Buscar

A Importância do brincar na Educação Infantil Sapiência

Prévia do material em texto

A Importância do brincar na Educação Infantil.
 Cristiane Pereira Gomes
 R.A. 20766130
 Curso de Graduação em Pedagogia
1) Apresentação
 O presente artigo mostra uma breve discussão sobre a importância da brincadeira na educação infantil, como desenvolvimento na aprendizagem tanto cognitiva como intelectual das crianças. O ato de brincar se destaca com fundamental importância no processo de aprendizagem da criança enquanto ser humano, pois não se trata só de um momento de diversão, mas ao mesmo tempo, acontece a formação da assimilação de conhecimentos da criança, que será levada para sua vida futura.
2) Descrição do Conteúdo.
Toda criança tem necessidade e o direito de brincar, isto é uma característica da infância garantida em Lei. A função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na brincadeira e no tipo de atividade exercida na hora da brincadeira. Essa vivência é carregada de prazer e satisfação. É a falta desse prazer ou dessa satisfação que pode acarretar na criança alguns distúrbios de comportamento. Em cada etapa evolutiva da criança, o brincar vai se modificando, mas é essencial que ela tenha oportunidade de explorar todas as fases do brincar. A importância do brinquedo é a da exploração e do aprendizado concreto do mundo exterior, utilizando e estimulando os órgãos dos sentidos, a função sensorial, a função motora e a emocional. A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no dia a dia de toda criança.
É no brincar que acontece a aprendizagem da criança, é através das brincadeiras as crianças podem desenvolver a sua capacidade de criar brincadeiras, para dar condições do desenvolvimento na diversidade das brincadeiras nas experiências através da troca com outra criança ou com os professores ou com a sua família.
Pode-se afirmar que o Brincar; “é de fundamental importância para a aprendizagem da criança por que é através dela que a criança aprende, gradualmente desenvolve conceitos de relacionamento casuais ou sociais, o poder de descriminar, de fazer julgamentos, de analisar e sintetizar, de imaginar e formular e inventar ou recriar suas próprias brincadeiras” (SANTIN, 2001, p.523), ou ainda simplificada nas seguintes palavras de Ferreiro (1988), Brincar “é divertir-se e entreter-se infinitamente em jogos de criança” Lúdica - “que tem caráter de jogos, de aprender brinquedo e divertimento; é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana” (FERREIRO, 1988, p.139).
3) Análise. 
As brincadeiras e os jogos estão presentes em todas as fases do desenvolvimento da nossa vida, sendo o lúdico muito importante para o nosso desenvolvimento cognitivo enquanto uma criança e depois um adulto que não se permitem ou não tiveram a oportunidade de vivenciar muitos momentos de brincadeiras ligadas a educação, acabam se tornando pessoas sem muita criatividades. 
“Brincar é satisfazer necessidades com a realização de desejos que não poderiam ser imediatamente satisfeitos. O brinquedo seria um mundo ilusório, em que desejo pode ser realizado”. (Vigostski 2007, apud Navarro, 2009, p. 2125)
Não somente na escola que devemos dar importância ao ato de brincar, mas também no ambiente familiar, a família tem papel fundamental no desenvolvimento da criança, quando, por exemplo, valoriza se o ato da leitura em família e quando um adulto tem a iniciativa de contar histórias o que pode refletir como uma situação de aprendizagem no momento em que a criança começa a frequentar a escola.
A educação atual fornece muitas ferramentas para os educadores desenvolverem a criatividade nos primeiros anos da educação infantil, a tecnologia, por exemplo, pode agregar e facilitar o prazer no aprendizado em sala de aula.
4) Conclusão
O ato de brincar causa na criança inúmeras sensações como representação, a imitação do cotidiano ou de situações vividas anteriormente nas questões individuais e sociais, promove novas experiências o que contribui para um aprendizado mais saudável e prazeroso. 
A escola e a família devem proporcionar um ambiente que estimule as interações sociais e que enriqueça a imaginação infantil, por que é através do brincar que se estimula o aprendizado.
A criança não pode ser repreendida dos momentos de ser criança, pois é no ato de brincar que suas capacidades motoras, intelectuais e sociais estão sendo desenvolvidas.
 5) Fontes Bibliográficas:
 ALVES, Rubem. Alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poética, 1994.
 SITES. Facsaopaulo. Edu.br/revistas/ artigos/ 100257 
http://www.deviante.com.br/noticias/ciencia/importancia-do-brincar-um-adulto-consciente/ 
acesso em agosto de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes