Buscar

Ensino à Distância

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EaD & AVA)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
CAMPUS TERESINA CENTRAL
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS
DISCIPLINA: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
DOCENTE: MÁRCIO AURÉLIO CARVALHO DE MORAIS
DISCENTES:
DINAEL DAVID FERREIRA LIMA
HALYSSON*
ÍTALO VICTOR MONÇÃO*
RUBENS*
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EaD)
A chegada e a expansão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) têm implementado novos meios para a construção do conhecimento na educação, tornando a aprendizagem mais rica, motivadora e significativa (ARAÚJO, 2013).
Nesse contexto surge a EaD, com o intuito de quebrar barreiras que vão além das distâncias geográficas e de utilizar ferramentas diversificadas no processo de aprendizagem.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EaD)
O QUE É?
Conforme o portal do MEC, EaD é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, é necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.
Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica e na educação superior.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EaD)
O QUE É?
Neste mesmo sentido, Estabel et al (2009, p. 26) afirmam que a EaD “caracteriza-se pela distância entre professor e aluno, tanto geográfica quanto temporalmente, e pela postura do aluno diante do processo de aprendizagem”.
O aluno, então, passa a ser agente do processo, pois para que haja aprendizagem há necessidade do seu interesse, da sua ação e da disponibilidade de recursos.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EaD)
Ao longo dos tempos, a EaD se desenvolveu através de diversas maneiras que buscam as mesmas intenções e os mesmos objetivos educacionais de aprendizagem (SENAI, 2011), são exemplos destas modalidades: 
Educação por correspondência
Ensino por rádio e TV
Comunidade de aprendizagem
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EaD)
Educação por correspondência
O primeiro registro data de 1728, quando o jornal Gazeta de Boston ofereceu material para tutoria por meio de correspondência. Em 1829, a educação a distância chegou à Suécia com o Instituto Líber Hermondes. A expansão continuou e, em 1840, a primeira escola por correspondência da Europa foi inaugurada no Reino Unido.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EaD)
a) Educação por correspondência
No Brasil, o registro pioneiro aconteceu no Jornal do Brasil, em 1904, oferecendo curso para datilógrafo. Alguns anos depois surgiu o Instituto Monitor, primeiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência (SENAC, 2013).
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EaD)
b) Ensino por rádio e TV
Em 1935, o Japanese National Public Broadcasting Service investiu no instrumento de rádio como complemento da escola oficial. Nos Estados Unidos, a Chicago TV College, em 1956, iniciou a veiculação de programas educativos pela televisão.
Já a EaD pelo sistema radiofônico brasileiro teve início em 1923, na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (SENAC, 2013).
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EaD)
c) Comunidade de aprendizagem
Pode ser aplicado a ambientes remotos através de tecnologias que usam uma variedade de infraestrutura de rede para chegar ao aluno e atendê-lo (SENAI, 2011). Nesses ambientes, dispostos em meio virtual, há geralmente:
A prática interativa de apresentação de conteúdos multimídia;
Dispositivos de acesso aos recursos de todos os tipos;
Ferramentas e espaços colaborativos.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
REFERÊNCIAS
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (PORTAL). O que é educação a distância?. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia&Itemid=230>. Acesso em 09/03/2015.
ARAÚJO, M. S. EaD em tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, set. 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 09/03/2015.
SENAC (PORTAL). História da Educação a Distância inclui cursos por cartas e rádio. Publicado em 09/08/2013. Disponível em <http://www.ead.senac.br/noticias/2013/08/historia-da-educacao-a-distancia-inclui-cursos-por-cartas-e-radio>. Acesso em 09/03/2015.
SENAI. Pró-docente: curso de iniciação à docência na educação profissional e tecnológica / SENAI.DN. Brasília: [s.n], 2011.
ESTABEL, L. B.; MORO, E. L. S.; SANTAROSA, L. M. C. A formação de professores e a capacitação de bibliotecários com limitação visual por meio da EAD em ambiente virtual de aprendizagem. Transinformação, Campinas , v. 21, n. 1, abr. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862009000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 09/03/2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais