Buscar

Filme Entre os muros da Escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pedagogia
	7º Semestre
	Data 13/03/2015
	Disciplina: Orientação Educacional e Vocacional
	Professora: Sandra Maria Rezende de Viana
	Aluna: Érika Hermínia Beserra de Oliveira.
	Analisando o filme Entre os muros da escola. 
O objetivo de todo e qualquer educador deve ser, ou pelo menos deveria, a formação do cidadão, faze-los pensadores autônomos e indivíduos seguros em suas praticas sociais. Entendo que Professor deve, antes de qualquer coisa, ter em mente que o tratamento que dispensa aos alunos é em parte responsável pelo bom desempenho de seu trabalho pedagógico. 
	Devemos estar preparados para as mais diferentes situações em sala de aula, afinal estaremos lhe dando com as diversidades dos alunos e saber como agir frente às diferenças é fundamental. As relações devem ser de vias de mão dupla onde todos participam.
	A postura do professor deve ser sempre de tratar igualmente seus alunos, ter respeito as suas diferenças e mediar os conflitos gerados por essas diversidades, colocar claramente o que pretende e conscientiza-los sobre o papel de cada um nesse processo. O diálogo deve estar sempre pressente nas relações em sala de aula e o direito dos alunos se expressarem podem ser bons aliados nas situações em sala de aula. 
	
	O comprometimento do educador será o diferencial na efetivação do seu êxito profissional. O professor que se propõe a ser educador tem princípios claros de integração com seus alunos, a questão da afetividade deve permear essa relação, não tem como ensinar sem se envolver e envolver exige conhecer a realidade das pessoas vinculadas, precisa entender os motivos que motivam a criança a pensarem seu papel no mundo. 
	O filme mostra o tempo perdido na discussão sobre as punições a serem tomadas em vez de procurar uma forma eficaz de fazer com que o aluno perceba seu agir de forma critica e consciente. A postura autoritária do professor muitas vezes acaba por eliminar as vezes em que propõe diálogo. A punição remete ao medo e o que tem efeito moral na verdade é o respeito.

Outros materiais