Buscar

Meios Alternativos de Resolução de Conflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSCOLOGIA
MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS:
OS MEIOS ALTERNATIVOS EXISTEM A MILHARES DE ANOS, MAS NÃO DA MANEIRA QUE SÃO HOJE. 
NA ROMA ENTIGA EXISTIA A PÁTRIA FAMÍLIA, QUE ERA RESPONSÁVEL JUSTAMENTE PELA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. MAS ESSE MEIO ALTERNATIVO NÃO ERA EQUIVALENTE AOS MEIOS ALTERNATIVOS DE HOJE.
MEIOS ALTERNATIVOS MODERNOS:
APARECEM NA DÉCADA DE 60, NOS EUA. LOGO DEPOIS DA 2ª GUERRA MUNDIAL QUE TERMINOU EM 1945, TEVE 3 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS QUE FIZERAM COM QUE AS PESSOAS COMESSASSEM A SE EMPENHAR A ENCONTRAR MEIOS DE RESOLVER O CONFLITO DE MANEIRA MAIS AMIGÁVEL. 
1º ELEMENTO: TODO MUNDO FICOU ESPANTADO COM A VIOLÊNCIA, COM A CRUELDADE QUE HAVIA ACONTECIDO NA 2ª GUERRA. NINGUÉM QUERIA NEM IMAGINAR UMA POSSIBILIDADE DE TER UMA TERCEIRA GUERRA. COM ISSO AS PESSOAS COMEÇARAM A IMAGINAR QUAIS SERIAM AS VIAS DE LIDAR COM CONFLITOS INTERNACIONAIS SEM QUE OS PAÍSES CHEGASSEM AS VIAS DE FATO.
2º ELEMENTO: O FATO DE QUE PELA A 2ª GUERRA MUNDIAL, MUITAS PESSOAS DE CULTARAS E ETINIAS DIFERENTES FUGIRAM DA EUROPA E FORAM PARA OS ESTADOS UNIDOS ISSO GERAOU NOS EUA UM CALDEIRÃO DE VALORES, DE PENSAMENTOS DIVERSOS. ISSO FEZ COM QUE UMA SÉRIE DE CONFLITOS APARECESSE PELA DIVERGENCIA DE PENSAMENTOS.
3º ELEMENTO: QUANDO SE FALA DESSE PERÍODO, JUSTAMENTE POR CAUSA DO PÓS GUERRA QUE OS EUA VENCERAM E TROUXE UMA SÉRIA DE VANTAGENS AOS EUA, AS PESSOAS ESTAVAM EXTREMAMENTE OTIMISTAS COM O CRESCIMENTO ECONÔMICO AMERICANO E AUMENTOU MUIT A NATALIDADE NA DÉCADA DE 60. ESSE AUMENTO DA NATÁLIDADE FOI CHAMADO DE BABY BOOM. COM O AUMENTO DOS NASCIMENTOS TEVE UM AUMENTO DA DEMANDA POR CONSUMO, POR CAUSA DISSO AMPLIARAM-SE OS CONFLITOS NA ÁREA DE CONSUMIDOR. ESSES 3 ELEMENTOS EM CONJUNTO FIZERAM COM NA UNIVERSIDADE DE HARVARD AS PESSOAS COMESSASSE A SE DEDICAREM A IMAGINAR COMO É QUE ELES IAM LHE DAR COM OS CONFLITOS SEM QUE ISSO TIVESSE QUE SER LEVADO PARA O JUDICIARIO. SEM QUE ISSO TIVESSE QUE SER LEVADO PARA EXFERAS SUPERIORES À ORGANIZAÇÃO JUDICIAL DO PAÍS. CRIOU- SE ENTÃO O QUE ELES CHAMARAM DE NEGOCIAÇÃO COOPERATIVA OU NEGOCIAÇÃO ASSISTIDA ( QUE ERA UMA TECNICA NO QUAL PESSOAS DOS PAÍSES QUE ESTAVAM EM CONFLITO SE JUNTAVAM NA PRESENÇA DE UM TERCEIRO, QUE ERA UM TERCEIRO IMPARCIAL QUE AUXILIAVA ESSAS PESSOAS A CHEGAREM EM UM DENOMINADOR COMUM.
COM O AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL NA DÉCADA DE 80, QUE FOI TAMBÉM UM MOMENTO NO BRASIL QUE ACONTECEU UMA SÉRIE DE GANHOS NO SENTIDO LEGISLATIVO QUE PERMITIRAM AS PESSOAS O ACESSO A JUSTIÇA, AI COMESSAMOS A TER UMA LITIGÂNCIA MAIOR. PORQUE ATÉ A DÉCADA DE 80 AS PESSOAS NÃO TINHAM O VERDADEIRO ACESSO A JUSTIÇA, NÃO EXISTIA JUIZADOS ESPECIAIS, POIS FORAM CRIADOS EM 95, NÃO EXISTIA UMA SÉRIE DE LEGISLAÇÕES POR GARANTIR O ACESSO A JUSTIÇA MAIS FÁCIL, OU SEJA, NÃO TÍNHAMOS UMA SÉRIE DE FÁCILIDADES QUE FAZIAM COM QUE AS PESSOAS PUDESSEM AJUIZAR AÇÕES ISTO GERAVA O QUE SE CHAMA DE LITIGÂNCIA CONTIDA, POIS TINHA UMA DEMANDA CONTIDA POR LETÍGIOS QUE NÃO FORAM LEVADOS A JUSTIÇA, AS PESSOAS NÃO TINHAM DINHEIRO PARA LEVAR ESSE LETIGIOS À JUSTIÇA, NÃO EXISTIA A POSSIBILIDADE DE VOCÊ PLEITIAR UM DIREITO SEM A PRESENÇA DE UM ADVOGADO. POR ISSO NÃO PROCURAVAM A JUSTIÇA PARA RESOLVER SUAS QUESTÕES. A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DE UMA SÉRIE DE LEGISLAÇÕES NA DÉCADA DE 80 E 90, ESSA DEMANDA QUE ESTAVA REPRIMIDA, QUE ESTAVA CONTIDA, HOUVE UMA PRESSÃO ELEVADA SOBRE O JUDICIÁRIO. HOUVE UMA SÉRIE DE CONQUISTAS, AS PESSOAS COMEÇARAM A TER MAIS ACESSO A JUSTIÇA SÓ QUE ISSO GEROU UM PROBLEMA. COMEÇOU A TER UMA MASSA DE PROCESSO, EXCESSOS DE PROCESSOS NO JUDICIÁRIO. 
COM ISSO SURGIU UMA DÚVIDA DO QUE PODIA SER FEITO PARA QUE AS PESSOAS PUDESSEM TER UM MEIO DE RESOLVER SEUS CONFLITOS MAS SEM LEVAR TUDO AO JUDICIÁRIO. ENTÃO SURGIRAM OS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO MODERNOS.
ESSES MEIOS SURGIRAM POR UMA SÉRIE DE FATORES:
1º SÃO MAIS CÉLERES.
2º NA JUSTIÇA, NO JUIZADO ESPECIAL UM PROCESSO TEM UM CUSTO ECONÔMICO E UM CUSTO SOCIAL, EMOCIONAL, PISCICOLÓGICO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS.NÃO ADIANTA TER MAIS JUÍZES SE O NÚMERO DE CASOS NÃO DIMINUI, PODE SE TER UMA VELOCIDADE MAIOR, MAS O PROBLEMA NÃO SERIA INTERROMPIDO. ESTAMOS VIVENDO HOJE A CULTURA DA LITIGÂNCIA, CULTURA DO LETÍGIO, QUALQUER COISA AS PESSOAS AMEAÇAM AS OUTRAS DE ENTRAR NA JUSTIÇA. AS PESSOAS NÃO CONVERSAM MAIS, E MUITAS DAS VEZES QUEREM TRANSFERIR AS SITUAÇÕES QUE MUITAS DAS VEZES SÃO RELACIONAIS.O PROBLEMA SER LEVADO À JUSTIÇA NÃO SIGNIFICA QUE ELE VAI SER RESOLVIDO DE FATO
3º OS MEIOS ALTERNATIVOS SÃO TAMBÉM UMA VIA PARA SE BUSCAR A PACIFICAÇÃO SOCIAL. PORQUE COM ELES A GENTE NÃO LIDA APENAS COM O CONFLITO QUE ESTÁ COLOCADO. A GENTE LIDA TAMBÉM COM O QUE TÊM POR DEBAIXO DAQUELE CONFLITO, QUAIS SÃO AS CAUSAS DAQUELE CONFLITO E NÃO APENAS O CONFLITO EM SI.
TODOS ESTES MOTIVOS EM CONJUNTO FIZERAM COM QUE A PARTIR DA METADE DA DÉCADA DE 90 TIVESSE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SÉRIE DE MEIOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.
QUAIS SÃO OS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS?
ARBITRAGEM
CONCILIAÇÃO
MEDIAÇÃO 
NEGOCIAÇÃO
NO JUDICIÁRIO QUE RESOLVE A SITUAÇÃO É O JUIZ. 
ARBITRAGEM:
A ARBITRAGEM SE MANTEM MUITO PRÓXIMA DA EXTRUTURA DO JULGAMENTO DO JUIZ, É UM MEIO DE CONFLITO, QUE É VOLTADA PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PRIORITARIAMENTE PATRIMONIAIS. QUEM REALIZA A ARBITRAGEM É O JUIZ ARBITRAL OU ÁRBITRO QUE É UM ESPECIALISTA EM ALGUMA ÁREA E VAI SER AQUELE QUE VAI JULGAR AQUELA CAUSA DENTRO DA SUA ÁREA DE ESPECIALIDADE. É COMO SE ELE FOSSE O PERITO QUE O JUIZ CHAMA, SÓ QUE ELE É QUEM VAI DECIDIR BASEADO NO SEU CONHECIMENTO E NA SUA ESPECIALIDADE. 
COMO SE DEFINE PARA FAZER UMA SESSÃO DE ARBITRAGEM PARA RESOLVER O PROBLEMA?
 TEM 2 VIAS:
1- QUANDO VC FAZ UM CONTRATO SE INSERE NAQUELE CONTRATO O CHAMDO CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA, QUE ESTABELECE QUE TODOS OS CONFLITOS QUE SURGIREM A PARTIR DAQUELE CONTRATO SERÃO RESOLVIDOS POR MEIO DE ARBITRAGEM
2- MESMO DEPOIS DE SURGIR O CONFLITO E MESMO NÃO HAVENDO CLAUSULA COMPROMISSÓRIA, AS PESSOAS PROPOE RESOLVER O PROBLEMA NA ARBITRAGEM
ARBITRAGEM É EXTREMAMENTE CÉLERE, O CUSTO É MUITO MENOR E É MUITO BOA DE RESOLVER SITUAÇÕES QUE PRECISAM QUE SEJAM RESOLVIDAS DE MANEIRA RÁPIDA. TEM QUE SER VOLTADO PRINCIPALMENTE PARA QUESTÕES PATRIMONIOAIS, OBVIAMENTE DIREITOS DISPONÍVEIS. É EXTRAJUDICIAL, É ALTERNATIVA AO JUDICIAL. O JUIZ ARBITRAL DEVE SER ACEITO PELAS PARTES
NÃO SE PODE RECORRER. A ÚNICA FORMA DE VOCÊ NÃO CUMPRIR O QUE FOI DECIDIDO NA SESSÃO DE ARBITRAGEM É SE VOCÊ CONSEGUIR PROVAR QUE HOUVE VÍCIO, POR EXEMPLO, VOCÊ PROVAR QUE A PESSOA NÃO É ESPECIALISTA NÁREA, SE VOCÊ PROVAR QUE A PESSOA NÃO AGIU COM ÉTICA, NÃO FOI IMPARCIAL, SE PROVAR QUE HOUVE PROPINA. SE NÃO CONSEGUIR PROVAR O VÍCIO A SENTENÇA ARBITRAL OU LAUDO ARBITRAL TEM VALOR DE TÍTULO JUDICIAL MESMO SENDO EXTRAJUDUCIAL, SE ENTRAR NO JUDICARIO VAI DIRETAMENTE PARA EXECUÇÃO.
