Buscar

Sociologia e Direito- Hans Kelsen

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tema: Direito e Sociologia
TEORIA GERAL DO DIREITO
Prof. Jairo
Aluna: Susana Santos
O QUE É DIREITO?
A palavra direito pode ser utilizada em dois sentidos: o primeiro, o que se refere à norma estabelecida na lei, ou seja, a regra jurídica; e o segundo, o que se refere à faculdade, que todos temos, de exigir um determinado comportamento alheio, em defesa de nossos direitos. 
Assim, o Direito, no sentido de direito objetivo, é um preceito hipotético e abstrato, destinado a regulamentar o comportamento humano na sociedade, e cuja característica essencial é a sua força coercitiva, que lhe é atribuída pela própria sociedade. 
HANS KELSEN:
Segundo Hans Kelsen, o direito é uma ordem de conduta humana, ou seja, é um conjunto de normas. ele argumenta que o direito não é como se costuma pensar: apenas uma norma, é mais do que isso, o direito é um conjunto de normas que possui uma unidade que forma um sistema. em suas próprias palavras Kelsen formula o seu conceito inicial de direito: “ o direito é uma ordem normativa da conduta humana, ou seja, um sistema de normas que regulam o comportamento humano”
O QUE É SOCIOLOGIA?
Sociologia é a ciência que estuda a relação entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
 O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia familiar, entre outras
Émile Durkheim
Para Durkheim os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um determinado grupo social, ou de um indivíduo. 
A forma como foi desenvolvido o pensamento em um cidadão é o que vai determinar a forma que ele vai se relacionar com as outras pessoas, o relacionamento pessoal e interpessoal de cada indivíduo vai depender da forma como foi desenvolvido nele os pensamentos e conceitos. 
Qual é a relação entre direito e sociologia?
O homem é um ser social, pois vive em sociedade, sendo assim esse indivíduo deve obedecer regras que a mesma impõe, quando há conduta imprópria, o direito puni se preciso pois visa manter a boa relação social entre os indivíduos
Lei Maria da Penha
Lei 11340/06- Lei Maria da Penha
Essa lei partiu de uma vertente da questão social que é a violência contra a mulher, no qual vem de encontro a proteger a mulher do agressor, seja ele seu companheiro, irmão, entre outros. Essa violência não é necessariamente física, sendo considerado violência também agressão verbal.
FALHAS NA LEI
Foram encontradas falhas na lei que foram corrigidas pela emenda que fora feita recentemente.
Isso ocorreu para facilitar a aplicabilidade da lei
Muitas mulheres são agredidas e se calam, por este motivo nem sempre davam andamento no processo contra o agressor. Isso ocorre porque na maioria das vezes, essas mulheres dependem financeiramente de quem as agrediu, ou por medo, ou até mesmo por amar este agressor e não querer vê-lo atrás das grades.
Após essa emenda, não é necessária a denuncia da própria vítima, exemplo:
Se essa mulher der entrada em uma Instituição de Saúde ou de Assistência com sinais de agressão, a própria instituição tem autonomia de fazer essa denuncia.
Qualquer pessoa que tenha ciência de que esta mulher está sendo agredida, pode também fazer essa denuncia.
Após essa denuncia, o agressor será julgado independentemente da vontade da vítima
Este crime se tornou um crime inafiançável
Antes dessa emenda na Lei Maria da Penha era uma questão pessoal, agora é uma questão da sociedade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes