A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Apol Desenvolvimento Humano Organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 3

Apol Desenvolvimento Humano Organizacional
Questão 1/10
A organização pedagógica dos espaços educativos requer fundamentação teórica para subsidiar uma prática cotidiana de reinvenção de modelos.
FARFUS, D. Espaços Educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 13)
Alguns educadores que atuaram a partir do século XIV são importantes para entendermos melhor os contextos educacionais legados a nossa cultura escolar. Nesse contexto, enumere na ordem sequencial, os autores e suas características.
1 – Tommaso Campanella
2 – Jan Amos Komensky
3 – Jean Jacques Rousseau
4 – Emmanuel Kant
( ) Idealizou na sua obra Cidade do sol uma Educação Interdisciplinar para todos.
( ) Conhecido como Comenius, é considerado o precursor da pedagogia ativa moderna e democrática.
( ) Tornou-se amplamente conhecido por enaltecer a Educação Natural.
( ) Propõe uma educação física e prática na qual o fazer é o melhor meio para compreender, tendo, porém necessidade de um acompanhamento moral. 
Agora marque a sequência correta:
	A	1 – 2 – 3 - 4
Você acertou!
Tommaso Campanella - Idealizou na sua obra Cidade do sol uma Educação Interdisciplinar para todos. Jan Amos Komensky - Conhecido como Comenius, é considerado o precursor da pedagogia ativa moderna e democrática. Jean Jacques Rousseau - Tornou-se amplamente conhecido por enaltecer a Educação Natural. Emmanuel Kant - Propõe uma educação física e prática na qual o fazer é o melhor meio para compreender, tendo, porém, necessidade de um acompanhamento moral (livro-base, p. 52-53)
	B	3 – 4 - 2 – 1
	C	3 – 1 – 2 - 4
	D	
4 - 2 – 1 - 3
	E	
2 – 3 – 1 - 4
Questão 2/10
A sabedoria da experiência, do viver, do sobreviver ao mundo hostil não bastava ser contada, relatada em longos serões nas cavernas em torno de fogueiras. Esses relatos, como histórias que se constroem, povoavam o imaginário de quem ouvia. As imagens que se formavam na mente de cada um se perdiam com o tempo. Era necessário fazer algo mais, algo que consolidasse estas imagens, e então, espontaneamente, iniciou-se um registro proposital. As marcas ocidentais nem foram notadas, todavia, paralelamente as outras, tornaram-se indelegáveis.
LIBLIK, A. M. P. Cultura científica e cultural humanística uma possível mediação através da imagem. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001 (p. 108)
 
Sobre a importância do registro escrito na retrospectiva histórica dos contextos escolares, analise as afirmativas a seguir:
 
I – No período arcaico, qualquer espaço (cavernas, sombras das árvores, beira mar ou beira rio, ao redor da fogueira), era usado para transmitir oralmente os valores da Educação e da instrução.
II – O primeiro registro que se tem sobre uma sala de aula, remonta ao período neolítico. Ele revela uma aula de desenho, em que se utiliza método da cópia.
III – Atualmente, podemos afirmar com toda certeza, que, a melhor forma de fazer o registro das atividades escolares é por meio do quadro negro.
Marque a alternativa correta:
	A	Afirmativas I e II apenas.
Você acertou!
No período arcaico, qualquer espaço (cavernas, sombras das árvores, beira mar ou beira rio, ao redor da fogueira), era usado para transmitir oralmente os valores da Educação e da instrução. O primeiro registro que se tem sobre uma sala de aula, remonta ao período neolítico. Ele revela uma aula de desenho, em que se utiliza método da cópia (livro-base, p. 37)
	B	
Afirmativa I apenas.
	C	
Afirmativa II apenas.
	D	
Afirmativa III apenas.
	E	
Afirmativas II e III apenas.
Questão 3/10
O modelo social presente hoje nos contextos educacionais possibilita uma reflexão, sobretudo por sua estrutura, sobre quem são os responsáveis pela educação das novas gerações.
Essa função deve pertencer a família, mas, atualmente, delega-se a educação a novos caminhos de integração.
FARFUS, D. Espaços Educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2012 (p. 22)
 
De acordo com o surgimento dos contextos educacionais escolares, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) No início, os espaços utilizados para educar eram variados, pois qualquer pessoa poderia ensinar, já que não havia uma formação para professores nem um espaço físico especifico.
( ) Houve posteriormente, no processo evolutivo de nossa sociedade, a necessidade de estabelecer para o ensino um lugar adequado e único para facilitar todo o processo educacional. Foi a partir dessa necessidade que surgiu a escola.
( ) Na Idade Média e no período Renascentista, as escolas eram construídas perto das igrejas.
( ) Atualmente, as escolas continuam sendo construídas perto das igrejas, sendo essa uma legislação vigente.
 
Agora marque a sequência correta: 
 
	A	F – V – F – V
	B	V – F – V – F
	C	V – V – F – F
	D	F – F – V – V
	E	
V – V – V - F
Você acertou!
No início, os espaços utilizados para educar eram variados, pois qualquer pessoa poderia ensinar, já que não havia uma formação para professores nem um espaço físico específico. Houve posteriormente, no processo evolutivo de nossa sociedade, a necessidade de estabelecer para o ensino um lugar adequado e único para facilitar todo o processo educacional, foi a partir dessa necessidade que surgiu a escola. Na Idade Média e no período Renascentista, as escolas eram construídas perto das igrejas (livro-base, p. 34-35)
Questão 4/10
“(...) o objetivo visado foi assegurar a cada educador e estudante um espaço educativo e uma postura formativa nobre, diante das infindas situações conflitivas em que, de parte a parte, se requerem cuidados e prudências para que a relação pedagógica-educativa se mantenha em alto nível. E, para isso, nada melhor do que, mensalmente, todos os educadores da escola pararem, durante duas horas de encontros formativos, para se realimentar e refletir sobre uma faceta do projeto”.
CRESTANI, A. As múltiplas dimensões do cuidado. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014. (p. 16)
De acordo com o livro-base, cada educador que atua em espaço educativo escolar recebe uma série de incumbências e responsabilidades. Quais são essas delegações? 
Analise as afirmativas a seguir, em termos de sua validade como resposta da questão, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Planejar a prática educativa priorizando os conteúdos observados e trabalhados durante a semana de estudos;
( ) Repassar obrigatoriamente o que se deve ensinar, de maneira que o que se apresenta na escola corresponda ao que está previsto no currículo; 
( ) Planejar a prática educativa cronologicamente, de acordo com a distribuição dos conteúdos exigidos pelos programas ministeriais correspondentes às séries de sua responsabilidade;
( ) Intercalar o que obrigatoriamente se ensina e o que se pode ensinar.
 
Agora, marque a sequência correta:
	A	
V – F – V – F
	B	
 F – V – F – F
	C	F – F – V – V
Você acertou!
Como sua primeira e fundamental atividade, planejar a prática educativa cronologicamente – por dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano escolar, de acordo com a distribuição dos conteúdos exigidos pelos programas ministeriais correspondentes às séries de sua responsabilidade. Essa função é obrigatória. Intercalar o que obrigatoriamente se ensina e o que se pode ensinar – questões locais, saberes culturais específicos de determinadas comunidades, que podem e devem ser apresentados aos alunos, de maneira que o que se apresenta na escola seja vivo, real (corresponda ao ambiente de vivência do aluno e/ou dos saberes). (livro-base, p. 68)
	D	V – V – V – F
	E	
F – V – F – V
Questão 5/10
“A educação em direitos humanos foi consolidada sobre o êxito desse processo, legitimando a exigência