Buscar

Avaliando 4 constitucional avançado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:200604201135)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Considere as seguintes afirmações:
I - A inconstitucionalidade de determinada Lei Federal pode ser reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Conselho Nacional de Justiça, por intermédio de controle incidental de constitucionalidade.
II - Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo Estadual.
III - São legitmados para propor a Ação Direita de Inconstitucionalidade o Presidente, o Governador e o Prefeito.
		
	
	apenas a I está correta
	
	apenas a II está correta
	 
	todas estão corretas
	
	I e III estão corretas
	 
	nenhuma está correta
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200604201121)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2015 Banca: OBJETIVA Órgão: SESCOOP Prova: OBJETIVA - 2015 - SESCOOP - Assessor Jurídico
De acordo com a Constituição Federal, acerca do controle de constitucionalidade, analisar os itens abaixo:
I - Com a implantação da súmula vinculante no nosso ordenamento jurídico, não há mais controle difuso de constitucionalidade.
II - Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva a norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em 30 dias.
III - Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	 
	Somente os itens II e III
	
	Somente os itens I e III
	
	Somente o item II
	
	Somente o item III
	
	Somente o item I
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200604214121)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2016 Banca: IBEG (adaptada)
Acerca da Teoria da Constituição, em especial o Constitucionalismo e seus principais doutrinadores, analise as assertivas abaixo e indique a alternativa correta:
I ¿ O que assegura aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes e, segundo um dos seus grandes teóricos, a limitação do governo pelo direito é o Constitucionalismo.
II ¿ O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado, mas não no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico.
III ¿ Busca-se, dentro dessa nova realidade, não mais apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas, acima de tudo, buscar a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
IV ¿ O art. 1º da CF/88 concretiza expressamente: ¿todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição¿. Assim, no neoconstitucionalismo, como regra, o exercício desse poder, cujo titular, repita-se, é o povo, dá-se sempre diretamente.
V - O exercício do poder não pelo seu titular, mas por órgãos de soberania que atuam no interesse do povo, constitui o sentido essencial do princípio da dignidade da pessoa humana.
		
	
	apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
	 
	apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
	
	apenas as alternativas I e V são verdadeiras.
	
	apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
	
	apenas as assertivas II e IV são verdadeiras. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200604206105)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC/2014)Justinianus, Juiz de Direito do primeiro grau de jurisdição, possui o entendimento de que é lícita a prisão civil do depositário infiel e, por isso, todas as vezes que um caso sobre a referida matéria é objeto de sua análise, determina que seja efetuada a prisão, qualquer que seja a modalidade do depósito. Justinianus fundamenta suas decisões em dispositivo da Constituição da República o qual expressamente prevê que não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel. Nesta hipótese,
		
	 
	cabe reclamação ao Supremo Tribunal Federal, na medida em que as decisões judiciais que possibilitam a prisão do depositário infiel contrariam súmula vinculante.
	
	a determinação da prisão civil do depositário infiel é compatível com a Constituição da República e não poderá ser reformada pelo Supremo Tribunal Federal com base em matéria de Tratado Internacional de Direitos Humanos ratificado pelo Brasil, sob pena de violação da soberania brasileira.
	
	as decisões de Justinianus obedecem ao princípio hermenêutico da força normativa da Constituição e, como consequência, enquanto a Constituição da República não for reformada para proibir a prisão do depositário infiel, os juízes de primeiro grau estão obrigados a aplicar esta medida.
	
	o Supremo Tribunal Federal não pode cassar todas as decisões prolatadas por Justinianus, na medida em que a súmula vinculante relacionada a esta matéria prevê a ilicitude da prisão do depositário infiel apenas para algumas modalidades de depósito.
	
	as decisões judiciais que possibilitam a prisão do depositário infiel podem ser anuladas pelo Conselho Nacional de Justiça, pois violam matéria de Tratado Internacional de Direitos Humanos ratificado pelo Brasil.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200604191424)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao controle concentrado da constitucionalidade, o correto está na afirmativa: 
		
	
	Na ADIn o controle é concentrado e na ADC o controle é difuso;
  
	 
	Na ADC, na ADIn e, na ADPF os controles são concentrados;
  
	
	Na ADIn o controle é concentrado e na ADPF o controle é difuso;
  
	
	Na ADIn o controle é difuso e na ADC e ADPF o controle é concentrado;
  
	
	Somente na ADPF o controle é difuso e coletivo.

Outros materiais