os polímeros podem ser usados instalações elétricas que exijam alta resistência mecânica. A opção está incorreta, uma vez que os polímeros não apresentam alta resistência mecânica.
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O processo de desinfecção que é o mais utilizado nas estações de tratamento de água, em todo o mundo, é o que usa _______ ou produtos à base de ____  como agentes desinfetantes. Este composto começou a ser utilizado em massa  no século XX, no tratamento da água como complemento do processo de filtração, que já era conhecido e utilizado, constituindo, assim, uma revolução tecnológica no tratamento da água. 
A que composto ao que o texto se refere?
 
		
	
	Oxigênio
 
	 
	Cloro
	
	Nitrogênio
 
	
	Cálcio
 
	
	Ferro
	
Explicação:
O cloro possui alta capacidade oxidante da matéria orgânica e inorgânica,  ação germicida de amplo espectro e boa persistência nos sistemas de distribuição, pois apresenta propriedade residual e pode ser medido facilmente e monitorado nas redes de distribuição depois que a água foi tratada e distribuída aos consumidores.
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual é a etapa do tratamento da água em que à ela é adicionada cal ou soda, com o objetivo de ajustar o pH para as etapas posteriores do tratamento?
		
	
	Cloração
	
	Floculação
	
	Pós alcalinização
	 
	Pré alcalinização
	 
	Coagulação
	
Explicação:
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O conjunto de normas brasileiras que contém a lista de parâmetros e valores máximos permitidos para avaliação da qualidade da água, para fins de potabilidade, é a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914 de 12 de dezembro de 2011. Ou seja, a água potável deve estar de acordo com os padrões estabelecidos por essa legislação.
Dentre os principais parâmetros estabelecidos pela portaria, podemos destacar, com EXCEÇÃO de:
 
		
	
	pH.
	
	Coliformes.
	
	Cor.
	
	Cloro e cloroamoniação.
	 
	Saponificação.
	
Explicação:
Saponificação é processo químico de obtenção do sabão, o que não se relaciona com a qualidade da água.
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais de acordo com o que estabelece a Resolução CONAMA n° 357/2005, é correto afirmar:​​​​​​
		
	
	as águas doces de Classe 1 destinam-se exclusivamente ao abastecimento para consumo humano.
	
	as águas doces de Classe Especial destinam-se ao abastecimento para consumo humano sem quaisquer restrições.
	
	 as águas doces de Classe 4 somente podem ser utilizadas para o abastecimento para consumo humano após tratamento avançado.
	 
	as águas doces de Classe 3 podem ser destinadas à irrigação,  aquicultura e atividade de pesca.
	 
	as águas doces de Classe 2 podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas e à recreação de contato primário
	
Explicação:
Águas de Classe 2 são aquelas que podem ser destinadas:
a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional;
b) à proteção das comunidades aquáticas;
c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho;
d) à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e
e) à aquicultura e à atividade de pesca.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A água é uma substância fundamental para a vida, e possui uma ampla gama de uso e o grau de poluição da mesma é avaliado através das características físicas, quimicas e biológicas por parametros de qualidade. Em relação as características marque a afirmativa correta.
		
	
	pH é a medição da resistência da água à passagem de luz.
	
	Cor é uma medida que determina se a água é ácida ou alcalina.
	 
	Fluor é  um elemento químico adicionado à água de abastecimento,pois auxilia na proteção dos dentes contra a cárie. 
	
	Turbidez está relacionada exclusivamente a presença de bactérias na água
	
	Coliformes é um dado que indica a presença de substâncias químicas dissolvidas na água. 
	
Explicação:
O Flúor é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, pois auxilia na proteção dos dentes contra a cárie. O teor de flúor na água é definido de acordo com o clima e a temperatura de cada região, pois isso afeta o consumo médio diário de água por pessoa. Para o Estado de São Paulo, o teor ideal de flúor é de 0,7 mg/l (miligramas por litro), podendo variar entre 0,6 a 0,8 mg/l. A ausência temporária ou variações da substância não tornam a água imprópria para consumo.
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O pH é uma medida que determina se a água é ácida ou alcalina. É um parâmetro que deve ser acompanhado para melhorar os processos de tratamento e preservar as tubulações contra corrosões ou entupimentos.
Indique qual a faixa de pH da água adequada ao consumo.
 
		
	
	3,0 a 6,0.
	 
	1,0 a 3,0.
	
	10 a 12.
	
	10 a 14.
	 
	6,0 a 9,5.
	
Explicação:
A faixa mais adequada é 6,0 a 9,5, valores em torno do pH neutro igual a 7,0.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A pega de um aglomerante hidráulico pode ser dividida em duas fases distintas: o início da pega e o fim da pega. Esse fenômeno é caracterizado pela elevação brusca da temperatura e da:
		
	
	Condensação
	 
	Pressão
	 
	Viscosidade
	
	Umidade
	
	Tensão superficial
	
Explicação:
O começo da solidificação chamado início de pega marca o ponto no tempo em que a pasta se torna não trabalhável e é caracterizado pelo aumento brusco da temperatura e da viscosidade
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O cimento Portland é composto de clínquer, com adições de substâncias que contribuem para suas propriedades ou facilitam o seu emprego. Na realidade, são as adições que definem os diferentes tipos de cimento. Os materiais Pozolânicos, quando adicionados ao cimento, conferem ao mesmo um aumento de que propriedade às misturas produzidas com ele?
		
