Buscar

avaliação educacional exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Para acompanhar e monitorar a qualidade do ensino e o rendimento escolar dos estudantes do Ensino Fundamental foi instituído pelo Governo Federal, um Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Analise as alternativas que seguem e destaque aquelas que apresentam relação com o SAEB:
I.Durante a aplicação da avaliação, os procedimentos foram aperfeiçoados.
II.Esta avaliação é aplicada preferencialmente para alunos, os professores e diretores não participam.
III.O SAEB tem como um de seus vários objetivos identificar os problemas do ensino nas diferentes regiões brasileiras.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa III está correta.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Conteúdo:
Avaliação na educação básica. Este sistema foi criado pelo governo, e durante sua aplicação foi sendo aperfeiçoado. Além das provas realizadas pelos estudantes, professores e diretores respondem a questionários, cujo objetivo é identificar os problemas do ensino nas diferentes regiões brasileiras.
d. Apenas a alternativa I está correta.
e. As alternativas II e III estão corretas
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas I e III estão corretas..
Questão 3
O processo de avaliação assume no cotidiano escolar diferentes formas. A importância de um instrumento não está em sua sofisticação ou dificuldade, mas nas informações que ele efetivamente proporciona. É preciso saber que não existe avaliação sem que ocorra o reconhecimento de dados e informações para serem analisados. Os diferentes instrumentos utilizados devem ser organizados em torno de atividades significativas. Dentro desse contexto, os instrumentos de avaliação devem possibilitar ao professor:
I.Verificar o nível de aprendizagem do aluno.
II.Rever metas, objetivos, metodologias, práticas, na busca contínua de novas aprendizagens.
III.Identificar e interpretar dificuldades, tensões, sofrimentos, avanços e conquistas dos alunos no processo de aprendizado.
IV.Demonstrar com transparência o sentido ou o significado da avaliação, bem como o desempenho dos alunos nesse processo.
V.Verificar a experiência pedagógica do professor.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas I, II e IV.
b. Todas as alternativas estão corretas.
Conteúdo:
Significado e a importância dos instrumentos de Avaliação. Os instrumentos de avaliação devem possibilitar ao professor:
verificar o nível de aprendizagem do aluno;
identificar e interpretar dificuldades, tensões, sofrimentos, avanços e conquistas dos alunos no processo de aprendizagem;
rever metas, objetivos, metodologias, práticas, diretrizes, na busca contínua de novas aprendizagens;
demonstrar com transparência o sentido ou o significado da avaliação, bem como o desempenho dos alunos nesse processo.
c. Apenas as alternativas I, II e III.
d. Apenas as alternativas I, II, III e IV.
e. Apenas as alternativas I e III.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 4
Texto da questão
O portfólio constitui-se em um conjunto organizado dos trabalhos produzidos por um aluno ao longo de um período de tempo, que tem por finalidade proporcionar um diálogo entre os envolvidos no processo avaliativo - professor e alunos - possibilitando acompanhar os seus diferentes avanços ou dificuldades em uma ou mais disciplinas. Das afirmativas abaixo, assinale aquela que não se constitui um objetivo do portfólio:
Escolha uma:
a. O portfólio contribui para que o aluno se torne consciente de sua aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de uma autonomia e de seu conhecimento;
b. O portfólio torna o aluno participante ativo no próprio processo de aprendizagem e de avaliação;
c. O portfólio permite ao aluno demonstrar outras aprendizagens e procedimentos;
d. O portfólio tem por objetivo acompanhar os processos de apropriação e de construção individuais e coletivos do conhecimento.
e. A construção de um portfólio deve implicar a participação dos alunos na seleção dos conteúdos e no estabelecimento de critérios para a sua produção e avaliação.
Conteúdo:
Portfólio. O portfólio constitui-se em um conjunto organizado dos trabalhos produzidos por um aluno ao longo de um período de tempo, que tem por finalidade proporcionar um diálogo entre os envolvidos no processo avaliativo - professor e alunos - possibilitando acompanhar os seus diferentes avanços ou dificuldades em uma ou mais disciplinas. Os principais objetivos do portfólio são:
permitir ao aluno demonstrar outras aprendizagens e procedimentos;
tornar o aluno participante ativo no próprio processo de aprendizagem e de avaliação;
contribuir para que o aluno se torne consciente de sua aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de uma autonomia e de seu conhecimento. Além dos principais objetivos, ainda devemos ressaltar que a construção de um portfólio deve implicar a participação dos alunos na seleção dos conteúdos e no estabelecimento de critérios para a sua produção e avaliação.
