A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Prova de Fundamentos e Teoria Organizacional

Pré-visualização | Página 2 de 2

os problemas de forma ágil.
d)	O líder democrático é aquele que deixa todas as tarefas a cargo do grupo e cobra somente o resultado final.
8.	O estruturalismo na Teoria Organizacional é o resultado da influência das mais diversas correntes do estruturalismo em outras áreas do conhecimento. Organização formal e informal, recompensas materiais e sociais, os diferentes enfoques da organização e os níveis da organização são alguns dos aspectos organizacionais tratados pelo estruturalismo. Sobre os níveis organizacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nível Técnico.
II- Nível Gerencial.
III- Nível Institucional.
(2) Considerado o intermediário, tem como função seguir as ordens do nível mais elevado, em resumo, transforma as estratégias em ação.
(1) Dá-se por meio das perspectivas operacionais, realizado em curto prazo e segue uma determinada rotina.
(3) O nível que define as estratégias e as perspectivas a serem adotadas em um longo prazo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	II - I - III.
b)	I - II - III.
c)	III - I - II.
d)	II - III - I.
9.	Na Teoria das Relações Humanas, a comunicação apresentou uma grande evolução no sentido de comunicar de forma correta os indivíduos para que pudessem realizar seus trabalhos corretamente, tendo um papel muito importante para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, melhorando a produtividade na organização. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- A Teoria das Relações Humanas vê a comunicação como um fenômeno social, e que os procedimentos têm maior ênfase no comportamento dos grupos e não no indivíduo dentro da organização.
II- A comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas e na explicação aos participantes das razões das orientações tomadas.
III- A comunicação tem a intenção de proporcionar as informações necessárias para que os funcionários façam suas tarefas de modo correto, e a cooperação da equipe promove a motivação no cargo em que está inserido na organização.
IV- A comunicação está relacionada à capacidade e ao discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	As afirmativas I, II e III estão corretas.
b)	Somente a afirmativa I está correta.
c)	As afirmativas I e IV estão corretas.
d)	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
10.	O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, em que a rotatividade (tunover) de pessoas chegava a 250% ao ano, e mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário (RICHTER, 2016, p.74). Sobre o modelo de Hawthrne, analise as seguintes afirmativas:
I- Na primeira fase, identificou-se que a parte psicológica do operário estava sendo afetada pelo fator iluminação.
II- A segunda fase não trouxe respostas referentes ao ambiente de trabalho, mas, sim, a forma como eram realizados o pagamento e os intervalos.
III- A terceira fase da experiência trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da organização.
IV- Na quarta fase foi verificado que os funcionários, utilizando métodos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, continuavam mantendo o ritmo de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
a)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b)	As afirmativas II e IV estão corretas.
c)	As afirmativas I e III estão corretas.
d)	As afirmativas I, II e III estão corretas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.