Buscar

Educação matematica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Gabrielle Vieira Sampaio (Docinho)
Matrícula: 17/0069435
Prova teórica de Pedologia 2/2018
1- Descreva as duas fases do intemperismo químico:
a) Hidratação- O que ocorre nos minerais:
Entra água na estrutura do mineral, modificando-o e transformando-o em um novo mineral. Um exemplo é a anidrita transformada quimicamente em gipso.
b) Hidrólise parcial e total (bissialitização, monossialitização e alitização).
Hidrólise Total: nesse caso, ocorrem 100% da eliminação de sílica e potássio. Em ambientes com a pluviosidade alta (região equatorial) e drenagem eficiente, há a diluição das soluções alteradas, por esse fator, as sílicas que geralmente são pouco solúveis ao pH de 5 à 9 podem ser totalmente eliminadas.
Hidrólise Parcial: há a permanência de partes de sílica que compõe a rocha devido à ineficiência das condições de drenagem, o potássio pode ser totalmente ou parcialmente eliminado, no primeiro caso ocorre a formação da caolinita, no segundo caso, forma-se a esmectita.
O processo de eliminação total da sílica e formação de oxi-hidróxidos dá-se o nome de alitização.
Quando o produto são argilominerais 1:1 (ex. caolinita) o processo é chamado monossialitização.
Quando o produto são argilominerais 2:1 (ex. esmectita) o processo é chamado bissialitização.
2- Descreva o processo pedogenético de latossolização.
Latossolos são solos minerais, homogêneos, com pouca diferenciação entre os horizontes ou camadas, reconhecido facilmente pela cor quase homogênea do solo com a profundidade. Os Latossolos são profundos, bem drenados e com baixa capacidade de troca de cátions, com textura média ou mais fina (argilosa, muito argilosa) e, com mais frequência, são pouco férteis e são bem representados geograficamente no Brasil.
3- Descreva o processo pedogenético da podzolização.
Migração de complexos de Fe, Al e matéria orgânica no solo com acúmulo em horizonte iluvial, com ou sem sílica. Podzolização é a redução da fertilidade das camadas superiores do solo de forma natural. Em geral esse é um processo que acontece em solos ácidos e está ligado a ação do Intemperismo. Quando as condições são moderadas e clima temperado os grãos de areia e partículas de argila mostram grande capacidade de resistir à ação do Intemperismo e também de manter as condições do solo estável. 
Porém, quando o solo em questão é ácido as suas partículas se quebram de forma horizontal, dessa maneira os seus íons solúveis são transportados para as camadas mais inferiores do solo. Esse é o processo chamado de Podzolização, ele reduz a capacidade de intercâmbio catiônico e por fim a fertilidade das camadas superiores do solo.
4- Descreva o processo pedogenético de gleização.
Redução de Fe em condições anaeróbias e translocação formando horizontes acinzentados com ou sem mosqueados. Os processos múltiplos são remoção, transformação e translocação. Característico de locais saturados em água, onde os cátions metálicos, principalmente o ferro, se mantêm na forma reduzida, favorecendo sua lixiviação.
5- Descreva com detalhes um perfil de um tipo de solo do parque estadual da Terra Ronca.
Em Terra Ronca, encontramos o Organossolo, que estava localizado perto do camping que ficamos. Contém material originário de natureza predominantemente orgânica. Presença de horizontes de constituição orgânica (H ou O) de coloração preta, cinzenta muito escura ou brunada e, com grande proporção de resíduos vegetais em grau variado de decomposição, que podem se sobrepor ou estarem entremeados por horizontes ou camadas minerais de espessuras variáveis. Usualmente são solos fortemente ácidos, apresentando alta capacidade de troca de cátions e baixa saturação por bases (distróficos), apresentando, por vezes, teor de alumínio elevado. Verificam-se, no entanto, esporádicas ocorrências de saturação média ou alta (eutróficos). Estes solos são muito suscetíveis ao cultivo. São identificados em diversos climas, estando normalmente associados a ambientes mal a muito mal drenados, como áreas baixas de várzeas, depressões e locais de surgentes, sob vegetação hidrófila ou higrófila, quer do tipo campestre ou florestal, ou a ambientes úmidos de altitudes elevadas (úmidas durante todo o ano), saturados com água por apenas poucos dias (menos de 30 dias consecutivos) durante o período chuvoso.

Outros materiais