RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
27 pág.

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO


DisciplinaEstágio Supervisionado Pedagogia131 materiais413 seguidores
Pré-visualização7 páginas
CURSO DE PEDAGOGIA \u2013 CAMPUS OSÓRIO
MIRIAN TENEDINI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II \u2013 EDUCAÇÃO INFANTIL 
Relatório de estágio elaborado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do Curso de Pedagogia da Universidade Positivo.
Profa. Dra. Marilia Marques Mira
CURITIBA
2018
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 	
R & B CENTRO EDUCACIONAL LTDA \u2013 KIDS BILÍNGUE, de rede privada, do município de Curitiba, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1884 no Bairro Bigorrilho, chamado normalmente de KIDS possui duas sedes, situadas na mesma rua: o KIDS I, com o Berçário e os Níveis I, II e III, que é planejado para crianças de três meses a três anos, e o KIDS II para crianças de três anos e meio a seis anos. Todos os espaços da Escola foram planejados para atender às necessidades dos bebês e crianças, proporcionando momentos de integração, brincadeira e aprendizado com segurança.
Ambas as sedes apresentam uma estrutura com espaços cobertos para a realização de atividades de psicomotricidade, parques de grama, refeitório infantil, espaço multifuncional, além das salas de aula. No berçário, toda a estrutura é 7separada das demais turmas, com salas de estimulação com piso acolchoado, materiais e brinquedos adequados à faixa etária, refeitório, lactário, fraldário e sala de soninho com berços.
O Centro Educacional Infantil KIDS, atende no período integral de segunda a sexta, das 7:30 as 18:30; Período intermediário \u2013 de segunda a sexta, duração de sete horas e de Meio período \u2013 manhã \u2013 de segunda a sexta, das 7:30 as 12:30 ou somente a Tarde \u2013 de segunda a sexta, das 13:00 as 19:30.
O período que realizei o estágio foi somente nas segundas feiras a tarde das 13:00 horas até às 17:00 horas.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola R & B CENTRO EDUCACIONAL LTDA \u2013 KIDS BILÍNGUE, de rede privada, do município de Curitiba, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1884 no Bairro Bigorrilho, chamado normalmente de KIDS possui duas sedes, situadas na mesma rua: o KIDS I, com o Berçário e os Níveis I, II e III, que é planejado para crianças de três meses a três anos, e o KIDS II para crianças de três anos e meio a seis anos. 
O papel da Escola vai muito além de ensinar a ler, escrever e fazer contas. Pedagogos e professores reforçam constantemente a importância dos primeiros anos educacionais de uma criança no desenvolvimento da comunicação, da cognição, psicomotricidade e nos desenvolvimentos, emocional e social.
Por esse motivo, a Escola KIDS oferece uma educação que vai além do tradicional, com atividades complementares que desenvolvem e aprimoram as habilidades do seu filho para prepará-lo para os desafios da vida adulta.
O planejamento pedagógico é elaborado mensalmente pela equipe docente, seguindo os conteúdos específicos para cada faixa etária, os temas motivacionais e assuntos de interesse do próprio aluno. O professor aparece como mediador do conhecimento, participando ativamente das atividades propostas. Colocar \u201ca mão na massa\u201d é primordial em nossa forma de ensino, pois acreditamos que vivenciando na prática a criança terá mais interesse e participará com alegria do que é proposto, assimilando o conteúdo apresentado de maneira eficaz.
E, para tornar a experiência das crianças algo único e motivador, a Escola possui a proposta do ensino bilíngue, na qual as atividades, brincadeiras e refeições acontecem apenas em inglês, explorando ainda mais a capacidade dos pequenos em aprender coisas novas, usando isso para ampliar seu conhecimento.
Na Escola KIDS seu filho aprenderá brincando, interagindo e socializando com as outras crianças e professoras. O aprendizado acontecerá sempre que for transmitido afeto e motivação. 
O Centro Educacional Infantil KIDS, atende uma comunidade com fluxo de pessoas de vários bairros para o centro da cidade. Os moradores da região são pessoas de classe alta, composta em geral por pais de nível superior, profissionais liberais que, em sua maioria necessitam de cuidados diferenciados, em período integral, para seus filhos. A população a ser atendida no KIDS encontra \u2013 se na faixa etária de três meses a cinco anos.
