Buscar

Questões - Pessoas Naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pessoas Naturais
126. (CESPE – Analista – MPS/2010) Para adquirir capacidade de fato, uma pessoa deve preencher determinadas condições biológicas e legais.
127. (CESPE – Promotor – MPE-RO/2010) A capacidade é conceito básico da ordem jurídica, o qual se estende a todos os homens, consagrado na legislação civil e nos direitos constitucionais de vida, liberdade e igualdade.
128. (CESPE – Analista – MPS/2010) De acordo com a legislação brasileira, é correto afirmar que adquire e transmite direitos bebê que vier a falecer, em decorrência de má formação cerebral, cinco minutos após seu nascimento.
129. (CESPE – EXAME DE ORDEM 137º – OAB-SP/2008) A capacidade de exercício da pessoa natural corresponde à sua inaptidão para ser sujeito de direito.
130. (CESPE – EXAME DE ORDEM 137º – OAB-SP/2008) A capacidade de exercício ou de fato da pessoa natural pressupõe a de gozo ou de direito, mas esta pode subsistir sem aquela.
131. (CESPE - Analista judiciário - TJ-ES/2011) Apesar de não reconhecer a personalidade do nascituro, o Código Civil põe a salvo os seus direitos desde a concepção. Nesse sentido, na hipótese de interdição de mulher grávida, o curador desta será também o curador do nascituro.
132. (CESPE – Analista judiciário – STM/2011) Com a maioridade civil, adquire-se a personalidade jurídica, ou capacidade de direito, que consiste na aptidão para ser sujeito de direito na ordem civil.
133. (CESPE – Promotor – MPMT/2004) O nascituro tem personalidade jurídica no que se refere aos direitos personalíssimos e aos da personalidade. No entanto, somente após o nascimento com vida adquire a personalidade jurídica material, alcançando os direitos patrimoniais.
134. (CESPE – Advogado – SERPRO/2010) A personalidade civil da pessoa natural começa do nascimento com vida, o que se constata com a respiração. Entretanto, a lei também resguarda os direitos do nascituro, que, desde a concepção, já possui todos os requisitos da personalidade civil.
135. (CESPE – Auditor Federal de Controle Externo – TCU/2011) A personalidade civil da pessoa natural começa com a concepção, pois, desde esse momento, já começa a formação de um novo ser, sendo o nascimento com vida mera confirmação da situação jurídica preexistente. Nesse sentido, o Código Civil adota, a respeito da personalidade, a teoria concepcionista. 
136. (CESPE – Técnico jurídico – TCE-RN/2009) A lei confere personalidade jurídica material ao nascituro.
137. (CESPE – Analista jurídico - FINEP-MCT/2009) A capacidade de fato é inerente a toda pessoa, pois se adquire com o nascimento com vida; a capacidade de direito somente se adquire com o fim da menoridade ou com a emancipação.
138. (CESPE – Analista judiciário – TRE-MA/2009) A personalidade civil liga-se ao homem desde seu nascimento com vida, independentemente do preenchimento de qualquer requisito psíquico.
139. (CESPE – Analista Judiciário – TRT-ES/2009) A uma criança com dez anos de idade é conferida pelo ordenamento jurídico brasileiro a capacidade de gozo ou de aquisição de direitos ou obrigações.
140. (CESPE – Técnico Judiciário – área administrativa – TRT-ES/2009) A capacidade é a medida da personalidade, sendo que para uns a capacidade é plena e para outros, limitada.
Gabarito:
Comentários:
126. Correto. Para adquirir a capacidade de fato a pessoa tem que, além de possuir capacidade de direito (condição biológica: nascer com vida), tem que preencher os requisitos legais, como a maioridade civil.
127. Errado. A capacidade de direito é realmente um conceito básico da ordem jurídica, uma vez que ela é inerente ao ser humano. Porém, a capacidade de fato não é, uma vez que nem todos a têm (por exemplo, o
menor de 16 anos não possui essa capacidade).
128. Correto. Se a pessoa nascer com vida, ganha a capacidade de adquirir e transmitir direitos, mesmo que tenha vivido apenas alguns segundos.
129. Errado. A capacidade de direito corresponde à sua aptidão para ser sujeito de direito. A capacidade de exercício (ou de fato) é a capacidade de exercer seus direitos por si mesmo.
130. Correto. A capacidade de gozo ou de direito é inerente à personalidade. Segundo o art. 1º do CC, toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Já a capacidade de exercício ou de fato é a capacidade que a pessoa tem de exercer por si os atos da vida civil. Assim, o menor relativamente capaz tem capacidade de direito (toda pessoa tem), mas não tem a de fato.
131. Correto. Segundo o art. 2º do CC, a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. De acordo com o art. 1779, parágrafo único do CC, se a mulher estiver interdita, seu curador será o do nascituro. O curador do nascituro é conhecido como curador ao ventre.
132. Errado. Com a maioridade, adquire-se a capacidade de fato ou de exercício. A capacidade de direito é inerente ao ser humano.
133. Correto. O nascituro possui algumas proteções jurídicas, porém, só adquire a personalidade civil com o nascimento com vida (art. 2º do CC).
134. Errado. O nascituro tem proteção legal (art. 2º do CC), mas não possui todos os requisitos da personalidade, que só começa com o nascimento com vida.
135. Errado. De acordo com o art. 2º do Código Civil, a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. Assim, percebe-se o que o Código Civil não adotou a teoria concepcionista (na qual a personalidade é adquirida com a concepção), e sim a teoria natalista (na qual a personalidade é adquirida com o nascimento com vida).
136. Errado. O nascituro (aquele que já foi concebido, mas ainda não nasceu) não tem personalidade jurídica. Esta só é adquirida o nascimento com vida.
137. Errado. Na verdade, é ao contrário. A capacidade de direito se adquire com o nascimento com vida, sendo inerente a toda pessoa (art. 1º do CC) e a capacidade de fato é adquirida com o alcance da maioridade
(art. 5º do CC) ou pela emancipação (art. 5º, parágrafo único do CC).
138. Correto. De acordo com o art. 2º do Código Civil, a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida.
139. Correto. É a capacidade de direito. Segundo o art. 1º do Código Civil, toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. 
140. Correto. A capacidade plena é adquirida com a maioridade (art. 5º do CC) ou com a emancipação (art. 5º, parágrafo único do CC). A capacidade é limitada para os incapazes (arts. 3º e 4º do CC).

Outros materiais