Buscar

Avaliação de Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0012_AV1_201101109424 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201101109424 - GEOVANI MARCELO DE CASTRO OLIMPIO
	Professor:
	ARNALDO GOLDEMBERG
	Turma: 9024/BE
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/10/2014 14:20:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201101278574)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as afirmativas:
I Doutrinariamente, pode-se afirmar que, num conceito de meio ambiente latu sensu, ingressam não apenas os elementos naturais ( os chamados recursos naturais), mas também, elementos culturais ( compreendendo, latu sensu, a paisagem, o patrimônio histórico e artístico, etc );
II O artigo 3º da lei 6938/81, define meio ambiente de forma muito ampla, pois este é formado pelo conjunto de condições, leis, influências e alterações, interações de ordem física, química e biológica, que permite , abriga e rege a vida em todas as suas formas;
III No direito brasileiro, o meio ambiente é matéria conceitual que abriga os recursos naturais e seus aspectos biodiversos;
IV O nosso direito positivo indicou como elemento caracterizador do meio ambiente a vida em geral, não apenas a humana, mas de todas as espécies animais e vegetais, abrangendo ainda os aspectos culturais e artificiais.
Assinale a afirmativa CORRETA:
		
	 
	I, II e IV
	
	I,III e IV
	
	I, II, III e IV
	
	I,II e III
	
	II,III e IV
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101294074)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENC 2003 adaptada) Suponha que em um determinado processo judicial tenda sido requerida a ineficácia da seguinte cláusula: "...o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso especial e exigir que o Poder Público e a comunidade cumpram o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações..." O juiz deverá julgar o pedido de ineficácia
		
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, afetado para fim de preservação.
	 
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem de uso comum do povo.
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, uma vez que só é acessível à população mediante autorização do Poder Público.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado não pode ser tratado como espécie de bem público, já que decorre da Constituição Federal a possibilidade de haver propriedade privada sobre áreas de preservação ambiental.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem dominical.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101261661)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A expressão "Poder Público" deve ser identificada, como preleciona JOSÉ AFONSO DA SILVA, "todas as entidades territoriais públicas, pois uma das características do Estado Federal, como o nosso, consiste precisamente em distribuir o Poder Público por todas as entidades autônomas que o compõem, para que cada qual o exerça nos limites das competências que lhes foram outorgadas pela Constituição". Indubitavelmente, possui o Poder Público um papel de destaque na proteção ambiental, tendo em vista que a ele incumbe assegurar a efetividade do direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. MARQUE a alternativa CORRETA em relação à atuação do Poder Público, tendo em vista a principiologia do direito ambiental:
		
	
	O Direito Ambiental adotou o princípio da responsabilização subjetiva ambiental para a reparação dos danos causados ao meio ambiente
	 
	O princípio do desenvolvimento sustentável é regra que incumbe ao Poder Público e à coletividade o dever de preservar o meio ambiente para as presentes e gerações futuras
	
	O princípio do poluidor pagador, previsto na lei 6.938/81, autoriza o ato poluidor mediante pagamento
	
	O Poder Público, às vezes, pode dispor da prevenção ou da precaução do direito ambiental, deixando de exigir, para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente e controle da poluição.
	
	O princípio da prevenção ou prudência orienta que as intervenções no meio ambiente devem ser evitadas antes de se ter certeza de que não serão prejudiciais, ao contrário do princípio da precaução, que se aplica a impactos já conhecidos e informa tanto o licenciamento ambiental como os estudos de impacto ambiental.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101294279)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dente os enunciados abaixo, assinale o que corresponde ao princípio da PREVENÇÃO:
		
	
	Decorre da adoção da cautela quando há incerteza da ocorrência do dano ambiental. O dano ambiental pode não ser esperado nem admitido como previsível, mas sua ocorrência não está de todo descartada, embora de baixa probabilidade. Vigora o brocardo "in dubio pro ambiente".
	