POR VOLTA DE 99 AS PESSOAS COMESSARAM A CONHECER A ARBITRAGEM E ACHARAM QUE PODERIAM SER JUIZES SEM FAZER DIREITO, SEM CONCURSO E QUE IA GANHAR BEM SEM TER QUE SE MATAR PARA ESTUDAR, E USARAM DE MANEIRA INESCRUPULOSA, E AS PESSOAS PREGAVAM CARTAZES E POSTERES, COMEÇOU APARECER CARTEIRINHA, CARRO DE MINISTRO ARBITRAL, JUIZ ARBITRAL. ISSO GEROU UM DESCRÉDITO DA ARBITRAGEM, AS PESSOAS COMEÇARAM A DESCONFIAR DA ARBITRAGEM, E PARA SE DESFAZER DESSA MÁ FAMA NÃO SERIA FÁCIL. COMEÇOU A GERAR NOS JUIZES DO JUDICIARIO UMA GRANDE RESISTENCIA CONTRA A ARBITRAGEM E QUANDO SURGIA ALGUM LAUDO ELES DESCONFIAVAM QUE NÃO HAVIA SIDO FEITO CORRETAMENTE, E COMEÇAVAM TODO O PROCESSO DE RECONHECIMENTO COMO SE AQUILO NÃO TIVESSE VALOR NENHUM, HOJE EXISTE UM DESCRÉDITO MUITO GRANDE CONTRA A ARBITRAGEM.
CONCILIAÇÃO:
É UM MEIO ALTERNATIVO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS EM QUE EXISTE UM TERCEIRO QUE TEM QUE SER NEUTRO E IMPARCIAL, O IMPARCIAL É AQUELE QUE NÃO TOMA PARTE, NÃO ESTÁ ALI PARA DEFENDER UM CONTRA O OUTRO, ESTÁ ALI PARA AUXILIAR AMBOS DE UMA MANEIRA MAIS PACIFICA. NEUTRA É BUSCAR NÃO PERMITIR QUE OS SEUS CONHECIMENTOS, OS SEUS VALORES, SUAS IDEIAS E SUAS CRENÇAS INTERFIRAM NUMA MEDIAÇÃO. NÃO É POSSÍVEL SER 100% NEUTRO, MAS TEMOS QUE BUSCAR ESSA NEUTRALIDADE. 
A FUNÇÃODO CONCILIADOR É ORIENTAR, ESCLARECER, ENCAMINHAR PARA O ACORDO E PODE SUGERIR BASEADO NO CASO CONCRETO E NÃO EM SUAS IDÉIAS.
VAI TRATAR DE DIREITOS DISPONÍVEIS, NÃO PODE TRATAR DE DIREITOS INDISPONÍVEIS. EXEMPLO, NÃO SE PODE DISPOR DE PAGAMENTO OU NÃO PAGAMENTO DE ALIMENTOS. CONTRUIR É SER ATIVO NA BUSCO PELO ACORDO, VAI TENTAR FAZER AS PESSOAS ENTENDEREM QUE UM ACORDO É MUITO MAIS INTERESSANTE.
MEDIAÇÃO:
NA MEDIAÇÃO NÃO TEMOS UMA LEI ESPECÍFICA, TEMOS UM PROJETO DE LEI

Outros materiais