Buscar

No WS Geral Desenvolvendo a consciencia politica

Prévia do material em texto

No WS Geral, são apontadas iniciativas que podem contribuir positivamente ara que os cidadãos brasileiros tornem-se politicamente mais participativos no futuro. Uma destas medidas, citadas pelo entrevistado é:
Escolha uma:
a. manter a classe política existente, modificando-se apenas a forma como os partidos estão configurados.
b. a reforma previdenciária para se promover ajuste partidário no país.
c. ampliação do horário político obrigatório, para que a população possa se informar mais amplamente sobre as propostas dos candidatos.
d. o incentivo para que os jovens sejam capacitados para uma ação verdadeiramente cidadã, sobretudo, no Ensino Médio, com cursos (módulos) específicos sobre política.
e. formação ideológica direcionada a alunos, no Ensino Médio, sobretudo.
A resposta correta é: o incentivo para que os jovens sejam capacitados para uma ação verdadeiramente cidadã, sobretudo, no Ensino Médio, com cursos (módulos) específicos sobre política..
É preciso criar no povo consciência política, onde veja nos partidos sua ideologia, onde as pessoas tenham interesses de participar dos partidos, onde seus candidatos realmente pensem na população, em criar melhores condições de saúde, educação, infraestrutura, emprego entre outros aspectos. Marque a alternativa que define “Consciência Política”.
Escolha uma:
a. Definir seu voto pelas ações realizadas pelo candidato enquanto trabalhador em outras áreas.
b. Ver como bom candidato aquele que é simpático, humilde, boa pessoa.
c. Ter capacidade de escolher em quem votar de acordo com seu conhecimento pelo candidato.
d. Saber escolher seu candidato, pelas promessas feitas em campanha.
e. Ter a capacidade de estabelecer julgamentos morais, refletir sobre as escolhas e decisões tomadas.
A resposta correta é: Ter a capacidade de estabelecer julgamentos morais, refletir sobre as escolhas e decisões tomadas..
No WS o convidado Luiz Carlos Borges da Silveira, fala entre outros assuntos, sobre o voto distrital. Esse sistema é adotado em países como os Estados Unidos, Canadá, França e o Reino Unido. Em uma eleição utilizando o voto distrital para deputado, de que maneira o candidato é eleito?
Escolha uma:
a. Atingindo uma quantidade “x” de votos, que varia de acordo com o partido.
b. Por indicação do presidente.
c. Atingindo a maioria dos votos.
d. Por meio da média dos votos.
e. Atingindo um número pré-determinado de votos.
A resposta correta é: Atingindo a maioria dos votos..
De acordo com Ferreira, “ O ano de 1980 pode ser identificado como o ponto de referência inicial do sistema multipartidário brasileiro. Data daquele ano o processo de criação de novos partidos, resultado da reforma partidária de 1979 (Lei nº 6767), que pôs fim ao bipartidarismo vigente durante o regime autoritário”. (Ferreira, et al, 2008). Os partidos criados inicialmente por essa lei só concorreram a cargo políticos efetivamente em 1982. Desse período em diante houve um crescimento exagerado de partidos políticos no Brasil. Atualmente quantos partidos políticos existem no Brasil?
Escolha uma:
a. 45.
b. 35.
c. 50.
d. 10.
e. 25.
A resposta correta é: 35..
O Brasil tem 35 partidos políticos, mas muitos brasileiros não se sentem representados pelos políticos que destes partidos fazem parte. Isso se dá devido a vários motivos, dentre eles, a distância entre eleitor e eleitos, perda de identidade dos partidos e principalmente a corrupção. A realidade política é o espelho das escolhas feitas pelos eleitores. Que atitudes poderão ser feita para mudar o cenário político atual? Marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Pedir opiniões de outras pessoas por não ter conhecimento dos candidatos.
b. Ter uma formação cidadã para os jovens, no sentido de compreensão da política, da função de cada candidato.
c. Votar em candidatos que prometem tudo o que a população necessita no momento.
d. Escolher políticos, baseando-se em seus históricos como pessoas públicas.
e. Escolher seus candidatos de acordo com a indicação de pessoas que os conhecem, amigos, compadres, vizinhos.
A resposta correta é: Ter uma formação cidadã para os jovens, no sentido de compreensão da política, da função de cada candidato..

Outros materiais