Feedback
A resposta correta é: O portfólio tem por objetivo acompanhar os processos de apropriação e de construção individuais e coletivos do conhecimento..
Questão 5
Numa avaliação da aprendizagem é preciso considerar o contexto de sua ocorrência, os objetivos e metas propostos nos planos de aula e no Projeto Político Pedagógico e fundamentalmente as pessoas envolvidas nesse processo. Só assim o processo avaliativo desenvolvido pela instituição será eficiente. No cotidiano escolar, os professores utilizam diferentes instrumentos e procedimentos para verificar a aprendizagem de seus alunos, em diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem. É importante lembrar que a escolha, utilização e elaboração dos instrumentos de avaliação são determinantes no processo de ensinoaprendizagem, pois segundo Salinas (2004, p. 90), “o instrumento é um mediador entre os critérios de avaliação e a informação que tem origem na realidade apreendida para ser avaliada”. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas, quanto aos instrumentos avaliativos.
A escolha e elaboração dos instrumentos para isso exigem dos profissionais da educação conhecimento técnico, mas também, percepção sobre a ocasião e a faixa etária em que cada um se aplica. A importância de um instrumento não está em sua sofisticação ou dificuldade, mas nas informações que ele efetivamente proporciona.
PORQUE
Os instrumentos de avaliação devem possibilitar ao professor: verificar o nível de aprendizagem do aluno, identificar e interpretar dificuldades, tensões, sofrimentos, avanços e conquistas dos alunos no processo de aprendizagem, rever metas, objetivos, metodologias, práticas, diretrizes, na busca contínua de novas aprendizagens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Escolha uma:
a. As duas proposições são falsas.
b. As duas são proposições verdadeiras e, a segunda, completa a primeira.
Conteúdo:
Significado e a importância dos instrumentos de Avaliação. As duas são proposições verdadeiras e a segunda completa a primeira - A escolha e elaboração dos instrumentos para isso exigem dos profissionais da educação conhecimento técnico, mas também percepção sobre a ocasião e a faixa etária em que cada um se aplica. A importância de um instrumento não está em sua sofisticação ou dificuldade, mas nas informações que ele efetivamente proporciona. PORQUE - Os instrumentos de avaliação devem possibilitar ao professor:
verificar o nível de aprendizagem do aluno, identificar e interpretar dificuldades, tensões, sofrimentos, avanços e conquistas dos alunos no processo de aprendizagem, rever metas, objetivos, metodologias, práticas, diretrizes, na busca contínua de novas aprendizagens.
c. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d. A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda, falsa.
e. A primeira é uma proposição falsa e, a segunda, verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas são proposições verdadeirase, a segunda, completa a primeira..
Questão 6
Prova escrita ou dissertativa é um modelo de avaliação em que se solicita ao aluno, a partir de uma ou mais perguntas ou de um texto, a produção de um texto/discurso coerente que evidencie seus conhecimentos. As questões devem ser organizadas de modo a possibilitar que o aluno relacione os conteúdos solicitados com outras informações que possua sobre o tema. Para tanto, precisa-se tomar alguns cuidados, dentre estes cuidados é correto afirmar:
I.Apresentar a prova por escrito, se possível, evitando ditá-la.
II.Deixar subtendido o que se espera do aluno.
III.Ocultar na prova, os critérios pelos quais as questões serão avaliadas.
IV.Corrigir apenas o que o aluno acertou, sem mencionar a resposta correta das questões que ele não acertou.
V.Zerar a prova quando a letra do aluno não estiver bem legível.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. II.
c. I.
Conteúdo:
Provas e testes. As questões devem ser organizadas de modo a possibilitar que o aluno relacione os conteúdos solicitados com outras informações que possua sobre o tema. Para tanto, precisa-se tomar alguns cuidados:
apresentar a prova por escrito, se possível, evitando ditá-la;
cuidar da apresentação - deve ser legível, bem organizada, com espaços suficientes para as respostas;
explicitar claramente o que se espera do aluno - descrição, análise, comparação, reflexão;
apresentar, por escrito, na prova, os critérios pelos quais as questões serão avaliadas;
paciência na correção, afinal corrigir é mais do que apenas pontuar. Corrigir significa apontar erros, assinalar aspectos significativos e orientar.
d. IV e V
e. III.
Feedback
A resposta correta é: I..

Outros materiais