Buscar

ativ 33817

Prévia do material em texto

Atividade 1 – TÓPICOS ESPECIAIS I
 ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
1. MAXIMIANO (2000) afirma que as competências específicas necessárias para ocupar um cargo de gerente dependem do nível hierárquico, das tarefas do gerente, do tipo de organização e de outros fatores. De forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes.
Assinale a alternativa que corresponde às afirmações corretas relacionadas ás competências necessárias para um bom administrador.
A gerência intermediária necessita de habilidades humanas que abrangem a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes. 
A gerência de nível institucional necessita de habilidades técnicas bem desenvolvidas para compreender e comandar cada atividade desenvolvida no setor ao qual está sob sua responsabilidade.
A gerência de primeira linha relaciona-se com a atividade específica do gerente. Conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas que fazem parte de sua habilidade técnica.
a) Se somente a afirmativa I estiver correta. 
b) Se somente a afirmativa II estiver correta. 
c) Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. 
d) Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. 
e) Se todas as afirmativas estiverem corretas.
Justifique sua resposta:
De acordo com o que foi proposto no enunciado, que fala sobre as habilidades do gerente, analisemos as questões a seguir:
 A gerência intermediária necessita de habilidades humanas que abrangem a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes. Verdadeiro. Na realidade, todos os cargos de gestão necessitam possuir a habilidade interpessoal bem desenvolvida. Contudo, os gerentes de nível mais próximo das pessoas (tais como os de primeira linha e os intermediários) precisam ter essa habilidade ainda mais proeminente, a fim de gerenciarem com qualidade e humanidade e conduzirem bem a equipe que está sob seu comando. A gerência de nível institucional necessita de habilidades técnicas bem desenvolvidas para compreender e comandar cada atividade desenvolvida no setor ao qual está sob sua responsabilidade. Falso.
 A gerência de nível institucional, ou a gerência de topo, necessita ter a habilidade conceitual, que envolve a elaboração de estratégias e a visão de futuro, bem desenvolvidas. As habilidades técnicas não são exigidas para esses cargos, pois eles não lidam com a parte operacional. A gerência de primeira linha relaciona-se com a atividade específica do gerente. Conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas que fazem parte de sua habilidade técnica.  Verdadeiro.
 A gerência de primeira linha é a que se encontra mais próxima do campo operacional da empresa e, portanto, é que precisa ter mais desenvolvida a habilidade e os conhecimentos técnicos, a fim de gerenciar os processos produtivos de maneira mais eficaz.
2. Leia as afirmativas
Através das experiência de Hawthorne realizadas por Elton Mayo, descobriu-se que os operários ou trabalhadores da época estão sujeitos á um padrão de comportamento chamado de vadiagem sistêmica.
POR QUE
Estes trabalhadores reduziam a produção acerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. O engano disseminado entre os trabalhadores de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
e) as duas afirmações são falsas.
3) A amplitude administrativa significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quando um administrador tem muitos subordinados, ele tem uma amplitude de comando grande e ampla. Na prática, a amplitude média adotada por uma organização determina a configuração geral de sua estrutura organizacional. De acordo com esta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A centralização das decisões se torna uma desvantagem, pois as decisões são tomadas na cúpula, que está distanciada dos fatos e das circusntâncias locais.
b) Com centralização nas decisões, o processo de comunicação da cadeia escalar se tora mais eficiente e rápido, agilizando todos os processos envolvidos pela gestão.
c) As decisões tomadas na cúpula são mais consistentes com os objetivos empresariais globais caracterizando uma vantagem para a organização.
d) Quando a empresa utiliza de gestão centralizada os tomadores de decisão têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas, podendo gerar conflitos nas informações.
e) N.D.A
Justifique sua resposta:
R: a tendência atual nas organizações é de achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.
4. Em uma fábrica de Dourados todas as decisões são concentradas no topo da cadeia hierárquica, onde os trabalhadores devem se reportar a um único chefe, sem alterações, mesmo quando o líder do departamento está presente. Por este motivo podemos afirmar que há uma nítida centralização nas relações escalares da empresa, apesar da eficiente integração grupal.
PORQUE
Apesar do número de funcionários ser grande, não necessita uma descentralização das atividades de liderança, pois o proprietário nunca se ausenta e pode acompanhar de perto o processo produtivo. Uma das desvantagens da centralização, é que as decisões tomadas na cúpula não são tão consistentes com os objetivos da empresa como deveria.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
c) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
d) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
e) as duas afirmações são falsas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes