Buscar

5 Questões do Simulado de HEB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401682375)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podemos afirmar que no processo educativo imposto pelos Jesuítas no Brasil o corpo também foi "EDUCADO". Identifique nas opções abaixo aquela que mostra essa forma de "educação" do corpo.
		
	
	Uso do antropofagismo.
	
	Prática do nudismo comum aos indígenas.
	
	Aceitação dos costumes nativos de liberdade nas vestimentas.
	
	Manutenção do costume poligâmico.
	 
	Imposição do trabalho e das vestimentas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401070023)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Por que devemos estudar sobre a história da educação no Brasil hoje? Pergunta um aluno ao seu professor e este responde exemplificando com uma frase que retrata um fenômeno iniciado no século XX: "A destruição do passado- ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossas experiência pessoais à das gerações passadas- é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX.(...) Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim desse segundo milênio"
Essa frase de Eric Hobsbawn explica a importância do estudo sobre a história da educação no Brasil pois:
		
	
	É preciso que alunos, professores e a sociedade notem que as determinações do passado não se relacionam com a prática do ensino aprendizado, mas apenas com a compreensão daquilo que aconteceu no passado.
	
	Buscar recuperar os conhecimentos do passado evidencia as principais necessidades econômicas de uma sociedade.
	 
	É fundamental que os educadores e toda a sociedade percebam que a situação na qual o trabalho educativo se processa, suas rupturas e permanências, os problemas que os educadores enfrentam são produtos de construções históricas.
	
	Cabe lembrar ao educador que a educação do presente não apresenta relação com o passado, devendo o professor preocupar-se, sobretudo, com fenômenos cotidianos do presente.
	
	É importante apenas para o professor, único agente responsável pelo ensino, perceber que a educação é um fenômeno contínuo e imutável.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401070021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As origens das instituições escolares no Brasil podem ser localizadas no século XVI com a chegada dos:
		
	
	Beneditinos
	
	Missionários presbiterianos
	
	Carmelitas
	
	Invasores franceses
	 
	Jesuítas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401669516)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as afirmações abaixo acerca da educação brasileira e sua relação com o processo colonial: I. o processo civilizatório brasileiro foi marcado pelos estranhamentos e preconceitos étnicos. II. o pluralismo étnico - cultural inexistiu em nosso país. III. os métodos pedagógicos indígenas foram recusados. IV. A ação pedagógica no período colonial estava relacionada com a expansão ultramarina. Com base nas afirmações indique a opção correta.
		
	
	Todos os ítens estão incorretos.
	
	II, III e IV estão corretos.
	
	I, II e III estão corretos.
	
	São corretos todos os ítens.
	 
	I, III e IV estão corretos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401660436)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Como se organizava a estrutura pedagógica do modelo jesuítico de formação?
		
	
	Modelo exemplar e único na história da humanidade, baseava-se no principio de que a formação deve obedecer os ciclos de evolução neurológica e física do indivíduo, por isso a divisão dos grupos estudantis em núcleos trienais.
	
	Constitui-se em um único nível de ensino, no qual o aluno entrava em contato com as mais inovadoras descobertas cientificas da humanidade e aprendia técnicas fundamentais às suas necessidade em uma função laboral futura. Era a verdadeira educação para o trabalho.
	
	Dividia-se em dois níveis, o primário e o secundário, sendo o primeiro destes níveis limitado ao ensino estrito do latim e da catequese.
	 
	Baseava-se exclusivamente no ensino da catequese e das primeiras letras, fincando os demais conhecimentos à cargo de instituições do Estado.
	 
	Apresentava-se no nível primário o ensino das primeiras letras, das noções básica de matemática e da catequese, enquanto que no secundário, além do ensino religioso, se tinha uma estrutura humanista baseada na filosofia, nas línguas diversas, na história da humanidade e nas ciências naturais e matemática.

Outros materiais