	
	Durabilidade
	
	Maleabilidade
	 
	Impermeabilidade
	
	Dureza
	
	Ductibilidade
	
Explicação:
Os materiais Pozolânicos são essencialmente são oriundos de rochas vulcânicas ou matérias orgânicas fossilizadas encontradas na natureza, além disto podem ser obtidos de alguns tipos de argilas queimadas em elevadas temperaturas ou de derivados da queima de carvão mineral em usinas termelétricas. O cimento, com adição desse material, apresenta a vantagem de conferir mais impermeabilidade às misturas produzidas com ele.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os aglomerantes classificam-se em função do seu princípio ativo, e podem ser classificados como áereos quando endurecem pela ação química do __________ no ar. O composto que completa corretamente a frase é:
		
	 
	O2
	
	NO2
	
	SO2
	 
	CO2
	
	N2
	
Explicação:
Os aglomerantes classificam-se em função do seu princípio ativo, e podem ser classificados como áereos quando endurecem pela ação química do CO2 no ar.
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes, que endurece quando em contato com a água, sendo, portanto, um aglomerante que pode ser classificado como:
		
	
	Mecânico
	
	Térmico
	 
	Hidráulico
	
	Polimérico
	 
	Aéreo
	
Explicação:
O Cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes, que endurece quando em contato com a água, sendo, portanto, um aglomerante hidráulico.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para compreender a ação dos aglomerantes é necessário entender o conceito de pega. Entende-se por pega a perda da:
		
	 
	Fluidez do material
	
	Resistência do material
	 
	Viscosidade do material
	
	Tensão superficial do material
	
	Compactação do material
	
Explicação:
Entende-se por pega a perda da fluidez da pasta, até que deixe de ser deformável para pequenas cargas e se torne rígida.
	
	
	
	
	
	Entende-se por pasta as misturas de aglomerantes com:
		
	 
	Água e agregado miúdo
	
	Água e aglomerado graúdo
	 
	Água
	
	Cola
	
	Água e cola
	
Explicação:
Entende-se por pasta as misturas de aglomerantes com água
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As resinas são os principais constituintes das tintas orgânicas. Elas caracterizam o produto. Com base nas alternativas a seguir, qual outro nome é dado a esse composto?
		
	 
	Veículo.
	
	Carga.
	
	Cor.
	 
	Viscosidade.
	
	Fluido.
	
Explicação:
Veículos ¿ Sob denominação de veículo encontramos agrupados: resinas, emulsões e óleo secativos, os veículos são responsáveis pela conversão do estado líquido da tinta ao estado sólido, formando o filme ou película de tinta.
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Tintas industriais são utilizadas para proteger materiais metálicos contra a corrosão. Qual o principal efeito que estes produtos podem gerar na proteção?
		
	 
	Barreira.
	
	Aplicação.
	
	Catodo.
	
	Dispersão.
	 
	Anodo.
	
Explicação:
O efeito barreira consiste no isolamento do material do contato com o meio, evitando assim o fenômeno da corrosão.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos (líquidos, viscosos ou sólidos em pó) que, após aplicação sob a forma de uma fina camada, a um substratro que se converte num filme sólido opaco. As tintas são usadas para proteger e dar cor a objetos ou superfícies. Qual produto é utilizado para conferir viscosidade adequada para aplicação da tinta e contribuir para o seu nivelamento e secagem?
		
	
	Carga.
	 
	Solvente.
	 
	Resina.
	
	Pigmento.
	
	Aditivo.
	
Explicação:
O principal objetivo do solvente é ajustar as propriedades de cura e a viscosidae da tinta. É volátil e não se torna parte do filme seco da tinta. A sua função principal é funcionar como transportador dos componentes não voláteis.
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A escolha da tinta a ser aplicada depende de alguns fatores que as caracterizam em função de suas propriedades. Qual alternativa não corresponde a um fator que a caracteriza?
		
	
	Facilidade na aplicação.
	
	Boa aderência.
	
	Resistência e durabilidade após a secagem.
	 
	Custo.
	
	Rápida secagem.
	
Explicação:
O custo é uma variável que não se aplica como propriedade.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A tinta é composta de alguns componentes que, ao serem unidos, geram propriedades específicas a esse produto. Dentre os compostos apresentados, qual é considerado volátil, quando exposto ao meio ambiente?
		
	 
	Solvente.
	
	Aditivo.
	
	Pigmento.
	
	Inibidor.
	
	Resina.
	