	Corresponde a um novo modelo de civilização, construído coletivamente, buscando transformar o modo de produção capitalista e implantar novos padrões de desenvolvimento, com princípios éticos que atendam às necessidades básicas atuais, sem prejuízo das necessidades das futuras gerações, criando e implementando soluções para combater a degradação ambiental e as desigualdades econômicas e sociais, em que as medidas devam considerar os aspectos da justiça social, proteção ambiental e eficiência econômica.
	
	Pressupõe a educação formal, com conteúdos que espelhem os direitos e as responsabilidades ambientais, do ponto de vista individual e coletivo, assim como campanhas voltadas para a conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas e do equilíbrio ambiental.
	 
	Traduz a imposição ao causador da degradação ambiental do ônus sobre a conduta inadequada a que deu causa, de forma que arque com a reparação e a recomposição do meio ambiente degradado.
	 
	Decorre da constatação de que as agressões ao meio ambiente são de difícil ou impossível reparação de forma que, uma vez consumada a degradação ao meio ambiente, a sua reparação é sempre incerta e/ou excessivamente custosa. A necessidade de atuação objetiva para evitar os danos ambientais, por meio de planejamento de ação e medidas que evitam as consequências degradantes do meio ambiente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101186776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A instalação de usina nuclear depende de definição de sua localização através de:
		
	
	Licença ambiental.
	
	Autorização do Ministério de Minas e Energia.
	
	Decreto Presidencial.
	
	Lei estadual.
	 
	Lei federal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101202953)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(OAB/CESPE 2009.01) Tendo em visita as normas sobre meio ambiente constantes da CF, assinale a opção correta.
		
	
	Compete somente ao Município legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição.
	 
	Compete à União, aos Estados, e ao DF legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição. Aos municípios cabe suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
	
	O meio ambiente é bem de uso especial sob domínio do Estado, e sua utilização se dá por interesse da adminstração.
	
	Em face do principio constitucional da livre iniciativa, os recursos minerais podem ser explorados independentemente de autorização ou de concessão do poder público, mas o explorador deve promover a recuperação do meio ambiente degradado de acordo com as normas técnicas exigidas pela administração.
	
	A floresta amazônica brasileira, a mata atlântica e o pantanal mato-grossense são considerados patrimônio nacional. Assim, também o são a Serra do Mar, a zona costeira, o cerrado e a caatinga, devendoa utilização de qualquer dessas áreas dar-se na forma da lei.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101280165)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O SISNAMA é formado pelo conjunto de órgãos e instituições dos diversos níveis do Poder Público, incumbidos da proteção do meio ambiente. Assim, fazem parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA - segundo a Política Nacional do Meio Ambiente:
		
	 
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Conselho Nacional do Meio Ambiente
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Comitê de Bacias Hidrográficas
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Pesca
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Agricultura
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a Agência Nacional de Águas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101294267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando os relevantes fundamentos do meio ambiente, trazidos na lei que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, pode-se afirmar que:
		
	 
	Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e degradar a qualidade ambiental significa alterar adversamente as características do meio ambiente.
	
	São recursos ambientais as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo próximo, a fauna e a flora, sendo excluídos os elementos da bioesfera, o espaço e a atmosfera.
	
	O conceito de poluição é o que decorre unicamente da degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que diretamente criam condições adversas à saúde humana, a segurança e ao bem estar da população.
	
	As atividades sociais e econômicas são primordiais para o meio ambiente quando comprovadamente criam condições adversas e afetam desfavoravelmente a biota.
	
	A degradação ambiental pode ser definida como a que altera as condições estéticas do meio ambiente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101296941)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sendo o licenciamento ambiental um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal 6.938/81, qual das licenças ambientais aprova o projeto da atividade poluidora?
		
	
	Licença de Instalação
	
	Licença de Operação
	 
	Licença Prévia
	
	Licenciamento Ambiental
	
	Licença de Obra
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101297035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual documento ambiental é discutido numa audiência pública para o licenciamento de uma atividade poluidora?
		
	
	Análise de Risco
	
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	Plano de Controle Ambiental
	
	Relatório de Ações Ambientais
	 
	Relatório de Impacto Ambiental

Outros materiais