Alfabetização e Letramento prova
9 pág.

Alfabetização e Letramento prova

Pré-visualização3 páginas
Alfabetização e Letramento
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Letramento é um processo muito delicado na formação do educando.
Necessitando de um período longo da sua formação escolar até que o aluno seja letrado. O processo do ensino/aprendizagem do Letramento não é um processo simples. Demanda profissionais qualificados para trabalhar com o letramento, educadores que utilizam de técnicas/ ou metodologias de ensino que levem o aluno aprender a ser reflexivo e não somente a ler e escrever. Para criar um ambiente letrado em sala de aula, é necessário criar estratégias de aprendizagens, um ambiente acolhedor e uma boa relação entre o professor e o aluno. Dentro desse contexto de alfabetização, o professor no processo de ensino e aprendizagem deve levar em conta alguns aspectos educacionais e particulares da turma para elaborar o planejamento de uma classe que está em processo de letramento. Assinale as sentenças abaixo, atribuindo F para FALSO e V para VERDADEIRO.
1- ( ) considerar o conhecimento prévio da criança;
2- ( ) utilizar textos significativos;
3- ( ) partir da realidade da criança;
4- ( ) a criança precisa decorar as letras do alfabeto;
5- ( ) o professor deve escolher os textos para trabalhar em sala de aula de acordo com o sua realidade e não da criança.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V-V-V-F-F
Gabarito comentado: A sequência correta V-V-V-F-F As alternativas corretas são: 1-2-3. No livro Alfabetização: Fundamentos, processos e métodos, a Almeida (p.30) traz esses três elementos como cuidados que o professor deve ter no ensino. As alternativas erradas são 4-5 elas auxiliam na prática tecnicista, em que o aluno somente reproduz o conhecimento.
b. F-F-V-V-F
c. V-V-V-V-V
d. V-F-V-F-V
e. F-F-V-V-V
Feedback
A resposta correta é: V-V-V-F-F.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001, p. 150), a palavra \u201calfabetização\u201d significa algo como \u201cato ou efeito de alfabetizar; de ensinar as primeiras letras\u201d. Assim, uma pessoa alfabetizada é entendida como aquela que:
Escolha uma:
a. sabe ler fluentemente;
b. conhece números;
c. sabe ler e escrever;
d. domina as \u201cprimeiras letras\u201d;
segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001, p. 150), a palavra \u201calfabetização\u201d significa algo como \u201cato ou efeito de alfabetizar; de ensinar as primeiras letras\u201d. Assim, uma pessoa alfabetizada é entendida como aquela que domina as \u201cprimeiras letras\u201d, que domina as habilidades básicas ou iniciais de ler e escrever. P. 10 Cap. 1
e. saber escrever;
Feedback
A resposta correta é: domina as \u201cprimeiras letras\u201d;.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação específica de comunicação. A língua oral é estruturada e apresenta características próprias. Sobre este contexto, marque a alternativa que complementa a ideia a seguir: \u201cAs práticas de oralidade devem oportunizar aos alunos...\u201d
Escolha uma:
a. Que delimitem todos os quadrantes do terreno da leitura escolar.
b. Propostas de produção verbal e escrita que devem ampliar as suas competências em todas as situações.
c. Diferentes situações de escuta e de fala, de modo a exercitar as regras instituídas para as situações interativas face a face.
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação específica de comunicação. Devese mostrar, em relação à coerência dos discursos orais, que é um processo que ocorre na orientação temporal e, por isso, apresenta algumas diferenças funcionais, físicas e situacionais com relação à escrita, por ter interpretação mutua dos interlocutores, permitindo ao mesmo tempo a homogeneidade textual e heterogeneidade discursiva. Percebese, portanto, que as línguas oral e estruturada e apresentam características próprias.
d. Gradativamente, aumentem sua comunicação e, em consequência, desenvolvam a fala.
e. O discurso oral que é o resultado da cooperação e comunicação entre os alunos, durante uma conversa.
Feedback
A resposta correta é: Diferentes situações de escuta e de fala, de modo a exercitar as regras instituídas para as situações interativas face a face..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação específica de comunicação. Desta forma, a língua oral é estruturada e apresenta características próprias. De acordo com o texto acima, quais são as características da língua oral? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( )A escrita sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também na situação em que ela acontece.
( )Na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, para organizar o texto.
( )O discurso escrito é resultado da cooperação entre os interlocutores.
( )A produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, V, F, V.
b. V, V, V, F.
As características da língua oral são: na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, para organizar o texto. A produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos. A escrita sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também na situação em que ela acontece (esta alternativa é falsa, pois a oralidade sofrerá variação e não a escrita).O discurso escrito é resultado da cooperação entre os interlocutores(esta alternativa é falsa, pois o discurso é oral e não escrito).
c. V, F, F, V.
d. F, F, F, V.
e. F, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: F, V, F, V..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as diferenças nas condições de produção da fala e da escrita, relacione as características correspondentes:
1 - Fala
2 - Escrita
( ) Planejamento anterior à produção
( ) Impossibilidade de apagamento
( ) Acesso imediato às relações do interlocutor
( ) Livre consulta
( ) interação a distância (espaço-temporal)
( ) O texto mostra todo o seu processo de criação
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. 2, 1, 1, 2, 2, 1.
Características da FALA: Impossibilidade de apagamento, acesso imediato às relações do interlocutor, o texto mostra todo o processo de criação. Características da ESCRITA: planejamento anterior à produção, livre consulta e interação a distância (espaço-temporal).
b. 1, 2, 2, 1, 1, 2.
c. 1, 2, 2, 2, 2, 1.
d. 2, 1, 1, 2, 1, 2.
e. 2, 2, 1, 2, 1, 1.
Feedback
A resposta correta é: 2, 1, 1, 2, 2, 1..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A questão dos métodos e sua combinação simultânea em função dos diversos momentos do ensino inicial da escrita e da leitura e, atualmente, uma tendência internacional. Um bom ponto de partida consiste, portanto, em reconhecer as deficiências de cada proposta e identificar os princípios permanentes que devem ser preservados e articulados simultaneamente. Contudo, a escolha do \u201cmelhor\u201d método não poderá ser parcial e exclusiva, devendo se regular por vários critérios. Segundo Bregunci ( 2006, p. 31) quais são estes critérios? Assinale a alternativa que corresponde corretamente a esta contextualização.
I.Os princípios teóricos sugeridos pela produção teórica e pelas pesquisas já existentes nessa área.
II.A socialização de experiências ou práticas de sucesso de alfabetizadores.
III.O diagnóstico dos processos vivenciados pelos alunos,