Buscar

Caso-Concreto-1-civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito Civil I – Aula 1
Aplicação Prática Teórica
Afirma José Carlos Moreira Alves que “os códigos não surgem muito bons, mas, pouco a pouco, com o trabalho da doutrina e da jurisprudência, vão-se lendo o que neles não está escrito, deixando-se de ler, muitas vezes, o que nele está e, no final de certo tempo, por força de sua utilização, da colmatação dessas lacunas, da eliminação de certos princípios da sua literalidade, o código vai melhorando e, no final de certo tempo, já se considera que é um bom código”. Diante dessa assertiva pergunta-se:
1)     O Código Civil vigente realmente nasceu velho como afirmaram alguns civilistas? Explique sua resposta.
2)     Qual a diferença entre cláusulas gerais e conceitos jurídicos indeterminados? Cite um exemplo de cada.
3)     Dê três exemplos que representem a constitucionalização do Direito Civil brasileiro.
Respostas:
Não concordo com a assertiva. O CC vigente nasceu como acontece com qualquer código. O código de l916 nasceu fora do contexto da época, refletindo o regime patriarcal e o patriarcalismo, já ultrapassados na ocasião. A mesma coisa não aconteceu com o CC atual. No código recente, atendendo à necessidade de flexibilização das normas, as mesmas contêm aspectos que carecem de interpretação por parte do operador do direito para sua correta aplicação ao caso concreto ocorrido em ocasiões futuras. Algumas imperfeições, acaso emergentes, serão objeto de modificação por parte dos doutrinadores e de jurisprudência a ser formada, coerentemente com o que afirma Jose C. M. Alves “os códigos não surgem bons, mas, pouco a pouco...”
Cláusulas gerais são normas estabelecidas sem excessivo rigor conceitual, visando proporcionar maior flexibilidade à sua aplicação pelo operador do direito, ou seja, são normas com diretrizes indeterminadas, que não trazem expressamente uma solução jurídica (consequência). A norma é inteiramente aberta. Já, os conceitos jurídicos indeterminados são aqueles cujo conteúdo e extensão são em larga medida incertos, ou seja, não são dotados de um sentido preciso e objetivo. 
 
 Exemplo 1: Na área de direito de família – Artigo 226, parágrafo 3º (reconhecimento da união estável); artigo 227-VII, parágrafo 6º (mesmos direitos aos filhos havidos ou não dentro do casamento, inclusive adotivos); artigo 183 (modificando o direito de propriedade); etc.
Exemplo 2: Na área do direito à propriedade rural – A finalidade produtiva da propriedade rural: artigo 186 da CF 88 – “A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: ...” (ver parágrafos)
Exemplo 3: Na área do direito à propriedade urbana – Artigo 182 da CF 88 – “A política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes” (ver parágrafos).
 
Questão objetiva 1
Sobre a evolução da codificação civil brasileira, pode-se afirmar que:
a.     O Código Civil brasileiro foi influenciado pelo movimento de patrimonialização dos direitos.
b.     A (re)personalização do Direito Privado permite que se considere que a pessoa serve ao Estado e não o Estado à pessoa.
c.      O mínimo existencial em nada influencia o Direito Civil, uma vez que considerado categoria exclusivamente constitucional.
d.     Tratando-se de um código que representa o Estado Social, a intervenção deste nas relações privadas será mínima.
e.     A constitucionalização do Direito Privado permitiu a elevação à categoria de direitos constitucionais de institutos que antes eram considerados exclusivamente de Direito Civil. (CORRETA)
Questão objetiva 2
(DPE-TO - 2013) Acerca do Direito Civil, assinale a opção correta:
a.     O princípio da eticidade, paradigma do atual Direito Civil Constitucional, funda-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores, tendo por base a equidade, boa-fé, justa causa e demais critérios éticos, o que possibilita, por exemplo, a relativização do princípio do pacta sunt servanda (o contrato faz lei entre as partes), quando o contrato estabelecer vantagens exageradas para um contratante em detrimento do outro.
b.     Cláusulas gerais, princípios e conceitos jurídicos indeterminados são expressões que designam o mesmo instituto jurídico.
c.      A operacionalidade do Direito Civil está relacionada à solução de problemas abstratamente previstos, independentemente de sua expressão concreta e simplificada.
d.     Na elaboração do Código Civil de 2002, o legislador adotou os paradigmas da socialidade, eticidade e operacionalidade, repudiando a adoção de cláusulas gerais, princípios e conceitos jurídicos indeterminados.
e.     No Código Civil de 2002, o princípio da socialidade reflete a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, razão pela qual o direito de propriedade individual, de matriz liberal, deve ceder lugar ao direito de propriedade coletiva, tal como preconizado no socialismo real. (CORRETA)
RESPOSTA: 1 E
 2 E

Outros materiais