Buscar

AP2 PORTUGUÊS VII

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Universidade Federal Fluminense 
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ 
 
Disciplina: Língua Portuguesa VII – Estudos de Diacronia 
Coordenador: Profa. Dra. Danielle Kely Gomes 
 
Ap 2 – 2016.2
GABARITO
Questão 1 
“Se a regência por preposição praticamente inexistia no latim clássico, o mecanismo de concordância, especialmente a nominal, era extremamente rico no estabelecimento de relações entre os constituintes”. (Tarallo, 1990: 153). 
Com base no fragmento acima, explique a diferença entre o latim e português quanto aos mecanismos sintáticos de regência e concordância. 
R: No latim, os mecanismos sintáticos de regência e concordância eram marcados na própria palavra, através do sistema de casos. (2,0).
As funções sintáticas que as palavras demarcavam na sentença eram estabelecidas pelo rico sistema de terminações que o sistema casual permitia. Entretanto, quando o sistema de casos desaparece, a língua cria dois novos mecanismos para delimitação da função das palavras: a ordem dos termos para a marcação das funções e ou uso de preposições para a marcação da regência. (3,0) 
 
Questão 2 
“Há vezes que uma mudança fonética provoca alterações morfológicas, as quais por sua vez ocasionam inovações sintáticas” (Tragliavini, Carlo, 1993:120). 
Como você analisaria tal comentário: mudança encaixada ou não encaixada? Argumente em favor de sua escolha, com base em exemplos de mudança linguística verificados na passagem do latim para o português. 
R: O comentário faz menção aos processos de MUDANÇA ENCAIXADA (2,0). 
As mudanças encaixadas recebem esse nome porque são processos linguísticos que estão diretamente vinculados a outros processos dentro do sistema. Quando afirmamos que a fixação da ordem das palavras é uma mudança sintática encaixada, podemos dizer isso, já que a ordem dos elementos da oração se fixou porque a morfologia das palavras se alterou com a perda do sistema de caso (assim, uma mudança morfológica deu origem a uma mudança na sintaxe, uma mudança se ancora em outra no sistema linguístico). (2,0). 
Exemplos de mudanças encaixadas: o enfraquecimento das consoantes finais leva ao fim do sistema morfológico de casos (fonologia – morfologia).
Revisão para Avaliação AP2
Questão 1: 
De acordo com Tarallo (1990:132), existem dois tipos de processo de mudança morfológica: as mudanças ENCAIXADAS e as mudanças NÃO-ENCAIXADAS. 
Em que consiste a diferença entre os dois tipos de processo? Exemplifique a justificativa com um exemplo para cada um dos tipos. (VALOR: 5 hs de AC) 
Resposta: 
Mudanças ENCAIXADAS: Processos atrelados a mudanças em outros níveis da gramática. No caso da passagem do latim ao português: 
 Perda da quantidade das vogais (processo fonológico) 
 Perda do sistema de flexão de casos (processo morfológico) 
 Fixação da ordem das palavras na sentença (processo sintático) 
Exemplos de mudanças encaixadas: o enfraquecimento das consoantes finais leva ao fim do sistema morfológico de casos (fonologia – morfologia). 
Mudanças NÃO ENCAIXADAS: Resultam da diferença entre modalidades (oral vs. escrita) 
Na passagem da variedade clássica do latim para a variedade vulgar: 
 A perda da forma sintética do futuro imperfeito do indicativo, amabo e audiam, no 
sistema latino falado, em favor de uma forma perifrástica, amare habeo e audire 
habeo. a função é preservada; a forma aparece, entretanto, diferentemente da 
modalidade escrita, constituindo, assim, uma perda morfológica não-encaixada, 
não de função, mas de forma. 
As duas situações (processos morfossintáticos encaixados e não-encaixados) estão presentes na passagem do latim para as línguas românicas, com ênfase no português. 
 No âmbito das mudanças encaixadas - enriquecimento sintático/funcional das preposições; 
 Entre mudanças não-encaixadas: surgimento dos artigos e dos pronomes pessoais de 3ª. Pessoa. 
Questão 2: Observe a afirmativa a seguir: 
"A perda do sistema de casos afetou os mecanismos de regência e concordância no latim vulgar e, por consequência, trouxe inovações para a marcação das relações sintática das línguas românicas, em especial o Português". (VALOR: 5 hs de AC) 
A afirmativa é VERDADEIRA ou FALSA? Justifique.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes