Buscar

Ciclos biogeoquimicos - Calcio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciclos biogeoquímicos 
 Cálcio
Universidade do Vale do Itajaí
Profº: Adriano Marenzi
Alunos: Amanda de Azevedo, Bianca Algeri, Débora Del Nero e Mariana Trentini
Rochas carbonáticas
 
Rochas carbonatadas ou calcários são rochas constituídas por calcita (carbonato de cálcio) e/ou dolomita (carbonato de cálcio e magnésio). O termo “calcário” é empregado para caracterizar um grupo de rochas com mais de 50% de carbonatos.
  
O emprego das rochas calcárias depende da composição química e/ou características físicas.
Denominação
% deMgO
calcário
0 a 1,1
calcário magnesiano
1,1 a 2,1
calcário dolomítico
2,1 a 10,8
dolomito calcítico
10,8 a 19,5
dolomito
19,5 a 21,7
O Cálcio (Ca) tem grande importância para os seres vivos:
 Nos vegetais atuam como ativador de enzimas e componente estrutural.
 Nos animais atuam na formação do esqueleto e nos processos metabólicos (coagulação do sangue, contração muscular, etc).
O cálcio tem como fonte primária as rochas calcárias que ao sofrerem intemperismo levam os sais de cálcio para o solo, onde carregados pelas chuvas são distribuídos nos rios e oceanos.
 
CO2 associado a água da chuva, produz H2CO3 que é uma solução ácida. Esta facilita a erosão liberando o cálcio, que será lixiviado para rios e oceanos.
Nos oceanos é absorvido pelos animais, sendo utilizado para confecção de conchas carbonatadas. Com a decomposição desses animais os esqueletos calcários são depositados no fundo do oceano se associando a outros resíduos formando uma rocha sedimentar, as mudanças da crosta terrestre permitem que a rocha alcance a superfície. 
Os vegetais absorvem do solo o cálcio e a cadeia alimentar promove a passagem deste para os outros animais, assim como nos oceanos, com a decomposição de vegetais e animais, o cálcio retorna ao solo fechando o ciclo.
Etapas ciclo do cálcio
Interferência humana no ciclo do cálcio
O uso demasiado do ciclo sem controle leva a degradação deste, atingindo assim de forma negativa a região afetada. Assim como a falta, o uso demasiado também afeta o equilíbrio da região.
Referências Bibliográficas:
- FAIRCHILD, Thomas Rich, TAIOLI, Fábio, TEIXEIRA, Wilson, TOLEDO, M. Cristina Motta de. Decifrando a Terra. Companhia Editora Nacional: São Paulo, 2009. 2ª edição.
 PEIXOTO, Eduardo Motta Alves. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a12.pdf. Publicado em 20 de novembro de 2004. Acesso em 15 de março de 2011.
 ROSA, Rogério da Silva; MESSIAS, Rossine Amorin; AMBROZINI, Beatriz. Importância da compreensão dos ciclos biogeoquímicos para o desenvolvimento sustentável. 2003. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Química de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003. Disponível em: <http://www.iqsc.usp.br/iqsc/servidores/docentes/pessoal/mrezende/arquivos/EDUC-AMB-Ciclos-Biogeoquimicos.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2014.
 MINEROPAR, Serviço Geológico do Paraná -. Rochas carbonáticas: calcários. Disponível em: <http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=31>. Acesso em: 13 nov. 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais