Buscar

Filo Cnidária

Prévia do material em texto

Filo Cnidária
	CARACTERISTICAS:
1 – Metazoa diploblásticos, com ectoderme e endoderme separadas por uma mesogleia (primeiramente) acelular derivada da ectoderme ou por um mesenquima parcialmente celular. 
2 – Possuem simetria radial, frequentemente modificada em birradial, quadirradial ou de outra maneira.
3 – Possuem estruturas ou urticantes exclusivas, denominadas cnidas; cada cnida reside na única célula onde é produzida, o cnidócito. As cnidas mais comuns são os chamados nematocitos.
4 – Musculatura formada em grande parte por células mioepiteliais (células epiteliomusculares), derivadas da ectoderme e endoderme (epiderme e gastroderme do adulto) 
5 – Exibem alternância entre gerações polipoides assexuada e medusoide sexuada, havendo, entretanto, muitas variações nesse tema básico.
6 – Cavidade gastrovascular (celentero) derivada da endoderme é a única “cavidade corporal”. O celentero tem a forma de saco, é dividido ou ramificado, e possui uma única abertura, que serve como boca e anus. 
7 – Sem uma cabeça, sistema nervoso central ou estruturas individualizadas para trocas gasosas, excreção ou circulação.
8 – Sistema nervoso em rede(s) nervosa(s) simples, composta(s) em grande parte por neurônios nus e não-polares.
9 – Possuem tipicamente uma larva planula (gástrulas larvais, ciliadas e moveis). 
 espessa e constitui o volume do animal. 
Os nemotocistos serão utilizados na captura de presas, e muitos podem injetar uma toxina. Há um cordão que fica aberto na ponta e se arma com espinhos. Na descarga o cordão perfura o interior dos tecidos da presa e injeta uma toxina protéica que tem ação paralisante. 
a partir de células intersticiais vizinhas. Os nematocistos descarregados são substituídos dentro de 48h.
 
Células receptoras e Nervosas
As células receptoras são alongadas e estão em ângulos retos em relação a superfície da epiderme. As células receptoras são abundantes nos tentáculos. As células nervosas são semelhantes a neurônios multipolares e se localizam próximas a mesogléia, na base da epiderme. 
Gastroderme 
histologia semelhante a epiderme. 
O filo dos cnidários divide-se em três classes:
- Hydrozoa: Há espécies na forma pólipo, medusa e que apresentam alternância de gerações. Ex.: hidra, Obelia e Physalia ou caravela portuguesa;
-Scyphozoa: Sempre marinhos, com a forma medusa mais desenvolvida que a dos hidrozoários; na reprodução também ocorre o ciclo com alternância de gerações; Ex.: água- viva;
-Anthozoa: Representados essencialmente pela forma pólipo; são marinhos e podem ter vida isolada, como a anêmona, ou formar colônias, como os corais, que secretam um esqueleto calcário, responsável pela formação dos recifes de corais.
Todos os cnidários de água doce conhecidos pertencem a essa Classe, e incluem as Hidras e algumas pequenas águas-vivas de água doce.
Classe cubozoa: São atraídos pela sua beleza e temidos pelo seu veneno. Cubozoários são “águas-vivas” com um sino cúbico, corpo transparente e incolor; seus tentáculos são altamente venenosos. A espécieChironex fleckeri é conhecida como vespa do mar.
São animais do filo Cnidaria e da classe Cubozoa, possui aproximadamente 20 espécies e apenas 4 registradas em costas brasileiras. Geralmente habitam mares tropicais e temperados, predominantemente no Oceano Pacifico, na Grande Barreira de Recifes da Austrália. São considerados bons nadadores, chegam até 30 cm de comprimento (sino, ou o corpo do animal) e 2 metros de tentáculos, sendo um dos animais mais venenosos do mundo.
Sua morfologia é composta por uma umbrela em forma cúbica ou quadrática não recortada (daí o nome cubozoários); os tentáculos (chamados de pedálios) são inseridos em projeções da umbrela.  Estes animais apresentam uma estrutura chamada de ropálio, que é equivalente aos olhos - algumas espécies podem apresentar mais de 20 ropálios, que são unidos por um anel nervoso no pólipo. Cada grupo de ropálios pode ter dois tipos de estruturas: uma no qual possuem fossas que detectam a luz (muito semelhante aos outros cnidários) e olhos parecidos com olhos humanos extremamente complexos, dotados de lente, retina e córnea.
Geralmente são solitários, mas sua reprodução é sexuada, sem estrobilização. O macho libera o espermatozoides por meio de um tentáculo, no ventre da fêmea. Então ela produz ovos que são liberados no mar. Os ovos tornam-se plânulas e depois pólipos. Cada pólipo produz uma únicamedusa por metamorfose completa. Na fase inicial o pólipo que origina a medusa chega a 1 mm de altura, solitário e séssil, a partir daí eles germinam novos pólipos, que se desprendem e se movem lentamente.
A alimentação se inicia no tentáculo quando a presa é segurada pela cnidas, que injetam enzimas proteolíticas na presa. Quando os cubozoários levam a presa para seu interior, começa a digestão através de proteases que digerem até que a presa se torne uma mistura de sucos e fragmentos.
Acidentes com estes animais são extremamente graves, pois o veneno tem poder de matar 60 pessoas adultas em 3 minutos. Os sintomas podem variar, como por exemplo: dermatite, aparição de herpes, náuseas, vômitos convulsivos, pressão arterial extremamente alta, erupções, edemas, etc.
Existem algumas formas de amenizar os efeitos do veneno: lavar com água do mar para retirar os tentáculos aderidos; para desativar os nematocistos é indicado o uso de amoníaco ou bicarbonato diluído que são encontrados no vinagre e na urina; colocar algo muito frio ajuda aliviar a dor. Deve-se evitar esfregar ou colocar gelo no local afetado, bem como lavar com água doce ou álcool.

Continue navegando