Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA LEGISLAÇÃO SOCIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
História da assistência social no Brasil e os direitos sociais
	
Estudar a evolução histórica da Assistência Social.
- Conhecer como foi estruturada a ordem social de acordo com a Constituição, abordando os direitos sociais e a seguridade social.
- Identificar os direitos sociais, no âmbito da Assistência Social.
- Reconhecer alguns princípios que regem a área da Assistência Social
METODOLOGIA
A história da Assistência Social no Brasil está solidamente vinculada à temática das expressões da questão social compreendida, aqui, como o conjunto de problemas políticos, econômicos e sociais advindos do processo de desenvolvimento de produção e conflito entre capital e trabalho.
O tema - direitos sociais e assistência social na atualidade - tem despertado interesse crescente para a compreensão da evolução das leis e normativas, voltadas ao enfrentamento dos processos históricos que desenham e redesenham a pobreza e as desigualdades sociais, configuradas crescentes globalmente e, em particular, no Brasil.
A partir de tais afirmativas e após assistir o vídeo indicado, abaixo, identifique as conquistas trazidas pela Constituição Federal de 1988, contextualizando com a história do Serviço Social no Brasil. Ainda, argumente a ampliação de alguns direitos sociais a serem melhorados ou criados nesta área, com vistas à mudança do quadro de desigualdade e de extrema pobreza no Brasil.
Vídeo disponível em:
 
http://www.youtube.com/watch?v=gq4YXI1pggg (Apresenta a História da Assistência Social no Brasil). O mesmo foi publicado em comemoração ao “15 de maio”, Dia do Assistente Social. Foi lembrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O referido material apresenta importantes “recortes” históricos da profissão no Brasil e resgata sua memória coletiva. A produção foi realizada em 2010, antes da regulamentação atual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), grande marco da área.
- A partir do conteúdo da disciplina e do conteúdo da leitura sobre o tema – História da Assistência Social no Brasil, você deve com base no vídeo indicado no item – metodologia - os antecedentes da assistência social no Brasil, bem como o seu reconhecimento como política pública no cenário brasileiro;
- Discorrerá em torno das origens e de seus determinantes. Após, redigirá soluções possíveis que possam ser propostas, seja a partir da adequação de políticas sociais da legislação pertinente e da atuação profissional do assistente social e/ou da mobilização da classe trabalhadora.

Outros materiais