Estagio Nara
9 pág.

Estagio Nara


DisciplinaPráticas Educativas em Ambientes Não-escolares21 materiais177 seguidores
Pré-visualização1 página
CURSO DE PEDAGOGIA 
Gestão da Educação em Ambientes Não Escolares
Atividade de Estágio
HIGIENE BUCAL
NARA VANESSA AIRES FERRO
RA1313698
Altônia-PR
2018
SUMÁRIO
1. Apresentação do Projeto
2. Cronograma de atividades
3. Detalhamento das funções do pedagogo
4. Registro reflexivo
5. Referências bibliográficas
ANEXOS
1. Apresentação do Projeto
	O local escolhido denomina-se Projeto Resgate da Criança e Adolescente (P.R.C.A.) localizado no município de Altônia \u2013 Paraná, localizado à Rua Padre José de Anchieta, 1500. Este Projeto oferece às crianças e adolescentes aula de pintura, oficina de música, aulas de Ballet, aulas de Karatê, aula de Danças entre outras.
 O público-alvo que frequenta o projeto são crianças de seis a 16 anos, mas o trabalho destina-se às crianças da Turma de 10 a 12 anos que são atendidos em horário de contra turno e participarão do trabalho que irá ser feito com elas. A importância de se trabalhar com a reciclagem é de extrema relevância, pois diante a conscientização da preservação do meio ambiente o público envolvido tem um despertar e faz com que eles ajudem a mudar o pensamento como também levar para sua família um assunto que é tão discutido nos dias atuais.
	A escolha do tema deste projeto surgiu após reuniões com a coordenação do Projeto que relatou a problemática de crianças que faltam, pois precisam ir embora durante as oficinas com dores de dente por que estão com cáries, por isso achamos ser um tema essencial que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.	
	Mesmo diante de muitas informações que as famílias têm sobre higiene é de conhecimento que nem todas as crianças têm sido cuidadas pelos pais, nos dias em que vivemos muitas crianças passam a maior parte do tempo sozinhas em casa com irmãos mais velhos, ou ficam meio período em creches ou centro de educação infantil ou até mesmo em Projetos de contra turno.
	Sabe-se que a higiene bucal é extremamente importante para nossa saúde, no entanto o índice de crianças com cáries ainda é muito grande, pois nem todas tem feito a higiene certa para manter uma boca saudável sem riscos de infecções e dores decorridas de cáries muito cedo, antes da troca dos dentinhos de leite.
	Com isso nosso projeto traz uma conscientização para que a criança, mesmo sozinha possa ter uma boa higiene com sua boca sem mesmo precisar do auxílio de um adulto.
2. Cronograma de atividades
	Data
	Atividade desenvolvida
	Carga horária parcial
	
	Palestra de Conscientização sobre o Higiene Bucal com Apresentação de Slides.
	4 hs
	
	Levantamento de Dados com a presença de um Dentista explicando sobre a saúde bucal e os problemas que as crianças podem ter devido à falta de higiene.
	4 hs
	
	Apresentação de Teatro Com a História Amigos e Inimigos dos Dentes, Brincadeiras com Espelho (escovando os dentes).
	4hs
	
	Confecção de Dente com Material Reciclável e Cartaz.
	4 hs
	
	Exposição dos trabalhos confeccionados para todas as crianças envolvidas no Projeto. Entrega de um Kit de higiene (Brinde doado por um Dentista)
	4hs
	Carga Horária total
	 
 20 ______________________________________ Horas
3. Detalhamento das funções do pedagogo
Diante das atividades desenvolvidas a função pedagógica tem grande importância, pois o pedagogo vem auxiliar os envolvidos para garantir que haja participação de todos para um bom desenvolvimento das atividades propostas.
- Levantamento de dados do público envolvido: o coordenador do Projeto Resgate da Criança e do Adolescente informou os dados das crianças e sugeriu a turma para estar envolvida nesta atividade, pois as demais já estavam com atividades programadas para o mês, por serem crianças que ficam em contra turno no local ele sugeriu que as atividades fossem em duas semanas, pois eles já tinham uma programação a ser seguida.
- Trabalho de conscientização através de diálogo com as crianças: as crianças ficaram muito empolgadas e curiosas quando foi apresentado os slides mostrando problemas de falta de higiene bucal.
- Desenvolvimento de oficinas: as atividades foram distribuídas em dois grupos de cinco crianças e um monitor da entidade para ajudar e acompanhar os alunos durante todas as atividades. Foi dado aos monitores o cronograma das atividades diárias e cada grupo participou ativamente de tudo com muito empenho.
- A avaliação se deu através da participação e envolvimento de todas as crianças, porém avaliar o desempenho profissional é muito difícil, pois nunca se sabe se estamos indo pelo caminho, contudo ao final do projeto pode-se notar que houve grande aprendizagem e grande participação e as crianças pediram para que não terminasse, pois gostaram muito de tudo que aprenderam.
- Fluxo de atividades: as atividades propostas no cronograma foram exatamente como programadas, deu certo em questão de tempo e a maneira de se fazer dando ótimos resultados no desenvolvimento.
- O espaço utilizado para as atividades foram bem aproveitados e muito bem cuidado, pois as crianças já têm em sua rotina diária muita disciplina e os monitores cobram para que todas as crianças cuidem de sua higiene pessoal e em especial a higiene bucal.
- Todos os momentos foram registrados tendo como ponto de observação a participação, o interesse, a criatividade e a interação do grupo.
Cabe ressaltar que o Projeto ofereceu todos os recursos para as atividades desenvolvidas e os demais recursos e pessoas envolvidas foram voluntários do município e da secretaria de saúde.
4. Registro reflexivo
O pedagogo em um ambiente não escolar precisa de um olhar diferenciado, pois ali não há professores, alunos e sim crianças que necessitam de cuidados e estão à disposição para aprendizagem. Mesmo sendo crianças muito carentes pode-se observar que todos estavam muito empenhados em conhecer sobre os problemas relacionados a higiene bucal e os cuidados necessários para ter uma saúde bucal sem passar por problemas e dores de dente devido às cáries.
Durante o desenvolvimento do projeto alguns obstáculos foram encontrados, pois algumas crianças queriam participar das atividades que o Projeto oferece e elas estavam envolvidas em outra atividade, em contrapartida, a maioria achou muito bom participar de algo diferente do dia a dia no projeto.
A importância do projeto foi conscientização da higiene e cuidados com os dentes. Os desenvolvimentos das atividades foram muito importantes para a criança conhecer através de um profissional da saúde como deve ser feita a higiene bucal diária. Para a minha formação como pedagoga e a atuação futura tenho plena convicção que posso ser uma mediadora e auxiliadora para levar a nossa sociedade conhecimento, organização e aprendizagem não só dentro do âmbito escolar, mas em ambiente não escolares como foi este projeto assim desenvolvido.
5. Referências bibliográficas
	GARCIA, P. P. N. S. et al. Saúde bucal: crenças e atitudes, conceitos e educação de pacientes do serviço público. Jornal de Assessoria ao Odontologista, Curitiba, v. 3, n. 22, p. 36- 41, 2000. 
	
SILVA, Jabor. Saúde bucal da criança: um estudo entre profissionais e estudantes da área de saúde e pais. Tese (Doutorado em Odontologia Área de concentração em Odontopediatria). Rio de Janeiro. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2005. 125 f. 2
ANEXOS
Foto 1: Teatro Amigos e Inimigos dos Dentes
Foto 2: Kit de Higiene Bucal
Foto 3: Dentes Confeccionados com Garrafa Pet
 
Foto 4: Cartaz Amigos e Inimigos dos Dentes