Buscar

Relatório seminários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROFESSORA STELLA ARANHA
Relatório – Seminário
Seminário apresentado no dia 18/04/2018, pelas alunas Luciene e Ingrid, referente ao texto Behaviorismo em discussão, da Márcia Terra. 
Durante o seminário foi abordado temas centrais do texto que propunha uma linha histórica do pensamento do Behaviorismo, focando em suas principais abordagens. As alunas apresentaram as três gerações, demonstrando as curiosidades obtidas através de pesquisas externas ao texto. Onde a professora chamou atenção para uma parte do texto, onde dizia que a mente e todas as partes e processos, como causas mentais do comportamento, eram considerados fictícios e deveriam ser evitados, pensamento que define a negação dos radicais ao mentalismo e processos introspectivos.
Já o ponto mais discutido e de mais interesse durante o seminário, seria a terceira geração, o behaviorismo social, de Staats, que criticava as duas gerações anteriores por ser um sistema fechado, que não levar em consideração aspectos importantes do homem e seus processos. Por isso, Staats, desenvolveu seu estudo integralizando e unindo as áreas de conhecimento. Confesso que foi a parte que mais me fez prestar atenção, porque essa abordagem é pouco falada durante o curso, tendo um foco mais nas teorias radicais.
Depois o seminário, passou a abordar questões sobre a história do behaviorismo no Brasil, onde a aluna disse que se surpreendeu ao descobrir que o Brasil possui o segundo maior centro de analise de comportamento do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, algo que também era desconhecido por mim. A professora lembrou que a PUC retém um grande laboratório comportamental.
Após a apresentação do texto, as alunas abriram para os colegas de turma a discussão acerca do que foi apresentado, mas o alunos não quiseram discutir sobre. A minha impressão com esse texto, foi que, se trata de um resumo do que estudamos durante a faculdade, retornando pensamentos que já esquecemos com o passar o tempo. Achei muito enriquecedor esse tema, principalmente sobre a parte do behaviorismo social, onde disse anteriormente que, tinha pouco conhecimento sobre.

Outros materiais