Explicação:
Solventes são substâncias capazes de dissolver substâncias. Via de regra, todo solvente é uma substância altamente volátil, isto é, que evapora facilmente.
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A fabricação de tintas caracterização por processos que podem ser feitos de forma contínua ou em batelada. Considerando os processos apresentados a seguir, em qual deles ocorre o processo de moagem dos pigmentos e cargas?
		
	 
	Dispersão.
	
	Completagem.
	
	Envasamento.
	 
	Pré-mistura.
	
	Filtração.
	
Explicação:
O produto é submetido à dispersão em um tempo pré-determinado nos dispersores dotados de um sistema para o desagregamento dos pigmentos e cargas
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual alternativa corresponde a descrição a seguir? Parte interna do lenho da árvore envolvida pelo alburno, constituídapor elementos celulares sem atividade vegetativa, geralmente caracterizada por coloração mais escura que a do alburno e mais resistente a ataques biológicos.
		
	
	alburno.
	
	tronco.
	
	periderme.
	
	caule.
	 
	cerne.
	
Explicação:
Parte interna do tronco das árvores, entre o alburno e a medula, formada por células mortas, em que não ocorre o transporte de água, ger. de cor escura; âmago, durame, durâmen.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação as Madeiras, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	e) O cheiro ocorre em algumas espécies, sendo mais evidente em madeiras com alto teor de umidade.
	
	c) Nós, fibras inclinadas, rachaduras e empenamentos diminuem a resistência da madeira.
	
	d) Grã é o termo usado para descrever a direção longitudinal dos elementos anatômicos estruturais da madeira;
	 
	a) Independente da espécie, as propriedades físicas e mecânicas da madeira apresentam comportamentos iguais;
	
	b) A madeira pode ser classificada em dois tipos: Endógenas e Exógenas;
	
Explicação:
As propriedades físicas e mecânicas da madeira apresentam comportamentos diferentes, principalmente entre espécies. Esta variabilidade pode, no entanto, ser medida através de um sistema de amostragem aleatória e representativa, com um erro mínimo de estimativa, tal processo pode ser definido através de ensaios em corpos de prova, sendo que estes devem estar isentos de defeitos, como nós, fibras inclinadas, rachaduras empenamentos.
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com relação as Madeiras, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	c) Edificações de madeira, corretamente dimensionadas, podem durar séculos se feito sua manutenção.
	 
	d) A madeira possui menor resistência que outros sistemas construtivos, por isso não pode ser utilizado para construções com mais de um pavimento.
	 
	b) A madeira gasta menos energia para ser produzida que o concreto e o aço.
	
	a) A madeira transparente pode vir a se tornar um importante material na construção de casas no Brasil.
	
	e) A madeira apresenta boas características de isolamento térmico e absorção acústica.
	
Explicação:
A madeira é um dos mais antigos materiais utilizados desde os primórdios da civilização. Isso ocorre porque apresentam características técnicas, econômicas e estéticas que dificilmente se encontram em outros materiais, pois ela apresenta (BAUER et al, 2000) tais como resistência mecânica a compressão e de tração na flexão
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os processos de industrialização da madeira podem variar de acordo com o grau de beneficiamento, podendo haver peças com nenhum ou com muitos graus de beneficiamento. Algumas são as principais madeiras processadas, suas características e suas aplicações. Determine a alternativa corresponde a um painel de média densidade, produzido a partir da fibras de madeira com adição de resina sintética e submetido a alta temperatura, tempo e pressão.
		
	 
	MDF.
	
	MDP.
	
	HARDBOARD.
	
	OSB.
	
	HDF.
	
Explicação:
O MDF (medium density fiberboard - fibra de média densidade) é feito de fibras de madeiras aglutinadas com resinas sintéticas. A compactação sob maior pressão e temperatura mais elevada permite um material de composição homogênea, com boa maleabilidade, resistência e durabilidade.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação a madeira, considerando a sua utilização como material de construção, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Como material estrutural, a madeira é o único de origem orgânica.
	
	A madeira é um material não inflamável quando submetido a baixa temperatura.
	
	O aço e madeira são unidos por soldagem.
	
	A madeira só pode ser laminada em formas que podem ser ramificar, com ângulo e de secções transversais variáveis.
	 
	O painel feito contrachapado se fabrica por fibras de madeira reconstitutivas aglutinadas.
	
Explicação:
Os materiais estruturas são a base de metal, cerâmico e orgânico. Sendo a madeira o de característica orgânica.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos processos de industrialização das Madeiras, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	d) OSB são painéis estruturais de tiras de madeira orientadas em três camadas perpendiculares, o que aumenta sua resistência mecânica e rigidez;
	
	c) Compensados são constituído de lâminas de madeira sobrepostas e cruzadas entre si;
	
	e) HDF possuem alta densidade e são usados em pisos laminados.
	
	a) Podem variar de acordo com o grau de beneficiamento, podendo haver peças com nenhum ou com muitos graus de beneficiamento.
	 
	b) MDF são peças de madeira maciça e são usadas para estruturas de grande porte;
	
Explicação:
O MDF é usado principalmente para aplicações de uso interno devido à sua dificuldade de lidar com à umidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes