A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Prova de Fundamentos e Teoria Organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova de Fundamentos e Teoria Organizacional
A motivação depende muito do comportamento das pessoas. Assim que suas necessidades básicas são alcançadas, o indivíduo busca a segunda necessidade e, por fim, a última, que é a autor realização. A motivação é uma necessidade em que o equilíbrio psicológico do indivíduo se rompe e cria novos objetivos para sua vida profissional e social, assim a tensão no comportamento faz com que esse indivíduo busque novas oportunidades para satisfazer sua motivação (CHIAVENATO, 2011). Considerando o contexto de Ciclo Motivacional, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 I- As barreiras e as frustrações podem desequilibrar o indivíduo, fazendo-o apresentar um comportamento agressivo no ambiente de trabalho e até mesmo em sua própria residência. Uma maneira de resolver esses dilemas é a transferência e/ou compensação. Desta forma, o indivíduo volta a ter o equilíbrio desejado.
PORQUE	
II- Não basta apenas a organização evitar as frustrações no ambiente de trabalho, pois o ciclo motivacional também depende muito do comportamento dos indivíduos. A etapa barreira é o impedimento para o estágio de satisfação e consequente equilíbrio dentro do ciclo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I.
b)	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é independente da II.
c)	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d)	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2.	Mudança pode ser considerada uma situação para outra em um pequeno espaço de tempo, implicando a ruptura, transformação, perturbação e interrupção de um determinado sistema. No mundo moderno, a organização está em constante transformação, sendo necessária uma mudança de contraste, adaptação, renovação e revitalização (CHIAVENATO, 2011).
Sobre a mudança organizacional assinale a alternativa correta:
Fonte: Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
a)	A mudança não tem suas etapas bem definidas, sendo que quando necessária deve-se estar ciente à movimentação dos concorrentes e clientes.
b)	A mudança tem suas etapas previsivelmente planejadas, sendo que as forças ambientais internas provocam esse processo em prol da empresa se proteger do fenômeno da globalização.
c)	A mudança tem suas etapas fluidas, a missão, os objetivos, planos, problemas e necessidades refletem à garantia da empresa no mercado, esse muito competitivo com a globalização.
d)	A mudança tem suas etapas bem definidas. A realização da mudança interna é necessária quando se percebe as forças ambientais externas.
3.	A liderança é um papel importante que deve ser desempenhado pelo gestor. É preciso gerenciar com pessoas e não para pessoas, pois são elas que movimentam toda a organização e fazem as coisas acontecerem. Existem vários estilos de liderança discutidos na literatura. Sobre esses estilos, analise as sentenças a seguir:
I- Líder autocrático.
II- Líder democrático.
III- Líder liberal.
(2) Geralmente busca a participação das pessoas para que as tarefas sejam desenvolvidas.
(1) Não busca a participação de outras pessoas na tomada de decisão, é centralizador e não permite a liberdade de ação das pessoas.
(3) É conhecido por deixar a equipe trabalhar livremente, mas cobra o alcance dos resultados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	II - III - I.
b)	III - I - II.
c)	II - I - III.
d)	I - II - III.
4.	Com o aumento da produção industrial, foi necessário criar modelos para garantir o processo da industrialização, e um dos autores, o economista e sociólogo Max Weber, considerado o "pai" da Teoria Burocrática, teve relevante importância para novos administradores na busca de inspirações para a nova fase da administração. No entanto, nem tudo na burocracia apresentada por Weber alcança o seu objetivo final, possuindo algumas ineficiências no conjunto das atividades, determinadas por disfunções. Sobre essas disfunções, analise as opções a seguir:
I- Internalização das Diretrizes e Normas.
II- Excesso de formalismo e papel.
III- Despersonalização do relacionamento.
IV- Imposição de sinais de submissão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	As opções II e IV estão corretas.
b)	As opções I, II e III estão corretas.
c)	As opções I e IV estão corretas.
d)	As opções II, III e IV estão corretas.
5. Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e nas normas sociais. Algumas das características estudadas na Teoria das Relações Humanas apresentam uma forma muito bem planejada, apesar de se considerar informal e que muitos ainda pensam ser um modelo desorganizado, no entanto há muitas empresas que buscam esse modelo de trabalho (CHIAVENATO, 2011). Sobre estas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Relação de ideias e oposição.
II- Status.
III- Colaboração espontânea.
IV- Possibilidade da oposição à organização informal.
(2) Mesmo que a interação seja em grupo, cada indivíduo busca seu lugar dentro da organização na forma de promoção ou apenas da posição social em que está inserido.
(3) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que, independentemente do que fazem, têm a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa.
(1) Os indivíduos criam grupos sociais, independentemente da hierarquia nos diferentes departamentos ou setores, criando uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou de oposição.
(4) Muitas vezes, o modelo informal pode estar em contradição com as ideias formais da organização, mas a boa relação dos indivíduos pode gerar novas ideias e proporcionar satisfação, tanto para os grupos como para a organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
a)	II - I - III - IV.
b)	II - III - I - IV.
c)	I - II - III - IV.
d)	III - IV - I - II.
6.	A Teoria das Relações Humanas abriu espaço para a discussão, dentre outros temas, a respeito da liderança e da motivação relacionadas ao trabalho. Nesse contexto, é possível, por exemplo, destacarmos os estilos de lideranças: autocrática, democrática e liberal. Sobre cada um desses objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) No estilo de liderança autocrática, as tarefas são escolhidas pelos grupos.
(V) No estilo de liderança democrática, há uma discussão grupal a respeito das metas e providências a serem assumidas.
(F) No estilo de liderança liberal, o líder determina a tarefa a ser executada por cada membro.
(V) No estilo de liderança autocrática, o líder é quem determina a tarefa que cada um deverá executar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	F - V - F - V.
b)	V - F - V - F.
c)	F - V - V - F.
d)	V - V - F - V.
7.	São conhecidos diversos tipos de líderes, já que cada equipe de trabalho necessitará de um estilo de liderança. O estilo de liderança adotado pelos gestores é um reflexo de suas características e do meio no qual atuam. São três os principais estilos de liderança que o líder pode adotar: estilo autocrático, democrático e liberal. Sobre o estilo de liderança democrático, assinale a alternativa CORRETA:
a)	O líder democrático é aquele que divide as tarefas e as responsabilidades entre a equipe, porém costuma depender dos outros para decidir ou executar algo.
b)	O líder democrático é aquele que sabe tudo, é inflexível e atua bem em situações de pouca flexibilidade.
c)	O líder democrático é aquele que centraliza as decisões, porém resolve

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.