Faz parte do quadro geral da Instituição:
Alunos \u2013 44 KIDS I e 73 KIDS II
Professores \u2013 59
Porteiros \u2013 2
Cozinha - 1
Limpeza - 3
Diretora \u2013 1
Psicóloga \u2013 1
Pedagoga \u2013 1
Nutricionista \u2013 1
Fonoaudiólogo \u2013 1
Auxiliares/atendentes \u2013 12 
Serviços gerais - 1
Berçário I: de três meses a um ano \u2013 Berçário II: de oito a doze meses \u2013 máximo de oito bebês uma professora. O espaço para os bebês foi cuidadosamente projetado para um atendimento de qualidade, contam com piso acolchoado, berços protegidos, colchões impermeáveis, entre outros itens para segurança e conforto dos bebês e há uma atendente a cada duas crianças para cuidar dos pequenos, o que permite que o atendimento seja individualizado e as atividades adequadas à faixa etária.
Nível I: de um ano a dois anos \u2013 máximo de dez crianças um professor e uma auxiliar. Ao sair do berçário, as crianças passam por uma nova adaptação para a turminha do Nível I, fazendo essa passagem de forma gradativa, valorizando as novas experiências e o vínculo com a turma e com as novas professoras.
O atendimento acontece de forma individualizada, com atividades lúdicas e pedagógicas diferenciadas e específicas para essa etapa do desenvolvimento.
Diferente do berçário, a partir do Nível I as crianças contam com áreas externas (coberta e descoberta) que proporcionam atividades de psicomotricidade, contação de histórias, artes, culinária e jardinagem, tudo isso para que as crianças aprendam se divertindo.
Nível II: de dois a três anos - máximo de doze crianças, com uma professora regente e uma auxiliar. 
O planejamento pedagógico é elaborado pela equipe docente, específico para cada turma, com atividades que proporcionam o aprendizado de maneira alegre e prazerosa. As atividades são realizadas nos diversos ambientes da Escola, sendo alteradas a cada 30 minutos aproximadamente, para assim promover o interesse da turma.
No Nível II as crianças têm aulas de capoeira, que estimulam o desenvolvimento da coordenação motora global, do equilíbrio e da percepção cinestésica, além de favorecer o respeito às regras. Tudo isso em um espaço alegre, com conforto e segurança, com salas monitoradas por câmeras, ambiente protegido para as crianças não se machucarem e poderem explorar todo o mundo novo que estão conhecendo.
3 salas Nível III: três anos \u2013 máximo de doze crianças um professor e uma auxiliar, com mesas e cadeiras em tamanho adequados para esta idade.
1 sala Nível IV: de três anos a quatro anos \u2013 máximo de dezessete crianças um professor e uma auxiliar, que completam quatro anos ao decorrer do ano, com mesas e cadeiras em tamanho adequados para esta idade.
2 salas de Nível V: de quatro a cinco anos \u2013 máximo de dez crianças que completam cinco anos ao decorrer do ano, um professor e uma auxiliar, com mesas e cadeiras em tamanho adequados para esta idade. 
As crianças são conduzidas para novos desafios, aprimorando aprendizagens anteriores e conquistando novos conceitos. O desenvolvimento cognitivo, psicomotor e de linguagem, valoriza a descoberta do mundo letrado, além do raciocínio matemático e outras áreas do conhecimento. A exploração através do teatro, livros, textos e vivências possibilitam à criança construir novas formas de compreensão do uso da linguagem. Além disso, nesse momento é importante estimulá-los a serem mais autônomos com as pequenas ações diárias.
1 sala de Nível VI: de cinco a seis anos \u2013 máximo de vinte crianças um professor, que completam seis no decorrer do ano, com mesas e cadeiras em tamanho adequados para esta idade. 
Encerrando a etapa da Educação Infantil, no Nível VI as crianças são preparadas para os desafios e novidades dos próximos anos da sua história escolar. São realizadas atividades que desenvolvem o raciocínio matemático, iniciando o primeiro contato com a Educação Financeira, xadrez, jogos com regras