Buscar

Segundo D

Prévia do material em texto

Segundo D’ Ambrósio (2002, pág.08) a etnomatemática “tem sua origem na busca de entender o fazer e o saber matemático, e se desenvolve a partir da dinâmica da evolução de fazeres e saberes que resultam da exposição mútua de culturas”. Nesse víeis a etnomatemática busca verificar as pluri-manifestações matemáticas nos ambientes naturais e culturais, com: periferias, povos tradicionais e entre outros, assim busca compreender não somente a matemática eurocêntrica (acadêmica e escolar), mas procura o saber fazer matemático a partir da transcendência e da cultura produzida pelos indivíduos. Afirma D’ Ambrósio (2013, pág. 04) que: 
Etnomatemática é a matemática praticada por grupos culturais, tais como comunidades urbanas e rurais, grupos de trabalhadores, classes profissionais, crianças de uma faixa etária, sociedades indígenas, e tantos outros grupos que se identificam por objetivos e tradições comuns aos grupos[...] é embebida de ética, focalizada na recuperação da dignidade cultural do ser humano.
Dessa forma a etnomatemática se refere, a técnicas, maneiras e estilos que grupos desenvolvem para buscar interpretação e entendimento nas suas atividades diárias, mostrando que os povos não escolarizados possuem conhecimentos matemáticos, e que de certa forma ele deve ser valorizado e passado de geração para geração.
Reflexão e Ação: Revista do Departamento de Educação/UNISC. Vol. 10, n. 1 (jan./jun.2002) — Santa Cruz doSul: EDUNISC, 2002.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes