Buscar

Avaliação educacional - Avaliação Discursiva Online (A1V_96)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação Educacional
	Avaliação Discursiva Online (A1V_96)
	Nota
	3,5 de um máximo de 3,5(100%)
Questão A 
Mudar processos avaliativos não é tarefa fácil, mas é necessário. Essa transformação implica alterar práticas tradicionais ainda realizadas nas escolas. A avaliação da aprendizagem ainda se constitui como o principal mecanismo de sustentação da lógica do poder docente sendo, infelizmente, legitimador do fracasso escolar. É preciso, nesse sentido, que o professor tenha um novo olhar sobre o processo avaliativo, tendo consciência de que essa transformação passa pela reestruturação, quando necessário, de sua própria prática pedagógica. Diante do exposto, elabore um texto entre 10 e 15 linhas, destacando os equívocos no processo avaliativo, ou seja, o que o professor deve evitar para não prejudicar o aprendizado dos alunos.
Questão B
Atividade Prática
Por meio do trabalho pedagógico realizado em sala de aula, é possível identificar avanços ou dificuldades de cada um dos educandos, pois não há como separar as fases do desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Para que o desenvolvimento humano seja avaliado com coerência, uma boa estratégia é utilizar atividades diferenciadas, atividades inovadoras. De acordo com seus conhecimentos,  pesquise   atividades diferenciadas, inovadoras (nos workshops que já participou, em materiais didáticos, internet, na própria biblioteca do seu Polo) e  cite 04  exemplos dessas atividades, em que séries podem ser trabalhadas e qual o objetivo de cada uma.
	Atividades Diferenciadas, Inovadores
	Série que pode ser trabalhada
	Objetivo
	 
 
	 
	 
	 
 
	 
	 
	 
 
	 
	 
	 
 
	 
	 
Respostas:
Questão A:
     A avaliação faz parte do processo de ensino/aprendizagem e torna-se necessária para classificar o aluno como apto ou não para o ano seguinte. Todavia, ainda cometemos uma série de equívocos quanto ao processo avaliativo, como: Aplicação de provas e testes com atribuição de notas e somente considerar quem fez o maior número de acertos, outro equívoco é a “premiação” por bom comportamento, outro é dispensar a realização de avaliações e registros formais, outro equívoco é só valorizar avaliações qualitativas.
      De forma diversificada, a avaliação pode ser realizada de diversas maneiras, continuamente através do uso de diferentes instrumentos. O objetivo quando se elabora uma avaliação não deve ser “quem não se sai bem”, assim como notas ou conceitos não deveriam ser o objetivo principal da avaliação. Uma vez que há crianças/adolescentes que “travam” quando estão fazendo este tipo de avaliação, por isso uma observação e análise contínua é muito importante para que o docente possa a adotar a melhor forma de avaliação. Além das provas escritas, pode-se utilizar atividade oral, trabalhos extras, pesquisas, entre outros. Sem contar que a avaliação vai além da sala de aula e também é uma responsabilidade que não abrange somente o professor, mas de toda equipe pedagógica. Pois somente com o envolvimento de todos, conseguiremos alcançar resultados satisfatórios.
Questão B:
	Atividades Diferenciadas, Inovadores
	Série que pode ser trabalhada
	Objetivo
	 
Jogando amarelinha: trabalhando a matemática através do lúdico.
	 
Educação Infantil
	 Através do jogo amarelinha, o aluno deverá ser capaz de identificar os números e formas geométricas de forma agradável.
	 
Visita à biblioteca: a importância da leitura.
	 Anos iniciais do Ensino Fundamental
	 O aluno deverá ser capaz de identificar os mais diversos tipos de livros e leitura.
	 Assistir a palestras sobre sustentabilidade.
 
	 Anos finais do Ensino Fundamental
	 Desenvolver uma peça teatral com práticas sustentáveis, como ferramenta para envolver e motivar os alunos
	 Internet e Fake News: A vítima pode ser você.
 
	 Ensino Médio
	 Alertar sobre os perigos das Fake News e seus danos, de maneira de fácil entendimento.
Comentário:
Olá 
Questão 01 - Sua resposta apresentou algumas ideias de maneira clara e coerente.  - Nota=1,7
Questão 02 - A resposta contemplou alguns pontos relevantes, atendendo assim o que foi solicitado. Nota =1,8
Desejo bons estudos
Abraços

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais