Buscar

AV PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	
	 Fechar
	Avaliação: CCE0663_AV_201306007641 » PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE 22104776
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201306007641 - MARCOS LUCIO DA SILVA
	Professor:
	MARCIO JORGE GOMES VICENTE
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 1        Data: 09/03/2015 16:59:59 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 92194)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Numa cidade moderna, tanto o lixiviado produzido pelos aterros sanitários quanto os esgotos domésticos produzidos pelos habitantes devem ser tratados em estações de tratamento. Sobre o funcionamentos de estações de tratamento, em relação a lagoas de com processos aeróbicos e anaeróbicos podemos descrever:
		
	
Resposta: Em uma Lagoa o processo de funcionamento de estação de tratamento em relação aeróbicos e anaeróbicos pode ser descrito devido a qual se mede o nivel de oxigênio na agua, bem como passa pelo um processo de decantação para que as sujeiras flutuem tornando mais acessivel o seu recolhiemento, passando pro um processo de filtragem.
	
Gabarito:
Quando o efluente é tratado em lagoas anaeróbias, a matéria orgânica é depurada na ausência de oxigênio. Quando o efluente passa por decantador secundário, os flocos biológicos sedimentarão, podendo ser recirculados através de bombeamento. Quando o efluente é tratado em lagoa de aeração, bactérias do tipo aeróbias farão a depuração da carga orgânica dissolvida no efluente. Se o efluente for tratado por sistema de aeração prolongada, o oxigênio necessário à respiração das bactérias poderá ser introduzido por aeradores flutuantes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 581206)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Como sabemos, os Consórcios Urbanos e as Operações Associadas vêm se tornando uma prática muito utilizada pelos diversos municípios brasileiros como medida de soluções de problemas comuns entre eles, garantindo grandes avanços sociais e ambientais. Em relação a destinação final dos resíduos sólidos urbanos uma solução conjunta é uma alternativa na implantação de um aterro sanitário comum para dois ou mais municípios. Cite pelo menos três fatores positivos que devem ser levados em consideração para o incentivo à implantação de consórcios intermunicipais de aterros sanitários.
		
	
Resposta: Podemos citar que com essa modalidade de implatação os municipios podem exercer a disciplina sanitaria do uso do solo, controle de doenças transmissiveis, e, proteger e melhorar a qualidade de vida da população.
	
Gabarito: 1) Melhoria da qualidade da operação dos aterros, evitando que se tornem lixões e gerem desperdício do dinheiro público investido na sua implantação; 2) Menor número de áreas utilizadas como aterros sanitários (possíveis focos de contaminação quando mau operados); 3) Ganhos de escala de operação e rateio dos custos administrativos e operacionais; 4) Otimização do uso de máquinas e equipamentos no aterro; 5) Maior disponibilidade de recursos para proteção ambiental; 6) Maior representatividade na solução de problemas locais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 161908)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um aspecto importante e que deve ser levado no planejamento urbano e meio ambiente é:
		
	
	A aprovação do gerente das mudanças
	
	A quantidade de material a ser utilizado
	 
	A influência de um projeto no meio ambiente
	
	A quantidade de pessoas que trabalharão na obra
	
	A pontualidade das pessoas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 161918)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Complete a frase abaixo com a alternativa correta: ___________________procura estimular as prefeituras a observarem como princípio norteador de seu planejamento urbano a sustentabilidade ambiental, em benefício da própria comunidade.
		
	
	O planejamento civil
	 
	O Estatuto da Cidade
	
	O relatório Brundtland
	
	A política de educação ambiental
	
	O estatuto dos engenheiros civis
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 142852)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	_______________ é o processo de desenvolvimento físico das cidades, acompanhado do aumento da população urbana, se comparado ao da população rural. Qual alternativa completa a frase?
		
	 
	zoneamento
	
	delimitação urbana
	 
	Urbanização
	
	estruturação
	
	ambientação
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 243131)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Requalificação Urbana é uma área relativamente recente do Planeamento Urbana que está associada à evolução da disciplina do Urbanismo e Meio Ambeinte, ao interesse crescente pelo património histórico e ao processo de desindustrialização das cidades. Trata-se, portanto, de uma forma de atuação associada à cultura urbana e à capacidade de atração e desenvolvimento sustentável dos territórios, tendo em vista a regeneração dos tecidos físicos e sociais. Assim, marque a única alternativa que traduz as funções dos gestores ambientais, arquitetoos, urbanistas e demais profissionais relacionados aos programas de revitalização urbano ambiental.
		
	
	Requalificação Urbana deve ser tratada de forma distinta por profissionais específicos de cada área, não havendo necessariamente integração entre eles.
	
	Cabe somente ao urbanista a formulação de estratégias de intervenção nas cidades, modernizando-a, conferindo-lhe novas qualidades que correspondem a novos desejos sociais e atuando junto ao meio ambiente
	
	Cabe aos gestores ambientais limitarem suas ações somente ao meio ambiente, não tratando dasquestões de natureza urbana
	 
	Cabe aos profissionais deste seguimento a formulação de estratégias de intervenção nas cidades, modernizando-as, conferindo-lhes novas qualidades que correspondem a novos desejos sociais
	 
	Requalificação Urbana é uma das áreas do Planeamento Local com maior desenvolvimento porém, não pode ser vista como um ponto de convergência para outras ciências tais como a Sociologia Urbana, a Geografia, o Ordenamento do Território, o Paisagismo e a Economia Urbana e etc
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 574420)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a definição correta de Saneamento Ambiental.
		
	 
	Saneamento ambiental são ações para a sociedade, com o objetivo de fazer com que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar as condições de vida da população.
	
	Na verdade, a maioria dos lugares em que os indígenas vivem não necessita, urgentemente, de ações de saneamento ambiental.
	
	Podemos definir como Saneamento Ambiental as intervenções limitadas as áreas carentes e indígenas com o objetivo de garantir a distribuição de água potável para esta população.
	
	Saneamento Ambiental é o processo de associar a distribuição de água potável para populações rurais considerando os princípios de sustentabilidade e logística reversa.
	
	Podemos afirmar que o processo de Saneamento Ambiental não está relacionado a questão de tratamento de esgoto urbano visto que estas ações são exclusivas de concessionárias deste segmento.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 86415)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O consumo de água tende a aumentar com o crescimento da população, o desenvolvimento industrial e outras atividades humanas. Cada vez mais, retira-se água dos mananciais e se produzem resíduos líquidos, os quais voltam para os recursos hídricos, alterando sua qualidade. Neste contexto, analise as proposições abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. I. A água possui propriedades que a caracterizam. Dentre essas, podemos citar: tensão superficial, temperatura e pH. II. A água contém diversos componentes. Para caracterizar a qualidade da água, são utilizados indicadores, entre os quais podemos citar:alcalinidade, turbidez e coliformes. III. Um dos principais problemas resultantes do lançamento de matéria orgânica em corpos d¿água é o aumento do oxigênio dissolvido, com impactos sobre os organismos e consequentes desequilíbrios ecológicos. IV. A autodepuração de um corpo d¿água ocorre quando o meio aquático recupera seu equilíbrio através de mecanismos naturais, após alterações induzidas pelos despejos afluentes. V. A Demanda Química de Oxigênio (DQO) é um parâmetro utilizado para estimar a carga poluidora de um esgoto de origem industrial. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
		
	
	F,F,V,V,F.
	
	F,V,F,F,V.
	
	V,V,F,F,V.
	 
	F,V,V,V,V.
	
	V,V,V,V,V.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 86858)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Será implantado um reservatório para contenção de cheias numa cidade e o Estudo de Impacto Ambiental está em fase de elaboração. Devem ser consideradas para o seu desenvolvimento, no mínimo, as seguintes etapas:
		
	
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, depois da sua implantação, contemplando o meio físico, o meio biótico e o meio socioeconômico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.
 
	
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, antes da sua implantação, contemplando o meio físico; o meio biótico e o meio socioeconômico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos positivos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.
	
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, antes da sua implantação, contemplando apenas o meio biótico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos.
	
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, antes da sua implantação, contemplando apenas o meio biótico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos negativos.
	 
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, antes da sua implantação, contemplando o meio físico, o meio biótico e o meio socioeconômico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 161952)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A criação do __________________constitui um avanço da legislação urbanística brasileira no apoio aos municípios na execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, com base na gestão territorial participativa e na ampliação do acesso à terra urbanizada, beneficiando os núcleos sociais tradicionalmente excluídos. Qual alternativa completa a lacuna?
		
	 
	Estatuto das cidades
	
	Secretaria de Meio Ambiente
	
	Secretaria de Obras
	
	Ministério de Minas e Planejamento
	
	Ministério da Casa Civil
		
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/03/2015 até 17/03/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais