Buscar

AP1 Alfabetização 2 2010.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e
Licenciatura em Pedagogia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
 Avaliação a presencial 1- 2010.2 
ALFABETIZAÇÃO 2
Coordenadora: Marta Cardoso de Lima da Costa Rego
Prezado aluno,
A correção das avaliações leva em conta a profundidade de conhecimentos dos assuntos tratados, a fundamentação teórica na produção dos textos e a autoria. Ou seja: não será considerada a pontuação total para as questões que demonstrarem exclusivamente conhecimentos do senso comum, desvinculados das propostas críticas e reflexivas a partir do material didático.
Boa prova !!
Questão 1 ( 2,5 pontos )
Redija um texto argumentativo de no máximo 10 linhas relacionando a citação abaixo e a tirinha da Mafalda, com o conceito de palavramundo do educador Paulo freire.
“O processo de aprendizagem na alfabetização de adultos está envolvida na prática de ler, de interpretar o que lêem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade” (Freire, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam)
Questão 2 ( 2 pontos )
Baseando-se nos estudos da educadora Emília Ferreiro sobre Ambiente Alfabetizador, marque com um X somente as alternativas que estão de acordo com a teoria desenvolvida por ela.
	( x )
	A autora defende a idéia da criação de um ambiente de alfabetização que contemple uma diversidade de textos que possibilitem a criança fazer diversas atividades de exploração, descobertas, semelhanças e diferenças, sendo este, um lugar onde se pratica e se reflete sobre a leitura e a escrita.
	( )
	Emília Ferreiro sugeriu a construção dos “cantos de leitura”, onde as crianças podem, depois de conhecerem as letras do alfabeto, manusear os livros e outros materiais escritos.
	( )
	Propôs que as atividades pedagógicas utilizem além das cartilhas, materiais escritos que circulem socialmente.
	( x )
	Ferreiro afirma que o ambiente alfabetizador deve promover um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita, oferecendo às crianças a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, podendo assim, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo idéias sobre como se lê e como se escreve.
	( )
	Para Emília Ferreiro, para a aprendizagem da leitura e da escrita, é fundamental um “ambiente alfabetizador” efetivo. Por isso, deve-se colocar nas paredes das salas de aula, cartazes com textos e palavras escritas, e nos objetos da sala, anexar grandes etiquetas de identificação, pois a simples exposição ao escrito faz com que se compreenda o sistema de escrita.
Questão 3 ( 2 pontos )
Nas aulas sobre a ortografia no processo de apropriação da escrita, estudamos que o erro deve ser visto como a organização de hipóteses para se chegar a apropriação e superação de obstáculos, na construção de conhecimentos. Muitos erros ortográficos ocorrem porque após o conhecimento do sistema alfabético, os alunos ainda precisam se apropriar de alguns conhecimentos ligados ao funcionamento da escrita.
Elabore e escreva duas atividades, dentro de uma abordagem sociointeracionista, para auxiliar os alunos na construção da escrita ortográfica.
 . Jogos de linguagem: carta enigmática
. Atividades em duplas para correção e externalização de dúvidas sobre os erros ortográficos.
. Autocorreção com comparação entre a forma oral e a gráfica.
A resposta deve conter :
 . A palavramundo deve ser a base da prática pedagógica.
. Leituras de mundo são saberes que as pessoas já trazem para a escola, de seu contexto familiar e social. Estas devem ser aproveitadas.
. Para possibilitar a ampliação da “leitura de mundo” a escola intercultural deve possibilitar a circulação dos diferentes saberes e culturas partindo do conhecimento existencial para se atingir o conhecimento formal. 
.
Questão 4 (2 pontos)
	É no período da Educação Infantil que se inicia um processo de aprender a aprender que envolve a ampliação de vários aspectos do desenvolvimento infantil.
Baseado no estudo das aulas sobre o tema Ed. Infantil:
– Marque abaixo a alternativa que apresenta o principal motivo pelo qual o professor não pode reduzir a Educação Infantil a um período preparatório para a leitura e a escrita. (0,5 pt)
- Justifique a sua escolha, abordando as desvantagens e riscos da antecipação do processo de alfabetização na Educação Infantil. (1,5pt) 
 (Responda na folha de respostas).
As crianças são seres completos, por isso as atividades devem trabalhar, especificamente, o desenvolvimento social.
X A Educação Infantil tem nas mãos a responsabilidade de facilitar e estimular o crescimento intelectual, afetivo e social de “pequenos grandes seres”, de maneira que se tornem cidadãos críticos e conscientes de seus deveres e direitos.
É um período importante para oferecer livros didáticos e apostilas. Através destas ferramentas pedagógicas, a criança desenvolve-se mais e melhor.
 Nesta etapa é possível trabalhar vários aspectos. Porém, o professor nesta fase deve privilegiar os exercícios preparatórios que levem a aquisição de movimentos básicos para a aquisição satisfatória da leitura e da escrita.
. Desvantagens: 
. Pode gerar frustração para as crianças;
Comprometimentos na coordenação motora;
Desestímulo pelas atividades escolares;
Problemas como disgrafia, dislalia...
Questão 5 (1,5pontos)
 	As aulas 4, 5 e 6, do volume 1 de Alfabetização 2 tratam da relação delicada que existe entre alfabetização e educação infantil. Um dos objetivos das aulas é caracterizar a função da educação infantil no desenvolvimento da criança. 
A partir do estudo dessas funções e características:
- Faça a correspondência numérica das colunas identificando qual o tipo de função predominante em cada uma das propostas de Educação Infantil apresentadas: (1pt)
 Função de guardiã.
Função preparatória.
Função de promover o desenvolvimento global da criança.
Função de formar hábitos e atitudes.
Função pedagógica.
( 3 ) Considera importante dar à criança o que ela precisa,isto é, alimentação,cuidados com a saúde,oportunidade de brincar com outras crianças, etc.
( 5 ) Esta concepção busca fornecer a aquisição de conhecimentos escolares a partir dos conhecimentos que a criança já possui.
( 2 ) Esta concepção entende que a educação infantil serve para dar “prontidão”para a série posterior.
( 1 ) Surgiu no século XVIII e teve como função a guarda das crianças filhas das mães operárias.
( 4 ) Tem a preocupação com os aspectos morais,com a formação de hábitos e atitudes consideradas “boas e necessárias”.

Outros materiais